sexta-feira, 17 de abril de 2020

As "Civilizações dos Grandes Rios"


No mapa acima vemos as chamadas "Civilizações dos Grandes Rios", que floresceram durante a Antiguidade. Elas são extremamente importantes, pois são parte integrante da própria criação de nossas atuais sociedades.

Para um melhor entendimento, vai aqui uma legenda:

- Cor MAGENTA: Egito antigo;
- Cor MARROM: Mesopotâmia;
- Cor VERDE: Índia antiga;
- Cor OCRE: China antiga.  

[Um adendo: a região bicolor - VERMELHO e ROXO - no centro do  mapa, é a antiga Palestina, que será analisada num artigo futuro, quando veremos as "Civilizações do Mediterrâneo".]


Agora, logo nos tópicos a seguir, iremos fazer uma explanação sobre cada uma das 4 civilizações citadas mais acima (no mapa):

EGITO ANTIGO:



Às margens do Rio Nilo se desenvolveu a civilização egípcia. E, para tanto, o Nilo foi tão importante no florescimento e no desenvolvimento dessa civilização que é notória a frase - atribuída ao filósofo grego Heródoto (considerado o "Pai da História"): "O Egito é uma dádiva do Nilo!". E foi exatamente isso, já que todos os mais de 3.500 anos de história egípcia aconteceu numa faixa estreita de terra, nas duas margens do extenso Rio Nilo (desde suas nascentes, na África central, o chamado Alto Egito, no território da Núbia - atual Sudão - até o chamado Baixo Egito, na região mais ao norte - no atual território do Egito moderno - terminando no fértil Delta do Nilo, quando ele desemboca no Mar Mediterrâneo).


MESOPOTÂMIA:



Enquanto a civilização egípcia tinha várias cidades em toda a extensão do Nilo, porém com uma unidade imperial chefiada pelo farão, na região conhecida por Mesopotâmia - território que hoje compreende o atual Iraque e partes dos atuais Irã e Síria - deu-se na forma de várias cidades-Estado que eram rivais, mesmo que todas tendo uma cultura mesopotâmica comum. No caso do rio importante a está civilização, na verdade são dois: o Rio Eufrates e o Rio Tigre (advindo daí o próprio nome pela qual a região era conhecida pelos gregos: Mesopotâmia, do grego, "Terra entre rios"). Também era conhecida como "Crescente Fértil" (já que o mapa da região formava o desenho de uma Lua crescente que ia dá Mesopotâmia até quase o Delta do Nilo, que, como o território egípcio, era extremamente fértil devido às enchentes do Tigre e do Eufrates, que irrigavam as terras, fazendo com que grandes povos e cidades fossem criadas na região, tais como: Ur, Uruk e Eriddu- cidades sumérias - Babilônia - cidade babilônica - Nínive - capital do império assírio - tendo tido também os caldeus entre os povos que habitavam a região.


ÍNDIA ANTIGA:


Já na região do subcontinente indiano, no oeste da península da Índia, floresceu, às margens do Rio Indo, a chamada "civilização indiana", muito importante para o desenvolvimento da própria Ásia (a "Civilização da Índia antiga" é tão importante para a Ásia - sendo mesmo uma de suas civilizações mais emblemáticas - como foi a "Civilização da Grécia antiga" para a Europa. Na região foram fundadas cidades bastante importantes, tais como: Mohenjo-Daro e Harappa, sítios arqueológicos muito importantes para conhecermos melhor esta civilização...


CHINA ANTIGA:



No extremo-oriente, às margens do Rio Amarelo (Yang-Tse), nasceu o grande império da China antiga, responsável por muitas inovações tecnológicas, tais como: a descoberta da pólvora, a invenção da bússola, o uso do papel, entre outras... A importância da China antiga não se resume somente a região do sul da Ásia - ou mesmo da própria Ásia, como um todo - mas sim, tem importância para todo o mundo conhecido de então. Essa importância toda se deve a uma soma de fatores, porém, podemos dizer que o principal motivo foi a centralização de poder nas mãos de um imperador forte, o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.


.x_X_x.

Resumindo: essas quatro grandes civilizações lançaram as bases civilizatórias da Humanidade, já que foram estas que - ao darem uma ênfase à agricultura - deram subsídios aos povos agrícolas (em detrimento dos povos nômades, que eram o "lugar comum" até aquele momento); além disso, lançaram as bases da própria História (uma vez que criaram - em conjunto e praticamente ao mesmo tempo - a Escrita), com os hieróglifos (no Egito antigo), a escrita cuneiforme (na Mesopotâmia), o sânscrito (na Índia antiga), e os ideogramas (na China antiga)...

Isso, por si só, já é extremamente importante para toda a Humanidade!!

Ou seja, devemos muito a estes povos, mais do que achamos - ou mesmo vislumbramos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário