quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pequeno histórico de greves no mundo e as mais marcantes do Brasil

Greve é algo inerente à raça humana. Se não, vejamos...

A primeira greve do mundo - ou pelo menos a primeira registrada - foi no Egito antigo, devido a um fato, no mínimo, inusitado: não haviam entregado as maquiagens dos trabalhadores. Isso mesmo. Maquiagem. Afinal, no Egito antigo até mesmo os homens usavam pintura nos olhos e cremes faciais para proteção dos fortes raios de sol do norte da África.



Já nos tempos modernos temos greves no mundo tão importantes que geraram um feriado mundial e uma data comemorativa, como as que seguem:

O primeiro 1.* de Maio aconteceu em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, onde mais de 500 mil trabalhadores começaram uma greve que ficou conhecida como a "Greve dos Três Oito", já que eles queriam 8 horas de trabalho, 8 de descanso e 8 para formação. O resultado foi uma repressão policial maciça, onde morreram dezenas de trabalhadores. A luta continuou e, em 1890, os trabalhadores conseguiram as tão sonhadas 8 horas de trabalho diário. Foi em 1889 que o Congresso Operário Internacional decretou o dia 1.* de Maio como o Dia Internacional do Trabalho.



* No dia 8 de março de 1857 várias operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, nos Estados Unidos, fizeram uma greve por melhores salários e condições de trabalho. Ao tomarem a fábrica, foram reprimidas de forma mortal: trancaram a fábrica e atearam fogo a mesma com as trabalhadoras dentro, matando mais de 130 mulheres no episódio. Porém, foi somente em 1910 que, num congresso na Dinamarca, escolheu-se a data de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.



E, quando falamos do Brasil, podemos citar duas greves muito importantes, como apresentadas abaixo:

* A greve geral de 1917: ocorrida em julho, em São Paulo, foi uma paralisação da indústria e do comércio que foi altamente influenciada pelos anarquistas e sindicalistas, muitos deles italianos que imigraram pro Brasil, trazendo assim os ideais anarco-sindicalistas para a São Paulo do início do século XX.



* A greve dos metalúrgicos, em 1978: ocorrida na região do ABC - Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano - no estado de São Paulo, foi a maior da categoria e é considerada histórica devido ter acontecido durante a ditadura militar - durante o governo do general Geisel - dando um caráter ainda maior de luta à essa greve. Também é lembrada por ter sido nela que se projetou a figura do sindicalista Luís Inácio da Silva, o Lula, que num futuro próximo iria ser figura de destaque na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, e que, num futuro ainda distante à época, se tornaria presidente da República, em 2002.




Portanto, se encontrar uma greve - ou mesmo algum tipo de manifestação popular - à frente de seu caminho, não se irrite. Afinal, se não fosse por esse tipo de mobilização dos povos pode ser que estivéssemos ainda trabalhando umas 12 ou 13 horas por dia, durante sete dias por semana, coisa que, com toda a certeza, ninguém gostaria de estar vivendo... 

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Significado dos nomes de 10 bandas clássicas do rock

Veja nesta lista o significado dos nomes - bem como algumas informações úteis - de 10 bandas clássicas do bom e velho Rock'n'Roll...


1.) Led Zeppelin (banda inglesa formada em 1968, com Robert Plant nos vocais, John Paul Jones nos baixos e teclados, John Bonham na bateria e Jimmy Page nas guitarras)


Significado do nome: foi o baterista do The Who, Keith Moon, quem batizou a banda, que havia sido formada para cumprir a agenda dos Yardbirds, antiga banda de Page que estava se apresentando como os New Yardbirds. Num dos ensaios, Keith Moon disse que o som da banda era tão 'pesado' que parecia de chumbo, mas também flutuava como um zepelim e lhes deram o nome de Lead Zeppelin; mas, para não se ter dúvidas na pronúncia, acabaram batizando definitivamente a nova banda como Led Zeppelin. 




2.) Deep Purple (banda inglesa formada em 1968, tendo tido várias formações, porém a mais cultuada é das primeiras, com Ian Gillan nos vocais, John Lord nos teclados, Roger Glover no baixo, Ian Paice na bateria e Ritchie Blackmore nas guitarras)

Significado do nome: há duas versões, uma dizendo que o avô de Blackmore gostava muito da música "Deep Purple", do cantor Bing Crosby; na outra o nome veio de uma droga muito popular na Califórnia, há época, um LSD apelidado de "Fundão Roxo" ou "O roxo profundo", como queiram...



3.) The Doors (banda norte-americana formada em 1965, cuja formação é Jim Morrisson nos vocais, Ray Manzarek nos teclados, John Densmore na bateria e Robby Krieger na guitarra)

Significado do nome: foi criado por Jim Morrisson, que se inspirou num livro de um escritor que ele gostava muito, Aldous Huxley, chamado "The Doors of Perception" e também num poema de William Blake que diz - "Quando as portas da percepção são abertas, o homem vê as coisas como elas realmente são: infinitas". Por tudo isso, Morrisson chegou à conclusão que The Doors seria um ótimo nome para a banda que estava formando com Manzarek.



4.) AC/DC (banda australiana formada em 1973, cuja formação clássica seria: os irmãos Angus e Malcolm Young nas guitarras solo e base, respectivamente, Cliff Williams no baixo, Chis Slade na bateria e, nos vocais, os mais importantes são Bon Scott - que morreu em 1980 - e Brian Johnson, o atual vocalista da banda)

Significado do nome: foi criado por uma irmã dos Young a ideia de um aspirador de pó da família, sendo que esta sigla evidencia que o equipamento funciona em corrente alternada (AC) e em corrente continua (DC), já que achou que isso tinha tudo a ver com o som da banda, batizou-a como AC/DC desde então...



5.) Black Sabbath (banda inglesa formada em 1968, cuja formação é de Ozzy Osbourne nos vocais, Geezer Butler no baixo, Bill Ward na bateria e Tony Iommi nas guitarras)

Significado do nome: seria um "Sabbath Negro", ou seja, uma reunião de bruxas. Era também o nome de uma música de Geezer Butler e, como os outros integrantes gostaram da sonoridade, Black Sabbath acabou se tornando o novo nome da banda (que era, no início, Earth).



6.) Pink Floyd (banda inglesa formada em 1965, cuja primeira e mais clássica formação é Roger Waters no baixo, Nick Mason na bateria, Richard Wright nos teclados e Syd Barrett na guitarra)

Significado do nome: muito se diz sobre ser nome de alguma droga da época, porém Syd Barrett assim nomeou a banda por ser a junção dos nomes de dois músicos de blues que muito o influenciaram, Pink Anderson e Floyd Council, daí a homenagem do nome Pink Floyd.

]

7.) The Who (banda inglesa formada em 1964, cuja formação clássica é Roger Daltrey nos vocais, John Entwistle no baixo, Keith Moon na bateria e Pete Townshend na guitarra)

Significado do nome: fizeram um "brainstorm" e, depois de cansados com uma 'avalanche' de nomes, alguém sugeriu, por brincadeira, o nome de "os quem" pra banda, e The Who acabou se impondo e acabou ficando esse mesmo...



8.) The Beatles (banda inglesa formada em 1960, cuja formação foi John Lennon na guitarra e vocal, Paul McCartney no baixo, piano e vocal, Ringo Starr na bateria e vocal e George Harrison na guitarra e vocal)

Significado do nome: no início era conhecida pelo nome de "The Silver Beetles" (Os Besouros Prateados), numa homenagem a banda The Crickets (Os Grilos). Depois virou The Beetles somente, e, por fim, The Beatles (fazendo um trocadilho entre as palavras besouro e 'beat' [batida]).



9.) Yes (banda inglesa formada em 1968 por Jon Anderson nos vocais, Chris Squire no baixo, Tony Kaye nos teclados Bill Bruford na bateria e Peter Banks na guitarra)

Significado do nome: segundo Jon Anderson, eles queria um nome que inspirasse forte convicção no trabalho que a banda queria fazer, no projeto deles e Yes é uma palavra que tinha tudo isso.



10.) Queen (banda inglesa formada em 1970, cuja formação era Freddie Mercury nos vocais, John Deacon no baixo, Roger Taylor na bateria e Brian May nas guitarras)

Significado do nome: diz a lenda que esse era um nome já há muito tempo pretendido por Freddie Mercury para uma possível futura banda de rock, já que é uma palavra - Queen - que transmite força, poder, etc, etc...


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A nossa Independência é um dos fatos mais controversos de nossa história. Isso ocorreu devido alguns motivos. Dentre eles podemos citar: o tamanho descomunal do território português na América, o fato do Brasil ter sido feito parte do próprio reino português, em 1815 (cujo nome ficou assim: "Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves"), e do próprio príncipe regente (que era também o herdeiro do trono português), ter-se envolvido no processo de independência dessa ex-colônia.


Falando agora, propriamente, das verdades e mentiras desse fato histórico, podemos citar três das mais importantes e emblemáticas, como vemos a seguir:



* Nossa maior imagem do momento da independência, o quadro "Independência ou Morte" (também chamado de "O Grito do Ipiranga"), pintado por Pedro Américo em 1888, é um típico exemplar de uma imagem do que se quis deixar para a posteridade (e não do que realmente aconteceu no fato em questão). Algumas coisas que denotam o que disse agora: na comitiva de D. Pedro, com certeza, não haviam cavalos alazões lindos e fogosos (mas sim seriam mulas, algo bem mais certo para se subir a Serra do Mar, já que vinham de Santos e seguiam para São Paulo), não havia um destacamento dos "Dragões da Independência" com a comitiva (uma vez que essa guarda foi criada depois da independência ter sido concretizada), e, por fim, dificilmente haveria alguém do povo vendo o ato (uma vez que, a época, a região às margens do Riacho do Ipiranga era desabitada demais para que houvesse alguém para presenciar o ato);




* A nossa independência não era um anseio do povo - ou mesmo das elites brasileiras - uma vez que elas queriam, na verdade, era manter as benesses conseguidas com a vinda da família real portuguesa para nossas terras (ou seja: queriam manter o status de reino unido à Portugal, que dava aos comerciantes - à nossa elite, como um todo - a manutenção das regalias já conquistadas);




* E, por último, essa independência proclamada em 7 de setembro de 1822 acabou não tendo validade em outras localidades do Brasil, nas regiões do Norte e, em especial, do Nordeste (já que, devido a maior proximidade com Portugal, ainda eram bastante dominadas pelos lusitanos). Um bom exemplo disso é o fato que, na Bahia - principalmente na região de Salvador - se comemora a independência em 2 de julho de 1823 (quase um ano depois do grito do Ipiranga), mostrando que essa nossa independência não foi assim tão certa e notória quanto se quer mostrar nos livros de História.




Como podem ver, muitas controvérsias ainda existem quando o assunto é a nossa independência...