sexta-feira, 26 de julho de 2019

Os 50 anos do primeiro pouso na Lua


Este mês, no último dia 20 de julho, completou-se os 50 anos do momento  em que a humanidade fez seu primeiro contato fora de seu planeta natal, isso ocorrendo no ato do primeiro pouso, seguido da caminhada do primeiro homem na Lua - o astronauta Neil Armstrong - seguido por seu colega de missão, pouco tempo depois - sendo ele Edwin "Buzz" Aldrin. Eles dois fizeram seu pouso no módulo lunar (chamado  de "Águia"), enquanto o terceiro astronauta da equipe - Michael Collins - orbitava a Lua, a espera do retorno dos outros dois colegas, em seu módulo de comando (sendo este  chamado de "Columbia").

[Abaixo: foto oficial da tripulação da Apollo XI, com: Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin]




Tudo começou em fins da década de 1950 - julho de 1958, para sermos mais exatos - com a fundação da NASA (National Aeronautics and Space Administration), sendo que a sua criação ocorreu apenas um ano após os russos terem colocado seu primeiro satélite artificial - o Sputnik I - em órbita da Terra.




Para uma melhor compreensão de todo o processo da corrida espacial, favor acessar o link abaixo (com um outro artigo deste blog, contendo mais  informações sobre o assunto em questão):


O artigo do link acima mostra como foi acirrada a disputa espacial durante toda a década de 1960. Porém, em 1969, os EUA chega a frente, justamente com a chegada do homem à Lua. Mas isso não foi assim tão fácil, como podemos ver na síntese que apresentarei a seguir:




Tudo começou com o Projeto Mercury, - cujo símbolo é apresentado acima - onde se começaram os testes e experimentos que levaram a avanços que possibilitaram os passos seguintes...


Já a próxima etapa dessa saga foi o Projeto Gemini, onde muitos testes relacionados a falta de gravidade após saírem da atmosfera. Também os métodos para acoplagens e caminhadas espaciais.

O PROJETO APOLLO




O Projeto Apollo foi o ápice da Corrida Espacial pelo lado dos EUA. E, adiante, tentaremos explicar - da forma mais sucinta possível - o que ele foi, quais as suas etapas e ao que cada uma delas se deveu...

Começamos por enumerar e explicar as diversas missões Apollo:

- Apollo I: (27/01/1967) Foi a primeira  tentativa real de se mandar homens  à Lua.  Porém, ainda em solo, durante os testes e  simulações bastante realistas das condições de um vôo orbital, devido a um erro primário (com oxigênio à 100 %, uma pequena fagulha incendiou e o módulo de forma extremamente rapida) -  atribuída, à época, à extrema pressão impingida ao programa - ocorreu um acidente que ocasionou a morte dos três astronautas - Virgil "Gus" Grissom, Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffe - que não puderam ser salvos devido outro erro, este na escotilha do módulo, que impossibilitou sua abertura pelo lado de fora.


- Apollo II: Cancelada devido revisão e resolução de problemas técnicos e operacionais.

Apollo III: Cancelada devido revisão e resolução de problemas técnicos e operacionais.

Apollo IV: (09/11/1967) Foi um vôo teste para os foguetes e foi não-tripulado. Foi também o início da utilização do foguete Saturno V.

Apollo V(22/01/1968) Foi um vôo teste para o módulo lunar e foi não-tripulado.

- Apollo VI: (04/04/1968) Foi um vôo para testes no módulo lunar e foi não-tripulado.

Apollo VII: (11/10/1968) Foi um  vôo de testes de desacoplagem dos módulos e foi o primeiro vôo tripulado após o acidente da Apollo I. Seus tripulantes eram: Walter Schirra, Donn Eisele e Walter Cunningham. Eles foram dos poucos que não usaram o foguete Saturno V (mas uma versão menor dele). Todos os testes foram na órbita terrestre.

- Apollo VIII:  (21/12/1968) Foi um vôo para testes de desacoplagem dos módulos  e foi o primeiro vôo tripulado com destino a Lua, já que todos os testes seriam feitos na órbita lunar. Seus tripulantes foram: Frank F. Borman, James A. Lovell e William A. Anders. Um dos astronautas leu a passagem do Gênesis, retirado da Bíblia, e foi o momento que o Homem descobriu o chamado "lado oculto da Lua".


- Apollo IX: (03/03/1969) Foi um vôo de teste para utilização do módulo lunar feito em órbita terrestre. Sua tripulação era: James McDivitt, David Scott e Russel Schweickart.

- Apollo X: (18/05/1969) Foi o último vôo de teste para utilização do módulo lunar feito em órbita lunar. Sua tripulação era: Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan.


APOLLO XI e a chegada à Lua




Depois de todos estes testes - e tendo como "dead line" para o término do projeto (a chegada à Lua), o final da década de 1960 - o próximo vôo teria de ser o derradeiro, o vôo onde tudo se decidiria.

O lançamento foi em 16 de julho, 
o vôo demorou pouco mais de quatro dias, tendo a "alunissagem" (já que era uma aterrissagem, porém, não no planeta Terra, mas sim em seu satélite, a Lua), ocorrido em 20 de julho de 1969. Armistrong e Aldrin ficaram na superfície da Lua por meras 2 h e 15 m, trazendo alguns quilos de rochas lunares.

Logo que desceu do módulo lunar, Armistrong disse uma das frases mais célebres  e icônicas da História: "Este é um pequeno passo para o homem, e um salto gigantesco para a humanidade!"


Retornaram a Terra em 24 de julho de 1969, sendo recebidos como heróis. Os EUA haviam ganho a corrida à Lua, mas o Projeto Apollo ainda iria continuar por mais alguns anos. É o que veremos na sequência desse artigo...

As outras missões APOLLO


Após a missão da Apollo XI havia a expectativa de que o Projeto Apollo fosse até a missão Apollo XX, porém, não foi bem o que aconteceu, como pode ser visto a seguir:

Apollo XII: (14/11/1969) Foi o segundo vôo tripulado à Lua, e teve caráter bem focado no âmbito da experimentação científica. Sua tripulação era: Pete ConradRichard Gordon e Alan Bean.

Apollo XIII: (11/04/1970) Este foi o terceiro vôo tripulado que visava um pouso na Lua, porém houve um acidente - ainda  na viajem de ida - que acabou por inviabilizar a conclusão da missão. É dessa missão a frase que acabou por resumir aquele vôo: "Houston, nós temos um problema!", dita pelo comandante assim que o acidente foi constatado. Sua tripulação era: Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise. Poderia ter sido o pior acidente de todo o programa espacial norte-americano. Porém, devido ao extremo afinco de toda a equipe de solo, eles conseguiram trazer os astronautas de volta - sãos e salvos - mesmo que, para isso, tenham tido de abortar a missão principal (já que eles não puderam fazer seu pouso e, consequentemente, todo o resto que estava programado inicialmente).  


Apollo XIV: (31/01/1971) Foi o terceiro pouso  de um vôo tripulado à Lua, e teve caráter bem focado no âmbito da experimentação científica (seguindo o que estava programado para o vôo da Apollo XIII). Sua tripulação era: Alan Schepard, Stuart Roosa e Edgar Mitchell.


Apollo XV: (26/07/1971) Foi o quarto vôo tripulado à Lua, e teve caráter bem focado no âmbito científico. Uma novidade foi o uso  do "Veículo Explorador Lunar", ou, mais simplesmente, do "rover lunar" (e que era também conhecido, mais popularmente, como "jeep lunar"), fazendo com que ações de pesquisa ficassem mais ágeis. Sua tripulação era: David ScottJames Irwin e Alfred Worden.



Apollo XVI: (16/04/1972) Foi o quinto vôo tripulado à Lua, e teve caráter bem científico, tendo ficado na superfície lunar por quase quatro dias. Sua tripulação era: John YoungKen Mattingly e Charles Duke.



Apollo XVII: (07/12/1972) Foi o sexto e último vôo tripulado à Lua, e teve caráter também científico, porém já estava sob uma espécie de clima de despedida (mesmo que ainda não fosse oficial, já se antevia que o programa não teria t sua duração inicialmente prevista). Sua tripulação era: Eugene CernanRonald Evans e Harrison Schmitt.




Apollo XVIII: Cancelada devido corte de orçamento.

Apollo XIX: Cancelada devido corte de orçamento.

Apollo XX: Cancelada devido corte de orçamento.


Legado das Missões APOLLO


As missões do Projeto Apollo são até hoje questionadas quanto a sua real importância. E, tendo em vista o quanto foi gasto nelas, essa é mesmo uma pergunta pertinente.

Porém, é bom que, antes de julgarmos - pura e simplesmente - não venhamos a cometer o rotineiro erro do anacronismo (quando analisamos um fato do passado com a ótica do presente). Afinal, se fizermos isso, começaremos os discursos do tipo: "Com tanto a se fazer no planeta, o que esses caras foram procurar na Lua?" Ou então, essa: "Com o que se gastou nessa aventura 'idiota' poderíamos ter acabado com a fome no mundo!!" (Não poderíamos, não!!)...

Então, pra finalizar, meu recado é o seguinte: a Corrida Espacial foi fruto de uma época, cujo pano de fundo era a Guerra Fria (num de seus momentos mais dramáticos), e como tal, deu-se uma importância política maior do que deveria - em detrimento da real importância, que seria a científica - tendo, com isso, perdido (a Humanidade), uma chance de conhecer melhor seu vizinho mais próximo. Por outro lado, foi essa 'picuinha' política que levou a incontáveis conquistas científicas (dentre algumas que podemos citar rapidamente: o Teflon nas frigideiras, aperfeiçoamento das comunicações que levaram aos aparelhos telefônicos móveis, o aparelho de microondas, etc, etc...).

Fiquemos, em última instância, com uma visão mais "poética" da chegada à Lua, a visão de um de seus astronautas - a imagem abaixo é uma das várias que se inspiraram em seu registro primeiro - do nascer da Terra visto da Lua. Diante do assombro que a cena lhe remeteu, comentou, quase como se divagace: "Viemos aqui para descobrir a Lua, e acabamos por descobrir a Terra..."

É de se pensar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário