quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pequeno histórico de greves no mundo e as mais marcantes do Brasil

Greve é algo inerente à raça humana. Se não, vejamos...

A primeira greve do mundo - ou pelo menos a primeira registrada - foi no Egito antigo, devido a um fato, no mínimo, inusitado: não haviam entregado as maquiagens dos trabalhadores. Isso mesmo. Maquiagem. Afinal, no Egito antigo até mesmo os homens usavam pintura nos olhos e cremes faciais para proteção dos fortes raios de sol do norte da África.



Já nos tempos modernos temos greves no mundo tão importantes que geraram um feriado mundial e uma data comemorativa, como as que seguem:

O primeiro 1.* de Maio aconteceu em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, onde mais de 500 mil trabalhadores começaram uma greve que ficou conhecida como a "Greve dos Três Oito", já que eles queriam 8 horas de trabalho, 8 de descanso e 8 para formação. O resultado foi uma repressão policial maciça, onde morreram dezenas de trabalhadores. A luta continuou e, em 1890, os trabalhadores conseguiram as tão sonhadas 8 horas de trabalho diário. Foi em 1889 que o Congresso Operário Internacional decretou o dia 1.* de Maio como o Dia Internacional do Trabalho.



* No dia 8 de março de 1857 várias operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, nos Estados Unidos, fizeram uma greve por melhores salários e condições de trabalho. Ao tomarem a fábrica, foram reprimidas de forma mortal: trancaram a fábrica e atearam fogo a mesma com as trabalhadoras dentro, matando mais de 130 mulheres no episódio. Porém, foi somente em 1910 que, num congresso na Dinamarca, escolheu-se a data de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.



E, quando falamos do Brasil, podemos citar duas greves muito importantes, como apresentadas abaixo:

* A greve geral de 1917: ocorrida em julho, em São Paulo, foi uma paralisação da indústria e do comércio que foi altamente influenciada pelos anarquistas e sindicalistas, muitos deles italianos que imigraram pro Brasil, trazendo assim os ideais anarco-sindicalistas para a São Paulo do início do século XX.



* A greve dos metalúrgicos, em 1978: ocorrida na região do ABC - Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano - no estado de São Paulo, foi a maior da categoria e é considerada histórica devido ter acontecido durante a ditadura militar - durante o governo do general Geisel - dando um caráter ainda maior de luta à essa greve. Também é lembrada por ter sido nela que se projetou a figura do sindicalista Luís Inácio da Silva, o Lula, que num futuro próximo iria ser figura de destaque na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, e que, num futuro ainda distante à época, se tornaria presidente da República, em 2002.




Portanto, se encontrar uma greve - ou mesmo algum tipo de manifestação popular - à frente de seu caminho, não se irrite. Afinal, se não fosse por esse tipo de mobilização dos povos pode ser que estivéssemos ainda trabalhando umas 12 ou 13 horas por dia, durante sete dias por semana, coisa que, com toda a certeza, ninguém gostaria de estar vivendo... 

Nenhum comentário: