A intenção deste artigo é mostrar as maiores ou mais célebres das tragédias dos diversos tipos de transporte que o homem já criou e do qual se utilizou...
Vamos a elas...
* MARÍTIMA: Naufrágio Navio Transatlântico Titanic
Em 12 de agosto de 2000, no Mar de Barents, próximo a cidade russa de Severomorsk, devido a explosões ocorridas no submarino, o mesmo afundou em águas consideradas rasas para um submarino (108 m), e, em muito devido ser um submarino nuclear, temia-se uma nova Chernobyl. Também por isso, a Rússia ficou reticente em aceitar a ajuda de países ocidentais, tais como os E.U.A., França, Alemanha e Grã-Bretanha, entre outras, o que acarretou um grande mal estar mundial, uma vez que isso pode ter maximizado bastante os eventos que acabaram por levar 118 tripulantes a morte.
* FERROVIÁRIA: Descarrilhamento Trem NO 8050
O maior acidente aéreo da história ocorreu no dia 27 de março de 1977, nas ilhas Tenerife. Além do grande número de mortes (583 pessoas), sua história é ímpar, uma vez que, devido a uma bomba que explodiu no aeroporto de Gran Canária (nas Ilhas Canárias), e, com a ameaça de uma segunda bomba, vários vôos foram sendo transferidos para as Ilhas Tenerife. Com o aumento do tráfego aéreo e devido a erros de funcionários menos tarimbados em grandes tráfegos aéreos, dois Boeings 747 (sendo um o KLM 4805 e o outro o Pan Am 1736), colidiram no ar, fazendo com que os dois aviões caíssem, matando todas as tripulações e os passageiros das duas aeronaves.
Em 6 de maio de 1937, no auge do regime nazista, os dirigíveis (ou zepelins, como também eram conhecidos), faziam sucesso como opção de transporte aéreo. O maior deles já construído, o Hindenburg, era um grande "outdoor" de propaganda política nazista, e era uma das jóias da Alemanha e de seu líder, Adolf Hitler, tendo mesmo uma suástica como adereço de pintura. No vôo transatlântico inaugural, da Europa para a costa leste dos E.U.A., ao fazer as monobras para atracar no mastro, em terra (em New Jersey, próximo de New York), houve uma explosão que consumiu o dirigível em segundos, matando 35, das 97 pessoas a bordo (dentre tripulantes e passageiros). Este acidente acabou por decretar o fim da era de dirigíveis para transporte, fortalecendo assim o transporte aéreo com aviões.
Vamos a elas...
* MARÍTIMA: Naufrágio Navio Transatlântico Titanic
O maior transatlântico até então construído, tinha fama de ser inafundável, vindo daí a frase atribuída ao capitão do navio: "Nem Deus afunda o Titanic!". Coincidência, destino ou praga divina, a verdade é que o Titanic afundou em sua viagem inaugural, quando colidiu com um imenso iceberg, nos mares do Atlântico norte, em 15 de abril de 1912. Outro fato que alguns dizem ser real e outros tentam minimizar é o fato de não se ter tido um número satisfatório de botes e coletes botes salva-vidas para a quantidade total de passageiros (nas várias classes que eram transportadas no navio), aumentando-se, propositadamente ou não, o número de vitimas fatais entre os das classes inferiores. Mesmo sem uma certeza absoluta, o número de mortos mais aceito é o de 1514 mortos.
* SUBMARINA: Naufrágio Submarino K-141 Kursk
Em 12 de agosto de 2000, no Mar de Barents, próximo a cidade russa de Severomorsk, devido a explosões ocorridas no submarino, o mesmo afundou em águas consideradas rasas para um submarino (108 m), e, em muito devido ser um submarino nuclear, temia-se uma nova Chernobyl. Também por isso, a Rússia ficou reticente em aceitar a ajuda de países ocidentais, tais como os E.U.A., França, Alemanha e Grã-Bretanha, entre outras, o que acarretou um grande mal estar mundial, uma vez que isso pode ter maximizado bastante os eventos que acabaram por levar 118 tripulantes a morte.
* FERROVIÁRIA: Descarrilhamento Trem NO 8050
O maior e mais letal acidente ferroviário do mundo ocorreu em 29 de dezembro de 2004, próximo a na Sri Lanka (próximo à capital Colombo), porém sua causa foi uma soma de fatores, já que além da principal, um tsunami que pegou o trem (cujo trajeto é numa linha costeira), também veio a ocorrência principal: o imenso descarrilhamento que a parede de água do tsunami causou ao grande trem de passageiros. Possivelmente adveio disso tudo o estrondoso número de mortos na tragédia: 1700 pessoas, muito a frente dos números do segundo maior acidente ferroviário, cujo total foi de em trono de 1000 mortes (tendo ocorrido na França, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial).
* AÉREA (Aviões): Colisão de Boeings 747
O maior acidente aéreo da história ocorreu no dia 27 de março de 1977, nas ilhas Tenerife. Além do grande número de mortes (583 pessoas), sua história é ímpar, uma vez que, devido a uma bomba que explodiu no aeroporto de Gran Canária (nas Ilhas Canárias), e, com a ameaça de uma segunda bomba, vários vôos foram sendo transferidos para as Ilhas Tenerife. Com o aumento do tráfego aéreo e devido a erros de funcionários menos tarimbados em grandes tráfegos aéreos, dois Boeings 747 (sendo um o KLM 4805 e o outro o Pan Am 1736), colidiram no ar, fazendo com que os dois aviões caíssem, matando todas as tripulações e os passageiros das duas aeronaves.
* AÉREA (Dirigível): Explosão Zepelim Hindenburg
Em 6 de maio de 1937, no auge do regime nazista, os dirigíveis (ou zepelins, como também eram conhecidos), faziam sucesso como opção de transporte aéreo. O maior deles já construído, o Hindenburg, era um grande "outdoor" de propaganda política nazista, e era uma das jóias da Alemanha e de seu líder, Adolf Hitler, tendo mesmo uma suástica como adereço de pintura. No vôo transatlântico inaugural, da Europa para a costa leste dos E.U.A., ao fazer as monobras para atracar no mastro, em terra (em New Jersey, próximo de New York), houve uma explosão que consumiu o dirigível em segundos, matando 35, das 97 pessoas a bordo (dentre tripulantes e passageiros). Este acidente acabou por decretar o fim da era de dirigíveis para transporte, fortalecendo assim o transporte aéreo com aviões.
* ESPACIAL: Explosão Ônibus Espacial Columbia
O mais chocante e notório dos acidentes espaciais do mundo ocorreu bem após a "Corrida Espacial", ocorrida durante a Guerra Fria. O acidente com o Columbia aconteceu em 1 de fevereiro de 2003, quando, após 16 dias em órbita, todos os sete astronautas morreram na explosão do ônibus espacial - o mais antigo, e que a mais tempo ainda estava prestando serviço à NASA - explosão esta que aconteceu após sua reentrada na atmosfera, devido a falha no escudo de proteção térmica. Esta falha aconteceu na aterrissagem, porém o motivo inicial foi devido a uma ocorrência no momento do lançamento, já que parte do revestimento de espuma se soltou e, a grande velocidade, colidiu contra o casco do ônibus espacial, fazendo um rombo de razoável espessura. A NASA ficou sabendo da ocorrência ao ver as filmagens, estudou o ocorrido enquanto o ônibus espacial estava em órbita, tendo chegado à errônea conclusão que o ocorrido não traria nenhum problema para o término da missão. De tanto terem essa certeza ilusória, nem mesmo informaram os tripulantes do que havia ocorrido. O que pode ter sido bem melhor para os astronautas, afinal, se não tinham como resolver o problema, para que ter conhecimento do mesmo?
* AUTOMOBILÍSTICA: Engavetamento Imigrantes
Um mega-engarrafamento, ocorrido em 15 de setembro de 2011, na Rodovia dos Imigrantes, atingiu 300 veículos, matou 1 pessoa e deixou pelo menos 51 pessoas feridas. A causa foi um acidente de caminhão, provocado por um intenso nevoeiro. Após a primeira colisão, num efeito cascata, vários outros veículos foram colidindo, gerando esse engavetamento-monstro.
Um mega-engarrafamento, ocorrido em 15 de setembro de 2011, na Rodovia dos Imigrantes, atingiu 300 veículos, matou 1 pessoa e deixou pelo menos 51 pessoas feridas. A causa foi um acidente de caminhão, provocado por um intenso nevoeiro. Após a primeira colisão, num efeito cascata, vários outros veículos foram colidindo, gerando esse engavetamento-monstro.
Acidentes e tragédias são inerentes a nossa vivência neste planeta, principalmente após às novas tecnologias oriundas da Revolução Industrial...
Nenhum comentário:
Postar um comentário