Amanhã, dia 27 de abril, o Estádio do Pacaembú completa seus 80 Anos de inauguração - que ocorreu em 27 de Abril de 1940 - sendo que ele não pertence a nenhum dos grandes times de São Paulo, já que pertence ao município. Porém, isso não foi problema para que ele se tornasse tão importante para tantos times, em finais de campeonatos paulistas, em grandes jogos da Copa do Brasil e da Libertadores da América, e, até mesmo, em jogos da Copa do Mundo do Brasil, em 1950.
Este artigo quer mostrar um pouco mais sobre toda essa história. Vamos a ela...
O primeiro jogo - nesse mesmo dia 27 de abril de 1940 - foi entre o Palestra Itália e o Coritiba (com um placar de 6x2 para o time paulistano, cujo nome foi mudado para o atual - Palmeiras - logo adiante, em 1942, devido a Segunda Guerra Mundial). O primeiro gol foi marcado pelo jogador do time paranaense, Zequinha.
[Acima, jogo da final da Taça Cidade de São Paulo, em 1940, entre o Palestra Itália e o Corinthians, ocorrido no novíssimo Pacaembú - ao fundo vê-se a concha acústica, derrubada futuramente para a construção do chamado tobogã. O primeiro time foi o campeão do torneio.]
Quanto ao primeiro jogo da seleção brasileira no Pacaembú, este ocorreu em 17 de maio de 1944, num amistoso com vitória do Brasil - por um placar de 4x0 - sobre o Uruguai. Durante a primeira Copa do Mundo no Brasil, em 1950, a seleção brasileira teve um jogo no Estádio do Pacaembú, ocorrido em 13 de julho de 1950, contra a Suíça, e terminou empatado em 2x2. Três dias depois, em 16 de julho de 1950, o Brasil faria a final desse copa, contra o Uruguai, porém essa partida foi em outro estádio municipal, o Maracanã, no Rio de Janeiro (então a capital federal).
Foi palco de grandes jogos de campeonatos paulistas, da Copa do Brasil e, até mesmo, em importantes jogos da Copa Libertadores da América - sendo um dos principais, a final da edição de 2012 - em 4 de julho desse mesmo ano - num jogo do Corinthians contra o time argentino do Boca Juniors, com um placar de 2x0 pro Timão (que ganhou, assim, seu título de Campeão da Copa Libertadores da América de 2012).
Nenhum comentário:
Postar um comentário