quinta-feira, 22 de junho de 2017

Conheça HERÓDOTO, o "PAI DA HISTÓRIA"

A História - assim, com letra maiúscula - tem essa grafia sempre que estamos nos referindo à Ciência da História, e não à uma história qualquer, de uma localidade específica - como à uma lenda local ou mesmo à história de uma cidade, ou mesmo de um bairro dessa mesma cidade. E devemos isso - o fato de se existir uma Ciência com esse intuito (cuja magna ideia é a de se contar toda a aventura da existência do ser humano, desde os seus primórdios até os dias atuais) - a um cara que primeiro achou isso importante. E esse grande cara é o filósofo grego [ele nasceu em "Halikarnasso", no território que hoje faz parte da Turquia, mas, a sua época, a cidade era parte integrante do mundo grego, ou helenístico, como nos acostumamos a nomear depois], Heródoto. E, é isso mesmo que dissemos: um filósofo, já que estamos falando de um momento na História em que tudo, relacionado à qualquer Ciência que fosse, era tratado pela grande Ciência-mãe: a Filosofia (o que hoje chamamos de interdisciplinariedade era, para os gregos, o "lugar-comum" para uma boa aprendizagem)...



Ele é cognominado como o "Pai da História" pois foi o filósofo que primeiro veio a achar importante se estudar o passado para, assim, termos uma ideia mais concisa do que é o presente em que vivemos. E, para tanto, ele se debruçou sobre a civilização mais emblemática para os antigos gregos, civilização esta que ele próprio deveria ver como sendo uma das que antecedeu algumas das ideias utilizadas pelos próprios gregos na construção de sua própria civilização: a Civilização do Egito Antigo. Esta frase, que prefacia sua primeira e mais conhecida obra, "A História", mostra bem o que Heródoto, achava de sua nova fonte de pesquisa e de conhecimento:

"Relativamente ao próprio Egito, estenderei amplamente minhas observações, pois não há outro país que possua tantas maravilhas, nem que possua tantas obras a desafiar sua interpretação."


Outra de suas obras mais importantes, composta, ao todo, por nove livros, é o Volume 2 de suas Histórias "Euterpe" (o nome de uma das ninfas), onde, mesmo sem ter muitos dos subsídios para tal (uma vez que, por exemplo, os hieróglifos só puderam ser traduzidos no século XIX, após acharem a "Pedra de Roseta"), ele consegue nos mostrar o quão antigas eram as dinastias egípcias, bem como toda a civilização egípcia, fazendo uma grande explanação da história da região, bem como de sua geografia. Tendo visitado o Egito e vários de seus emblemáticos monumentos, Heródoto foi também uma espécie de patrono da Arqueologia (quando esta nem mesmo existia na ideia, na concepção, quanto mais como Ciência ou mesmo como uma técnica). 






















Heródoto não nos legou somente sua estupenda obra. Ele nos trouxe uma nova ciência, que seria, nos anos e séculos seguintes, bombardeada por novas ideias e novas maneiras de estudá-la e pesquisá-laA força de seu codinome, "O Pai da História", não está somente nisso: um codinome. Heródoto é figura central e importante para a Filosofia e a Ciência. Sua popularidade está em se ter escultores do passado ou ilustradores mais atuais tentando saber como deveria ser seu verdadeiro rosto, ou em se ter estátuas suas aos montes, tanto em Bodrum (na antiga Halikarnasso), na Turquia, como outra, imponente e maravilhosa, em frente ao parlamento austríaco..




Com seus textos fez muitas alusões, mostrando pontos em comum entre a civilização egípcia e algumas das conquistas de sua sucessora, a civilização grega, depois helenística. Entre estas estão pontos importantes, que podemos tentar listá-los aqui: na política, nas artes, na arquitetura, nas leis, na medicina e na astronomia, dentre outras tantas que podemos aludir...

Nenhum comentário: