sábado, 20 de janeiro de 2018

Indiana Jones e os fatos históricos que se passam durante os quatro filmes da série

É muito difícil que alguém não saiba quem é o personagem cinematográfico da imagem abaixo, não é mesmo?


E, ouvindo a música tema de seus filmes, será que você lembra logo de que filme - ou filmes - ela pertence??

Clique no link abaixo pra ouvir a música tema do personagem Indiana Jones (composta pelo grande John Williams):

https://open.spotify.com/track/2ccCpmwJJkVIQ2Ar1lJ6k3

Bom, tudo o que disse acima remete à uma das mais lembradas e, também, das mais rentáveis sagas lançadas no cinema em todo o século XX (tendo sido escrita, produzida e lançada ainda na década de 1980, sendo que somente o quarto filme foi produzido e lançado mais adiante, já em 2008); foi criada - em dupla - por dois dos mais cultuados diretores/produtores de cinema norte-americanos (e, por conseguinte, dois grandes "monstros" de Hollywood), os gênios George Lucas e Steven Spielberg; e foi pensada para que fosse uma nova forma de fazer um tipo de cinema já bem antigo, que já tinha - há época do lançamento do primeiro filme do nosso Indy - mais de 50 anos: os seriados com grandes heróis cinematográficos (que haviam sido bastante utilizados durante toda as décadas de 1930 e 1940).

Bom, vocês já devem saber que estamos falando da série de filmes para o cinema de Indiana Jones, amada e muito cultuada por muitos cinéfilos apaixonados, e isso ocorre por todo o mundo, já há mais de três décadas. Talvez muito do que este personagem é - para seus fãs de décadas (que assistiram aos filmes em seus lançamentos, como é o caso deste que vos escreve), ou nas muitas e muitas reprises nos canais de filmes - em muito de sua longeva carreira no cinema, se deva ao fato de que suas aventuras são muito bem criadas, e cujos alicerces estão muito bem fincados em fatos históricos bem reais (bem como em teorias arqueológicas e antropológicas já bastante difundidas). É de interesse desse artigo mostrar algumas curiosidades da série de filmes para o cinema de Indiana Jones, sempre tendo em vista mostrar toda a relação entre os fatos mostrados nos filmes do personagem com os fatos históricos reais apresentados nestes mesmos filmes. Vamos a isso, então...



A Saga Cinematográfica

Os filmes de Indiana Jones já fazem parte da vida dos seus fãs cinematográficos desde 1981 (ou seja, há aproximadamente 37 anos). Sendo assim, para uma melhor compreensão dos leitores, segue abaixo uma cronologia de seus filmes (na ordem em que foram lançados), com uma sinopse dos mesmos (para os que, porventura, não os conheçam bem, algo bem difícil de se ocorrer, é bom que se diga):


1.º) Os Caçadores da Arca Perdida - 1981 - Direção de Steven Spielberg


No primeiro filme da série, o professor e arqueólogo Dr. Henry Jones Jr. - ou, mais simplesmente, Indiana Jones - se mete com a busca dos nazistas pela Arca da Aliança (a "Arca Perdida" do título), que era o receptáculo onde eram guardadas algumas das relíquias do início do judaísmo, como por exemplo as próprias tábuas dos Dez Mandamentos, entregues por Deus ao próprio Moisés, no cume do Monte Sinai. No filme, os nazistas estão nessa busca incessante pela arca, pois acreditam que ela tem poderes extraordinários, o que tornaria o exército que a possuísse totalmente imbatível.
  



2.º) Indiana Jones e o Templo da Perdição - 1984 - Direção de Steven Spielberg


No segundo filme da série, o arqueólogo Indiana Jones se envolve com os problemas de uma tribo do interior da Índia que acha que um antigo e temido poder retornou ao Palácio Pankot, cujo governante - um marajá - está se envolvendo com uma antiga seita macabra, os thug. Visando encontrar alguns importantes artefatos, o novo marajá e outros integrantes de seu governo começam a sequestrar crianças - como as que foram retiradas da tribo que Indiana Jones encontra logo nos primeiros momentos do filme - para fazê-las escravas, obrigando-as a escavar algumas cavernas abaixo do complexo de palácios e templos.



3.º) Indiana Jones e a Última Cruzada - 1989 - Direção de Steven Spielberg

No terceiro filme da série, Indiana Jones se envolve com outra busca por um artefato religioso antigo, sendo que dessa vez nosso arqueólogo predileto entrará na busca pelo Santo Graal (o cálice que Jesus Cristo utilizou durante a última ceia). Para tanto, ele terá também de encontrar o maior estudioso sobre o graal, que foi sequestrado pelos nazistas (que, mais uma vez, se encontram à caça de um poderoso artefato religioso); e, pra complicar mais ainda, o grande estudioso do graal é ninguém menos que o pai de Indiana Jones, o Dr. Henry Jones (magistralmente interpretado por Sean Connery).   





4.º) Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal - 2008 - Direção de Steven Spielberg

Depois de um longo "inverno" - já no final da década de 2000 - foi lançado o quarto filme da série. Neste filme, que foi bastante influenciado pela teoria dos "deuses astronautas"  - aquela que diz que os seres mitológicos que vieram dos céus, em várias e várias culturas pelo mundo afora, são, na verdade, seres extraterrestres que nos visitaram em um passado muito remoto - Indiana Jones irá rever vários personagens do primeiro filme (e também conhecer outros que irão fazer parte de sua vida dali para adiante), para que, com eles, consiga levar de volta para uma antiga cidade (no meio da Floresta Amazônica), uma de suas caveiras de cristal.




A cronologia real dos filmes

A cronologia real dos filmes seria da seguinte forma: inicialmente acontecem os eventos do segundo filme - "Indiana Jones e o Templo da Perdição" - cuja história se inicia em 1935, um momento bem conturbado da História, já que estamos vivendo a Grande Depressão (nos Estados Unidos da América), e a Ascensão do Nazismo (na Europa), nos Anos 1930...




Num segundo momento, ocorrem os eventos do primeiro filme - "Os Caçadores da Arca Perdida" - cuja história se inicia por volta de 1937, momento em que ocorre o fortalecimento do Nazismo na Alemanha - com a preparação da anexação dos Sudetos (regiões da Checoslováquia), e da Áustria - bem como também uma maior preparação alemã para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.



Num terceiro momento, ocorrem os eventos do terceiro filme - "Indiana Jones e a Última Cruzada" - cuja história se inicia por volta de 1912 (mostrando a infância/adolescência do personagem Indiana Jones), momento em que ocorre o fortalecimento da industrialização nos EUA do início do século XX (com o aparecimento da indústria do automóvel, como a Ford, e seu automóvel, o Modelo T, por exemplo), para depois vermos a caça dos Jones - pai e filho - pelo Santo Graal, tendo como pano de fundo a própria Segunda Guerra Mundial.



E, num quarto e último momento (ao menos por enquanto), ocorrem os eventos do quarto filme - "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" - cuja história se passa nos Anos 1950 (até mesmo para se explicar o envelhecimento do personagem, ou melhor, do ator que o interpreta, o bom - e, agora, velho -  Harrison Ford), portanto, no momento do pós-guerra, com a disseminação do medo da guerra nuclear (advindo da explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, e da explosão da primeira bomba atômica soviética, em 1949), e do início ferrenho e bem agressivo da Guerra Fria, e do clima de extrema competição existente entre os norte-americanos e os soviéticos, com a corrida armamentista USA X URSS (sendo estes últimos - os russos - os novos vilões desse filme, tomando o lugar dos nazistas, estes, vilões do 1.º e do 3.º filmes).






Agora, uma notícia de última hora para os cinéfilos de plantão: é bem provável que esta história toda ainda não termine por aqui, uma vez que há rumores (muito bem fundados), de que teremos um novo filme - que está sendo chamado - por enquanto - por muitos meios de comunicação, de Indiana Jones 5 - a ser lançado em 2019 (e de cujo roteiro pouco se sabe ainda)... 

Mas, é muito possível que a história se passe após os fatos ocorridos no último filme da série, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", de 2008, e que, sendo assim, ele poderá se passar - "Por que não?" - nos momentos mais duros da Guerra Fria (ou seja, durante os Anos 1960)...

Mas aí já será uma outra história (bem como um novo filme e - "Por que não??" - um novo artigo). É aguardar pra ver...

4 comentários:

VELOSO disse...

Parabéns pelo Belo Artigo!

Histérica História disse...

Que bom que gostou, VELOSO!! E continue a prestigiar o nosso blog... Abração...

Unknown disse...

Isso é algo que eu amo em filmes, que sempre colocam fatos reais que nos permitem conhecer mais sobre a história. Harrison Ford tornou-se um dos atores favoritos de todos. Ele faz parte do Blade Runner 2049 elenco, e faz um ótimo trabalho como o vilão do filme. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Cada um dos projetos deste actor supera a minha expectativa. Eu sem dúvida verei novamente. Além, acho que a sua participação neste filme drama realmente ajudou ao desenvolvimento da história. Eu recomendo totalmente.

Histérica História disse...

Que bom que curtiu o artigo, Jessica Naranjo,

pois, realmente, Harrison Ford é um ótimo ator e protagonista. Não é a toa que dois dos grandes sucessos (e séries de cinema), dos anos 1970/1980 - a própria série de "Indiana Jones", e a tão aclamada e cultuada série de filmes de "Star Wars" - fizeram (e ainda fazem), tanto sucesso. E, logicamente, não é um mero detalhe o fato dessas duas séries terem tido continuações filmadas e produzidas agora, em nosso século XXI!! Valeu e um grande beijo...