JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
É um blog bem eclético - como seu editor - onde a História manda, tanto a História acadêmica, quanto as Histórias em Quadrinhos. Isso acontece devido eu ser tanto um professor de História, quanto também cartunista e escritor? Talvez... E mil e outras tantas possibilidades!...
terça-feira, 23 de julho de 2013
domingo, 21 de julho de 2013
As coisas costumam mudar muito, de século para século, mesmo que não pareça...
A História nos mostra que - principalmente no 'quesito' sociedade - as coisas que são de uma determinada maneira em um século, pode deixar de sê-lo (totalmente ou em partes), no século seguinte, ou mesmo dali dois ou três séculos.
Algumas mudanças costumam ser tão drásticas que, na maioria das vezes, quem vive num determinado século age como se as coisas tivessem sido - desde sempre - daquela forma, como se nem mesmo tivesse havido um passado - ou, se este existiu, que ele sempre fora como hoje é o nosso presente ou muito próximo disso.
Podemos dar diversos exemplos do que dissemos aqui, como nesses que citamos abaixo:
- Até o século XIII ou XIV era considerado herege a pessoa que fazia qualquer tipo de estudo de anatomia utilizando cadáveres. A partir do século XV - e, mais precisamente, do XVI em diante - foi dessa maneira que os então chamados 'homens da ciência' (os das 'ciências naturais', a Biologia de então), aprenderam muito sobre o corpo humano, tendo mesmo sido um dos primeiros cientistas a agir dessa forma, o próprio Leonardo da Vinci, já durante o Renascimento.
- No século XVIII, dizer que um homem era 'ilustrado' era o mesmo que dizer que ele era um cientista, um filósofo, alguém que professava dos ideais iluministas, já no decorrer do século XX o mesmo termo é pejorativo, pois remete ao tipo de homem que não lê, que fica só nas figuras, sejam elas fotos ou ilustrações.
Esse "achar que características de nosso tempo ocorriam em outros tempos" é o que os historiadores chamam de anacronismo.
sexta-feira, 19 de julho de 2013
quinta-feira, 18 de julho de 2013
terça-feira, 16 de julho de 2013
O 'politicamente correto' não está correto
Considero o 'politicamente correto' uma das maiores formas de "caretices" - como se diria lááá na década de 1960 - que o mundo já inventou, podendo se dizer que essa tendência é mesmo uma espécie de controle social, uma vez que priva a todos de algo primordial: o riso.
Sendo o principal "patrulhado" dessa última, é o humor, em todas as suas formas, que sofre represálias a todo momento: não se pode mais contar uma piada de negro; de homossexual então, nem pensar... Existem pessoas pelo mundo que - como fazia a nobreza da Idade Moderna - querem processar chargistas e outros humoristas, por terem sido citados em peças de teatro, charges, gravuras, crônicas, shows de 'stand up comedy' e outras manifestações artísticas, por formas, trejeitos e maneiras que, para eles, parecera depreciativa.
Acho que tudo, no final das contas, acaba se resumindo a uma questão de bom senso - coisa que, infelizmente, está "em falta no mercado" - para não começarmos até a culpar demasiadamente até mesmo por um apelido bem-bolado que foi dado a alguém. E, se assim fosse, daqui algum tempo não poderíamos mais estudar sobre as obras de Aleijadinho, não escutaríamos mais Neguinho da Beija-Flor e nem mesmo poderíamos rever e vibrar novamente com alguns dos gols de Pelé, uma vez que, pela cartilha da maneira 'politicamente correta' de se ver o mundo, estaríamos falando de "Portadorzinho de Deficiência Física", também do "Afro-descendentezinho da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis" e Pelé... Bom, Pelé, quando muito, seria o "Edson" mesmo, uma vez que apelido é algo totalmente politicamente incorreto...
Ê mundinho chato!!!
segunda-feira, 15 de julho de 2013
domingo, 14 de julho de 2013
Por que o dia 14 de julho é o Dia da França?
Este dia é dedicado à França - como nação - pois foi nesta data, em 1789, que ocorreu a revolta que culminou com a Queda da Bastilha (que era uma prisão para os presos políticos que faziam oposição ao rei Luís XVI, e era - por isso mesmo - o símbolo maior do Antigo Regime).
A data é considerada o início da Revolução Francesa, que, diferente do que comumente se pensa, não se resume, tão somente, ao episódio da Queda da Bastilha, uma vez que a Revolução se estenderia pela próxima década, já que se considera o seu final somente em 1799 (quando se inicia o período da "Era Napoleônica", que caminhou para a época da França Imperial).
É também o fato histórico que marca o final da Idade Moderna e, consequentemente, o início da Idade Contemporânea.
Há 228 anos, direto do Túnel do Tempo (heheheee...)!!!
sábado, 13 de julho de 2013
Histórias e lendas do Rock
* No dia 13 de julho de 1985 aconteceram grandes concertos de rock, com shows simultâneos em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Eles foram transmitidos para o mundo inteiro - sendo esta a maior transmissão via satélite feita até então - e teve toda as suas rendas revertidas no auxílio ao combate da fome na Etiópia. Este evento ficou conhecido pelo nome de "Live Aid" e é por causa dele que, à partir de então, o dia 13 de julho ficou conhecido como Dia Internacional do Rock...
* O baterista do Rush - Neil Peart - ao ser questionado sobre a declaração do baterista do Deep Purple (Ian Paice), de que ele, este último, era o melhor baterista do mundo, o primeiro respondeu da seguinte forma: segurou uma moeda contra a parede com a ponta de uma baqueta, emendando com um repique louco que não deixava a moeda cair. Após alguns segundos - ou muitos minutos, sabe-se lá... - o baterista pára a moeda com a ponta da baqueta que inicialmente a segurava contra a parede, olha para os repórteres e diz: "Quando ele fizer isso, aí sim ele poderá dizer que é o melhor do mundo!"...
* Quando questionado sobre o que faria para arrumar um emprego - caso não fosse o vocalista do Led Zeppelin - Robert Plant disse que entregaria a seu possível futuro contratante uma folha com a letra de "Stairway to Heaven" e diria: "Escrevi isso. É isso o que eu faço!"...
* Num show da Legião Urbana - no meio da música "Geração Coca-Cola" - Renato Russo parou a música, gritando: "Desculpa! Me desculpa!...". Diz a lenda que o patrocinador do evento era a Pepsi Cola, coisa que havia passado despercebida - até aquele momento - pelo grande vocalista da Legião...
sexta-feira, 12 de julho de 2013
quinta-feira, 11 de julho de 2013
A "guerra" do refrigerante
Até certo ponto podemos considerar o Guaraná Jesus como um refrigerante "símbolo" da resistência do povo do Maranhão ao imperialismo norte-americano. Explico: o refrigerante - criado em 1927, por Jesus Norberto Gomes, em um pequeno laboratório de São Luís, já com sua 'psicodélica' cor pink - foi adquirido pela toda poderosa Coca-Cola, em 2001. Sendo assim, a empresa teve a intenção de fazer mudanças no produto - na fórmula, cor, ou mesmo acabar com o 'provinciano' "refrigereco" - coisa que fustigou a ira dos maranhenses, que eram totalmente contra qualquer mudança em seu guaraná. Resultado: a Coca-Cola teve de aquiescer, mantendo o Guaraná Jesus como sempre havia sido, tendo, inclusive, utilizado com muito sucesso, a própria embalagem do produto - única coisa que teve o "consentimento" dos maranhenses pra se efetuar mudanças, em 2008 - resultando numa nova embalagem que remete tanto a inusitada cor do refrigerante, quanto aos azulejos portugueses encontrados em boa parte das construções históricas do centro de São Luís.
Porém, por trás disso tudo, há o "capitalismo selvagem" de uma empresa líder mundial no seguimento de refrigerantes "engolindo" as pequenas fábricas para - muitas vezes - simplesmente comprar essas empresas com o intuito de acabar com seus produtos, visando que tão somente a Coca-Cola e seus produtos continuem a existir. Daí o "símbolo de resistência" que o Guaraná Jesus se tornou (além de um dos símbolos do Maranhão, que sempre foi); por outro lado isso teve um preço: o produto só existe no Maranhão e, se havia algum plano de se vender o produto em outros estados do Brasil - ou mesmo de exportá-lo - isso foi 'sepultado' pela Coca-Cola, que tem a intenção de manter o produto tão somente no estado do Maranhão. Seria medo da concorrência? Afinal de contas, concorrer com Jesus não é fácil, não é mesmo? Que o diga a resistência maranhense!...
terça-feira, 9 de julho de 2013
Por que 9 de Julho é feriado no estado de São Paulo? E qual a ligação com o dia 23 de Maio (se é que tem alguma)?? E são também importantes avenidas de Sampa por quê???
O 9 de Julho à que se refere este feriado foi, inicialmente, o de 1932, data do início da Revolução Constitucionalista de 1932, em que São Paulo - esperando para logo a entrada de outros estados "aliados" (coisa que não aconteceu) - pegou em armas contra o governo federal de Getúlio Vargas. E este início ocorreu após 46 dias da manifestação ocorrida em 23 de Maio do mesmo ano, onde 4 estudantes foram mortos. Eram eles: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (e que gerou a famosa sigla M.M.D.C., usada como nome de guerra da milícia paulista e da campanha de alistamento dos jovens para lutar a Revolução contra um governo considerado inconstitucional).
A Revolução foi perdida por São Paulo, porém os paulistas puderam se considerar "vencedores morais" (termo muito usado à época), uma vez que, já no ano seguinte, foi convocada uma assembleia constituinte, e, no ano seguinte de 1934, veio a nova Constituição esperada pelo Brasil.
Em homenagem às datas tão importantes aos paulistas, foram criadas (ainda nas décadas de 1940/1950), e inauguradas (em fins dos anos 1960) - por sobre dois córregos bem importantes da cidade de então - as duas avenidas homônimas (ambas parte integrante do chamado "corredor norte-sul" da cidade): a Avenida 23 de Maio, construída sobre o córrego Itororó e que segue para o Aeroporto de Congonhas, e a Avenida 9 de Julho, construída sobre o córrego Saracura e que segue na direção da Marginal do Rio Pinheiros.
Na foto abaixo, a Avenida 23 de Maio (à esquerda, no sentido bairro-centro [carregado], e à direita, no sentido centro-bairro [livre], isto em algum final de dia / início da noite, de um dia útil qualquer...
Na foto abaixo, a Avenida 23 de Maio (à esquerda, no sentido bairro-centro [carregado], e à direita, no sentido centro-bairro [livre], isto em algum final de dia / início da noite, de um dia útil qualquer...
domingo, 7 de julho de 2013
sexta-feira, 5 de julho de 2013
O 'pai do humor' na imprensa
A figura aí é o sr. Apparício Torelli, vulgo 'Barão de Itararé', considerado o 'pai do humor' na imprensa brasileira. É atribuída a ele a frase: "Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer."
Caricaturas do Renascimento
Estudos de caricaturas - ou do 'grotesco', como dizia o autor das mesmas - de Leonardo da Vinci, do século XVI. A figura da direita fez parte dos desenhos da capa do LP dos Titãs, "Cabeça Dinossauro"!!!
Apresentação
Dadas as boas-vindas - com o primeiro post-poema do blog - vamos a apresentação do mesmo...
Sua intenção são posts, quase sempre com cunho humorístico, que podem falar de História, Arte, Cartum & Quadrinhos, Cinema, etc, etc, etc...
A intenção é que o blog seja tão eclético quanto seu dono...
Sua intenção são posts, quase sempre com cunho humorístico, que podem falar de História, Arte, Cartum & Quadrinhos, Cinema, etc, etc, etc...
A intenção é que o blog seja tão eclético quanto seu dono...
Vagabundo Mundano
Vagabundo Mundano
Humano???
O mundo vaga
Vagabundo???
Vaga o mundo
Imundo
Mundano
Vagabundo no mundo
Mundano
Inumano
Imundo...
Humano???
O mundo vaga
Vagabundo???
Vaga o mundo
Imundo
Mundano
Vagabundo no mundo
Mundano
Inumano
Imundo...