quinta-feira, 30 de março de 2017

Os Papas mais influentes da História, para o bem ou para o mal...

Este artigo mostrará, com breves resumos, as causas da importância - ou do inusitado - no papado de 20 papas, desde o nascimento da Igreja Católica. Para tanto passaremos por muitos outros fatos históricos (no qual faremos uma espécie de link a cada um dos papas apresentados). Então, vamos a eles...

1) São Pedro (nasceu em Betsaida, na atual Palestina e foi papa entre 30-67 d.C.)




Foi o primeiro papa e também é conhecido como São Pedro Apóstolo, já que era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e é responsável pelo advento do Cristianismo como religião (como disse Jesus: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja!"). Quando foi preso pelos romanos, foi condenado a ser crucificado, mas, diz a lenda, pediu para que fosse crucificado de ponta cabeça (para que não morresse como Jesus, o messias), o que lhe foi concedido. Isso ocorreu sobre uma colina, onde hoje está assentada a própria Basílica de São Pedro, no Vaticano (dentro da cidade de Roma).

2) São Simplício (nasceu em Tivoli, na atual Itália e foi papa entre 468-483)




Era o papa durante as invasões bárbaras de tribos germânicas do norte da Europa, invasões estas que levaram à queda de Roma, em 476 - e ao consequente fim do Império Romano do Ocidente. Enfrentou um pequeno cisma na religião, que levou a criação das igrejas da Armênia, da Síria e do Egito. 

3) Leão III (nasceu em Roma, na atual Itália e foi papa entre 795-816)




Foi um papa de origem pobre e sua eleição foi sucedida por muita desordem em Roma. Devido a estas desavenças, sofreu um atentado em 799. Porém, ao se aproximar desse monarca, ligou a Igreja aos tronos da Europa (em especial o francês), coisa que foi lugar comum por toda a Idade Média. No ano seguinte, em 800, coroou Carlos Magno como imperador dos francos (e de uma espécie de "novo império romano"). 

4) Silvestre II (nasceu em Auvérnia, na França e foi papa entre 999-1003)




Tentou fazer algumas reformas na Igreja, coisa que foi contra a vontade do imperador do Sacro Império Romano Germànico, Oto. Foi também o papa do período de transição de um poder absoluto da Igreja (durante a Alta Idade Média), para um poder que ia diminuindo gradativamente para a mesma Igreja (durante a Baixa Idade Média). Também foi o papa que passou pela primeira vez por um possível fim do mundo, o que se achava que aconteceria na passagem do primeiro para o segundo milênio, entre o ano de 1000 e 1001. 

5) Leão IX (nasceu em Eguisheim, na França e foi papa entre 1049-1054)




Foi o papa que acabou precipitando rapidamente o chamado Cisma do Oriente, ao excomungar o patriarca da igreja de Constantinopla, fazendo com que este tivesse a mesma atitude para com o papa. Isso fez com que acontecesse a separação total e irrestrita entre a Igreja Católica Apostólica Romana (do ocidente), e a Igreja Ortodoxa (do oriente). 

6) Urbano II (nasceu em Lagery, na França e foi papa entre 1088-1099)




Foi o papa que conclamou as Cruzadas, em 1095, sendo que estas teriam o intuito de retomar a cidade de Jerusalém, dos muçulmanos, e à trazer, novamente, para o mando dos católicos. Realmente esta primeira cruzada tomou a cidade, em junho de 1099, criando assim o Reino Latino de Jerusalém, porém este acabou caindo - depois de apenas 2 séculos - novamente nas mãos dos muçulmanos.  

7) Clemente VI (Nasceu em Rosiers-d'Egletons, na França, e foi papa entre 1342-1352)




Foi o papa durante os anos que ocorreu a maléfica Peste Negra (1347-1353), e conseguiu escapar dela devido ter seguido conselhos médicos (dentre eles o de se retirar para a cidade de Avignon, na França, para onde levou todo o papado). Também foi ele que iria legalizar - e mesmo justificar - a concessão de indulgências, que, num futuro não tão distante, iria ser um dos principais motivos de protestos dos religiosos da Reforma Protestante, no século XVI.

8) Nicolau V (Nasceu na Sardenha, atual Itália, e foi papa entre 1447-1455)




Era o papa durante a queda de Constantinopla, em 1453 - porém, durante o fim do Império Romano do Oriente - fato histórico que marca o final da Idade Média e o começo da Idade Moderna. Teve uma atitude dúbia para com uma das potências da época, Portugal, uma vez que teve atritos com governantes portugueses (o rei Afonso V), mas também concedeu ao infante D. Henrique o monopólio das expedições marítimas (o que levaria a várias conquistas territoriais portuguesas, culminando com o descobrimento do Brasil, em 1500).

9) Alexandre VI (Nasceu València, na Espanha, foi papa entre 1492-1503)




Era da família dos Borgias, que dominavam importantes cidades da Itália durante o Renascimento. Por serem grandes comerciantes, eram extremamente ricos e investiam bastante nas artes. Ao se envolverem na sucessão papal, conseguiram que este seu parente fosse o eleito. Foi um papa muito mundano, sendo considerado dos mais devassos. Envolveu-se também com os grandes descobrimentos, já que se tornou papa no momento do Descobrimento da América, se envolveu - e deu seu aval - às resoluções do Tratado de Tordesilhas e, por fim, deu seu aval em favor dos portugueses, quando do Descobrimento do Brasil

10) Júlio II (Nasceu em Savona, na atual Itália, e foi papa entre 1503-1513)




Foi um dos papas mais guerreiros que já existiram e sua principal guerra foi contra Rodrigo Borgia (o futuro papa Alexandre VI), e seus aliados, porém teve de se manter a margem, só tendo subido ao trono da Igreja quando seus aliados se aliaram aos Borgias. Possivelmente devido a seus ímpetos militares e bastante beligerantes, contratou um grupo de mercenários para sua própria proteção, sendo esta, portanto, a origem e a criação da Guarda Suíça, uma guarda de honra dos papas existente até os nossos dias. 

11) Leão X (Nasceu em Florença, na atual Itália, e foi papa entre 1513-1521)




Foi outro papa de grande e influente família, dessa vez dos Médici, de Florença, sendo considerado um dos mais devassos dos papas. Este acabou se envolvendo em dois fatos históricos, uma vez que viveu durante o Renascimento nas cidades italianas, bem como foi o papa que foi contra as contestações do monge Martinho Lutero - e suas 95 Teses - também a sua posterior excomunhão e assim fez nascer a própria Reforma Protestante... 

12) Urbano VIII (Nasceu em Florença, na atual Itália, e foi papa entre 1623-1644)




Foi o papa que pontificou durante a Guerra dos Trinta Anos, entre França e Inglaterra. Foi ele também o papa que consagrou a nova - e atual - Basílica de São Pedro - no dia 18 de novembro de 1626 (exatamente 1300 anos após a consagração da primeira Basílica de São Pedro). 

13) Pio VI (Nascido em Ceasena, na atual Itália, e foi papa entre 1775-1799)




Foi o papa que pontificou durante toda a Revolução Francesa, ocorrida na França entre 1789 e 1799. Devido a mesma, em 1796, após invadir a Itália, Napoleão Bonaparte fez este papa prisioneiro, sendo levado de Roma a Siena (cidade próxima de Florença, então território francês). O término disso tudo foi sua morte, em 1799, ainda em cativeiro, com 81 anos e 24 anos de papado (o segundo mais longo papado, até então, atrás somente do papado do primeiro papa, São Pedro, segundo a doutrina católica). 

14) Pio VII (Nasceu em Cesena, na atual Itália, e foi papa entre 1800-1823)




Os problemas entre a França pós revolucionária e o papado estavam apenas começando. Após liberarem o corpo do papa Pio VI, morto em cativeiro, após prisão, o papa que o sucedeu, Pio VII, foi praticamente obrigado a comparecer a Paris, para fazer a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França. Porém, Napoleão acabou atrasando-se para a cerimônia, fazendo o papa esperar por horas e, no momento exato da coroação, Napoleão Bonaparte tira a coroa das mãos do papa e coroa, a si próprio, imperador da França. Nada mais Napoleão Bonaparte!!! 

15) Leão XIII (Nasceu em Carpinero Romano, na atual Itália, e foi papa entre 1878-1903)




Foi o papa na virada do século XIX para o XX. Sendo assim, passou por alguns fatos importantes. Para citarmos alguns (e somente no Brasil), estão: a Abolição da Escravidão (em 1888), e a Proclamação da República (em 1889). 

16) Bento XV (Nasceu em Gênova, na Itália, e foi papa entre 1914-1922)




Foi o papa que viveu a pior de todas as guerras, a Grande Guerra (conhecida hoje como Primeira Guerra Mundial). Quanto à ela, teve atitudes diplomáticas, colocando a Igreja sempre como neutra, porém tentou diversas vezes - todas elas infrutíferas - colocar em pauta tratados de paz pelo término do conflito.  

17) Pio XII (Nasceu em Roma, na Itália, e foi papa entre 1939-1958)




Foi o papa que viveu todo o tormento da Segunda Guerra Mundial, e é muitas vezes acusado de conivente com o Nazismo. Porém, olhando por outro prisma, ele pode ter sido extremamente neutro para - e somente dessa forma - salvar outros que poderiam também ser perseguidos pelo Nazismo (como por exemplo os próprios católicos).  

18) João XXIII (Nasceu em Sotto il Monte, na Itália, e foi papa entre 1958-1963)




Era considerado um papa de transição (e que, possivelmente, não teria um pontificado muito extenso, o que veio a se concretizar, tendo seu pontificado durado só 5 anos). Foi por isso que ,muitos se assustaram quando ele convocou o Concílio Vaticano II, que foi responsável por diversas mudanças nas liturgias da Igreja, bem como em algumas poucas de suas doutrinas.

19) Paulo VI (Nasceu em Concesio, na Itália, e foi papa entre 1963-1978)




Pontificou durante boa parte dos Anos 1960 e 1970, nos momentos mais difíceis e amedrontadores da Guerra Fria. Foi outro papa de transição, teve 15 anos de pontificado e iniciou uma aproximação com os fiéis - e, principalmente, com outras religiões - com o uso de viagens (ele foi o primeiro papa a visitar os cinco continentes). Também se utilizou da TV como meio de transmissão de preceitos católicos. 

20) João Paulo II (Nasceu em Wadowice, na Polônia, e foi papa entre 1978-2005)




Foi um dos maiores papas que já se teve, viajou pelo mundo, em várias e várias viagens, levando sua mensagem em seu longo papado de 27 anos (o terceiro maior papado, só perdendo para o de São Pedro, de 37 anos e o de Pio IX, de 31 anos). Em 13 de maio de 1981, sofreu uma tentativa de assassinato, quando foi alvejado por tiros vindos da arma do turco Mehmet Ali Agca. Como que por milagre, o papa escapou da morte. Talvez seja por ser um dos co-responsáveis por diversos fatos históricos, tais como a Queda do Muro de Berlim, em 1989, a Reunificação Alemã, em 1990, e o Fim da URSS, em 1991, que isso tenha ocorrido. Em suma: ele muito auxiliou a própria derrocada do Comunismo, entre os anos de 1989 e 1991.

Podemos dizer que as histórias dos papas refletem bem o tempo em que viveram. Afinal é por isso que existiram papas santos, guerreiros, mundanos, catequizadores e evangelizadores. Interagindo com suas épocas, foram criando os dogmas e doutrinas da Igreja Católica Apostólica Romana


segunda-feira, 27 de março de 2017

Documentário completo sobre o grande Stan Lee





Vídeo biografia de Stan Lee, criador (junto com vários desenhistas), de praticamente todos os grandes super heróis da Marvel...

sexta-feira, 24 de março de 2017

Muros e muralhas através da História

Os muros ou muralhas sempre estiveram presentes na História da Humanidade, seja como presença física, seja como espécies de metáforas para a explicação de algo...

É intenção deste artigo fazer uma pequena viagem explicativa pelo mundo dos muros e muralhas famosos da História, sejam eles reais ou fictícios. Vamos à eles...

1) Muros e portões do Paraíso

Desde o início do Cristianismo se passou a ideia de Paraíso, bem como da expulsão de Adão e Eva do mesmo, devido terem comido do fruto proibido. Por outro lado, a noção de portões do Paraíso também sempre foi difundida. Bom, se foram expulsos e se não poderiam voltar, é de se pressupor que esse Paraíso tivesse muros - ou, no mínimo, cercas - que deveriam proteger quanto a entrada indesejada (já que haviam sido expulsos), do primeiro casal e de seus descendentes...


2) Muralhas de Jericó

Este foi o primeiro grande desafio dos judeus em seu caminho para a Terra Prometida: conquistar a cidade de Jericó. Para tanto, eles teriam que passar por suas muralhas, consideradas inexpugnáveis. Segundo a Bíblia, após uma semana de cerco e com a ajuda da Arca da Aliança, trombetas foram sopradas e as muralhas vieram abaixo, dando continuidade a caminhada dos hebreus...



3) Muro das Lamentações

Um dos pontos religiosos - bem como turísticos - mais visitados de Jerusalém, o Muro das Lamentações é, na realidade, uma das paredes do famoso Templo de Jerusalém, construído pelo rei Salomão e destruído pelo exército romano no ano de 70 d.C. Vem, portanto, daí o fato dos judeus ficarem a frente do muro, chorando e se lamentando (já que eles estão lamentando, mesmo, é a destruição de seu antigo templo).



4) A grande Muralha da China

Uma das construções mais emblemáticas da História, serviu para manter os mongóis afastados (e outras tribos do norte da Ásia, idem), do império chinês, por séculos e séculos. Sua construção é tão extensa e descomunal (mais de 21.000 km), que precisou de vários imperadores para construí-la em seu total. Ela é tão colossal que é a única construção da Humanidade que pode ser vista até mesmo da Lua...



5) Muralha de Adriano

Uma das muralhas mais emblemáticas da Antiguidade, foi construída pelo imperador romano Adriano, e terminada em 128 d.C. Foi utilizada com o intuito de manter os bárbaros, que viviam ao norte das ilhas britânicas, bem longe da civilização romana (que habitava a parte sul das mesmas ilhas). Foi tão bem construída que, até hoje, ela está muito bem delineada em sua posição. E muitas partes dela estão praticamente intactas...



6) Muros da antiga cidade de São Paulo

Não há registros pictóricos, porém é certo que a São Paulo de logo após sua fundação era totalmente murada. Para imaginarmos como era, pense em todo o centro histórico de São Paulo (mais especificamente o chamado "Triângulo Histórico"), cercado por um muro de altura mediana, caiado de branco, e com alguns guardas a olhar para as várzeas em volta da cidade. O motivo era o medo constante de ataque de tribos indígenas, que eram contra a criação do Colégio de São Paulo (que veio a dar origem à própria cidade), pelos jesuítas.



7) Muros de guetos judeus de Varsóvia-Polônia

À partir de 1940, após a tomada da Polônia pelos nazistas, eles foram implementando algumas mudanças (já visando a futura perseguição e eliminação dos judeus, como povo mais perseguido por eles). Dentre as primeiras medidas, foram criados guetos e mesmo regiões onde seriam confinados os judeus. Para terem certeza que o confinamento seria total, obrigaram os próprios judeus poloneses a construírem muros em volta dos guetos, fazendo com que se auto isolassem...



8) Muro de Berlim

Como auge da Guerra Fria, em 1961, quase que da noite para o dia, foi construído um muro para dividir a cidade de Berlim em duas, com uma parte capitalista e outra comunista. Tão logo chamado de Muro de Berlim, ele foi utilizado como barreira física para impedir a livre circulação entre as duas partes da cidade, principalmente do afluxo dos berlinenses do lado comunista, que muito queriam partir para o lado capitalista da cidade. Muitos morreram tentando passar de um lado para o outro. Ele foi tão emblemático que foi construído, posteriormente, um muro para fazer o mesmo papel de divisão, porém dividindo os dois países, a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Somente em 1989 o Muro de Berlim foi derrubado e, no ano seguinte, a própria Alemanha foi reunificada...



9) Muro entre Israel e Palestina

Iniciado em 2002, foi feito para dividir os territórios de Israel e da Palestina e foi construído pelos israelenses. Foi proposto com o intuito de diminuir e/ou minimizar os atentados entre os dois lados, coisa que os israelenses dizem terem conseguido. Esse muro foi muito criticado pelas autoridades pelo mundo, bem como pela ONU. Porém, nada mudou e sua construção continuou...



10) Pink Floyd - The Wall

Não é um muro, mas uma obra-prima da música, de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Então, por que ela está aqui? Bom, simplesmente pelo fato que este álbum da banda ter sido inspirado pelo próprio "Muro de Berlim", e também por mostrar que os muros estão por aí, até mesmo nas artes, para apresentar, na maior parte das vezes, um dos lados mais cruéis da História da Humanidade...



E, já que falamos de muros, não podemos deixar de falar, também, de outra personalidade da política mundial que trouxe os muros de volta aos noticiários: o atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Desde sua campanha eleitoral, ele tinha como uma das promessas de campanha a de construir um muro na fronteira entre os E.U.A. e o México...



Se isso realmente se concretizar será uma nova forma de Trump fazer com que os E.U.A. sigam na contra-mão da História, coisa que vem, infelizmente, fazendo com maestria. Muito cruel e triste, porém real!...

sexta-feira, 17 de março de 2017

Narradores e comentaristas da História do Brasil-sil-sil, essa caixinha de surpresas!...

Fuga da família real portuguesa: 
um jogo entre uma defesa portuguesa na retranca e um ataque francês dos melhores...

Galvão: Bem amigos da Rede Glóbulo, estamos aqui com um dos jogos mais surpreendentes da História. E que História, amigos...


Galvão: De um lado o maior estrategista militar de todos os tempos, que conquistou a maior parte das coroas de diversas monarquias da Europa deste começo de século XIX. Estamos falando do time francês e de seu técnico, Napoleão Bonaparte! O baixinho é infernal, meus amigos. Preparem seu coração pois o embate vai ser de matar. Já do outro lado está o príncipe regente de Portugal, Dom João, que se mantém na retranca de forma incondicional, não deixando vazar nada sobre seus planos para a partida decisiva, neste final de 1807 em que nos encontramos...


                  

Galvão: O jogo começa bem na retranca, no estilo do jogo português. Exigindo que Portugal aderisse ao Bloqueio Continental, a França quer que os portugueses rompam com a Inglaterra. Dom João vai enrolando o quanto pode pra por em prática um plano há muito acalentado pela monarquia lusitana: o de fugir pro Brasil. Pode isso, Arnaldo?

 Arnaldo: Pode, sim, Galvão. O poder bélico português é muito inferior a máquina de guerra francesa. Fora que isso é uma armadilha, pois se aderir ao bloqueio agrada os franceses, mas por outro lado deixará os ingleses indignados, atraindo para o pequeno Portugal a ira da maior marinha de guerra deste início de século XIX, a marinha real inglesa. Portugal tá entre a cruz e a espada, então pode fugir, sim Galvão. A regra é clara quanto a isso...


Galvão: Vamos ver se conseguimos mostrar algumas imagens lá do porto de Lisboa, às margens do rio Tejo, pra saber como vão as coisas...




Galvão: A coisa tá feia, meu amigo. Todo mundo tá com cara de assustado, informações que as tropas francesas já vão de aproximando de Lisboa, Haja coração, amigo da Rede Glóbulo! Isso vai ser jogo pra cardíaco ter ataque repentino. E você, o que está achando do tento, Casagrande?? Como Portugal pode virar esse jogo???


Casagrande: Olha, Napoleão Bonaparte tá muito cheio de firula, tá com as tropas jogando de salto alto, se achando, crentes que será um passeio, que conseguirão impor seu ritmo de jogo a Dom João e que vencerão e tomarão Portugal facilmente. Mas Portugal pode, sim, surpreender, e muito, o time da França. É só assistirmos pra ver...


Galvão: É, amigo, o Casagrande tá esperançoso, tá acreditando em Portugal. Já eu, tô preocupado. Se esse impasse não se resolver, o próprio Brasil pode não existir, amigos. Tá bem complicada a coisa. Haja coração!! Vamos falar com quem entende, meus amigos. O que você tá achando de toda essa movimentação?? Podemos ver uma luz no fim do túnel, Rrronaldo??? 


Rrronaldo: Olha, Galvão, eu não entendo muito disso, não, mas o que me parece é que Napoleão Bonaparte tá vindo com tudo, fazendo a França atacar pelo centro e pelos flancos, e Dom João tá tentando tirar o dele da reta, como puder, pra tentar salvar sua coroa e, de quebra, Portugal. Uma coisa é certa: emoção é o que não vai faltar...

Galvão: Estamos quase chegando ao final de mais um evento esportivo internacional. E, no finalzinho, Napoleão Bonaparte e suas tropas chegaram, viram Dom João e toda sua corte a caminho do Brasil, um país com um povo ensandecido pra conquistar (coisa que não o fizeram), e tiveram, na Guerra Peninsular que adveio, sua maior derrota militar (o seu Vietnam, como diriam historiadores no futuro)...


Galvão: Vamos pro gramado, falar com nosso repórter Tino, que tá com ninguém menos que Napoleão Bonaparte ao seu lado. 


            
Tino: O que você achou do embate? Foi uma luta justa, com jogo limpo da parte de Dom João?? Está contente com o resultado???...

Napoleão: "Foi o único que me enganou"...


PLIM, PLIM...

quinta-feira, 9 de março de 2017

A História do Mundo em 2 Horas




Quer conhecer a História do Mundo, desde o Big Bang? Em meros 90 minutos?? Então este documentário é pra você... 

domingo, 5 de março de 2017

As mais célebres tragédias da História (em alguns dos tipos de transportes)

A intenção deste artigo é mostrar as maiores ou mais célebres das tragédias dos diversos tipos de transporte que o homem já criou e do qual se utilizou...

Vamos a elas...

* MARÍTIMA: Naufrágio Navio Transatlântico Titanic


O maior transatlântico até então construído, tinha fama de ser inafundável, vindo daí a frase atribuída ao capitão do navio: "Nem Deus afunda o Titanic!". Coincidência, destino ou praga divina, a verdade é que o Titanic afundou em sua viagem inaugural, quando colidiu com um imenso iceberg, nos mares do Atlântico norte, em 15 de abril de 1912. Outro fato que alguns dizem ser real e outros tentam minimizar é o fato de não se ter tido um número satisfatório de botes e coletes botes salva-vidas para a quantidade total de passageiros (nas várias classes que eram transportadas no navio), aumentando-se, propositadamente ou não, o número de vitimas fatais entre os das classes inferiores. Mesmo sem uma certeza absoluta, o número de mortos mais aceito é o de 1514 mortos.



* SUBMARINA: Naufrágio Submarino K-141 Kursk

Em 12 de agosto de 2000, no Mar de Barents, próximo a cidade russa de Severomorsk, devido a explosões ocorridas no submarino, o mesmo afundou em águas consideradas rasas para um submarino (108 m), e, em muito devido ser um submarino nuclear, temia-se uma nova Chernobyl. Também por isso, a Rússia ficou reticente em aceitar a ajuda de países ocidentais, tais como os E.U.A., França, Alemanha e Grã-Bretanha, entre outras, o que acarretou um grande mal estar mundial, uma vez que isso pode ter maximizado bastante os eventos que acabaram por levar 118 tripulantes a morte.



* FERROVIÁRIA: Descarrilhamento Trem NO 8050

O maior e mais letal acidente ferroviário do mundo ocorreu em 29 de dezembro de 2004, próximo a na Sri Lanka (próximo à capital Colombo), porém sua causa foi uma soma de fatores, já que além da principal, um tsunami que pegou o trem (cujo trajeto é numa linha costeira), também veio a ocorrência principal: o imenso descarrilhamento que a parede de água do tsunami causou ao grande trem de passageiros. Possivelmente adveio disso tudo o estrondoso número de mortos na tragédia: 1700 pessoas, muito a frente dos números do segundo maior acidente ferroviário, cujo total foi de em trono de 1000 mortes (tendo ocorrido na França, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial).



* AÉREA (Aviões): Colisão de Boeings 747

O maior acidente aéreo da história ocorreu no dia 27 de março de 1977, nas ilhas Tenerife. Além do grande número de mortes (583 pessoas), sua história é ímpar, uma vez que, devido a uma bomba que explodiu no aeroporto de Gran Canária (nas Ilhas Canárias), e, com a ameaça de uma segunda bomba, vários vôos foram sendo transferidos para as Ilhas Tenerife. Com o aumento do tráfego aéreo e devido a erros de funcionários menos tarimbados em grandes tráfegos aéreos, dois Boeings 747 (sendo um o KLM 4805 e o outro o Pan Am 1736), colidiram no ar, fazendo com que os dois aviões caíssem, matando todas as tripulações e os passageiros das duas aeronaves.



* AÉREA (Dirigível): Explosão Zepelim Hindenburg


Em 6 de maio de 1937, no auge do regime nazista, os dirigíveis (ou zepelins, como também eram conhecidos), faziam sucesso como opção de transporte aéreo. O maior deles já construído, o Hindenburg, era um grande "outdoor" de propaganda política nazista, e era uma das jóias da Alemanha e de seu líder, Adolf Hitler, tendo mesmo uma suástica como adereço de pintura. No vôo transatlântico inaugural, da Europa para a costa leste dos E.U.A., ao fazer as monobras para atracar no mastro, em terra (em New Jersey, próximo de New York), houve uma explosão que consumiu o dirigível em segundos, matando 35, das 97 pessoas a bordo (dentre tripulantes e passageiros). Este acidente acabou por decretar o fim da era de dirigíveis para transporte, fortalecendo assim o transporte aéreo com aviões.



ESPACIAL: Explosão Ônibus Espacial Columbia

O mais chocante e notório dos acidentes espaciais do mundo ocorreu bem após a "Corrida Espacial", ocorrida durante a Guerra Fria. O acidente com o Columbia aconteceu em 1 de fevereiro de 2003, quando, após 16 dias em órbita, todos os sete astronautas morreram na explosão do ônibus espacial - o mais antigo, e que a mais tempo ainda estava prestando serviço à NASA - explosão esta que aconteceu após sua reentrada na atmosfera, devido a falha no escudo de proteção térmica. Esta falha aconteceu na aterrissagem, porém o motivo inicial foi devido a uma ocorrência no momento do lançamento, já que parte do revestimento de espuma se soltou e, a grande velocidade, colidiu contra o casco do ônibus espacial, fazendo um rombo de razoável espessura. A NASA ficou sabendo da ocorrência ao ver as filmagens, estudou o ocorrido enquanto o ônibus espacial estava em órbita, tendo chegado à errônea conclusão que o ocorrido não traria nenhum problema para o término da missão. De tanto terem essa certeza ilusória, nem mesmo informaram os tripulantes do que havia ocorrido. O que pode ter sido bem melhor para os astronautas, afinal, se não tinham como resolver o problema, para que ter conhecimento do mesmo?


AUTOMOBILÍSTICA: Engavetamento Imigrantes

Um mega-engarrafamento, ocorrido em 15 de setembro de 2011, na Rodovia dos Imigrantes, atingiu 300 veículos, matou 1 pessoa e deixou pelo menos 51 pessoas feridas. A causa foi um acidente de caminhão, provocado por um intenso nevoeiro. Após a primeira colisão, num efeito cascata, vários outros veículos foram colidindo, gerando esse engavetamento-monstro.


Acidentes e tragédias são inerentes a nossa vivência neste planeta, principalmente após às novas tecnologias oriundas da Revolução Industrial...