A cidade de São Paulo já foi muito diferente do que hoje ela é. Afinal de contas, essa cidade não teve sempre a mesma importância que tem hoje.
Isso se deve a algumas particularidades de sua história, como mostraremos nos tópicos que seguem:
* Devido ao fato dela ter sido a primeira cidade fundada no interior da colônia (ou seja, fora do litoral), e também de se ter de vencer a famigerada Serra do Mar (um paredão de pedra quase intransponível), ela era quase inacessível durante boa parte de sua história, a não ser aos que lá moravam, e, mesmo assim, só quando se tinha auxílio dos índios pra ajudar no traslado de bagagens e afins;
* Também devido à isso, a economia da cidade era muito simplória. Mesmo os escravos africanos eram muito difíceis de se ver por lá, uma vez que eram muito caros para os pobres paulistas. Sendo assim, uma das primeiras atividades de São Paulo foi o apresamento de índios para o trabalho escravo (apresamento significa, literalmente, "tornar presa", ou seja, eles caçavam índios pelas matas). Foi dessa maneira que apareceu a figura do bandeirante, tão presente no passado - e, posteriormente, no imaginário cultural - da cidade (é só vermos as estradas que saem de São Paulo, todas com nome de bandeirantes - Anhanguera, Raposo Tavares, Fernão Dias ou, mais simplesmente, a rodovia dos Bandeirantes - que, grosso modo, seguiam os caminhos abertos pelos próprios bandeirantes paulistas que primeiramente os abriram, e que acabaram, assim, nomeando-as);
* Outra das atribuições dessas mesmas bandeiras - além do apresamentos - era a procura por ouro e pedras preciosas. Porém, eles demoraram muito para encontrá-las, mas acabaram conseguindo, visto que foram os paulistas que acharam o tão sonhado ouro na região das Minas Gerais. É, achar, acharam, mas não levaram, uma vez que os portugueses mandaram vir da metrópole conterrâneos que monopolizaram a administração das minas, o que levou a uma guerra entre os descobridores paulistas e os portugueses, a chamada "Guerra dos Emboabas" (nome indígena que designava uma ave com longas pernas - uma espécie de ema - já que as longas botas dos portugueses lembravam aos paulistas as pernas desta ave). Ao final, o conflito foi vencido pelos portugueses e os paulistas tiveram que se contentar em continuar procurando por outras minas (e eles conseguiram, de novo, pois, mais adiante, encontraram mais minas no território em que hoje estão os atuais estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul);
* A cidade de São Paulo só começou a entrar no circuito das províncias importantes quando, já no século XIX, durante o Segundo Reinado, ganhou um grande fôlego com o novo ciclo econômico de maior vulto para o Império do Brasil: o café, que veio a encontrar nas terras do Oeste Paulista (com a sua chamada "terra roxa"), seu melhor "habitat", trazendo assim grande importância à cidade;
* E, por fim, a grande importância de São Paulo como a "locomotiva do Brasil", no âmbito da industrialização, só veio a ocorrer, mesmo, durante as primeiras décadas do século XX, com a grande imigração europeia - que a fez crescer muito - transformando-a no que é hoje: essa enorme metrópole que tanto nos surpreende e nos cativa (a seu modo), dia após dia...
2 comentários:
Por isso que tanto eu quanto você adoramos a minisérie "A Muralha", uma das melhores que a Globo produziu !!!
Ela é ótima, mesmo! Mostra bem o que São Paulo devia ser naquele momento: o fim do mundo, pra onde enviavam quem deveria ser castigado por algum motivo! Que mudança, né? Heheheheheee...
Postar um comentário