segunda-feira, 6 de maio de 2019

Os 80 anos de criação do BATMAN


Este artigo se presta a contar a história por trás de um dos super heróis mais sensacionais já criados, e que - neste mês de maio de 2019 - completa os seus 80 anos de idade. Estamos falando do Homem Morcego, o BATMAN, uma vez que sua primeira HQ foi lançada em maio de 1939. Vamos a sua história, então...

x.x_X_x.x

Bem, tudo começou com o lançamento de Superman, em 1938 (criação de Jerry Siegel - roteiros - e Joe Shuster - desenhos). Com o seu grande sucesso, a DC Comics (que ainda nem tinha este nome), encomendou a alguns profissionais que criassem outros super heróis para seu rol de personagens. Foi quando o roteirista e desenhista Bob Kane - com a ajuda de Bill Finger - criou o BATMAN, que era outro super herói (sendo, porém, o extremo oposto do Superman, já que o Morcego NÃO tinha nenhum super poder), sendo que seus dotes para o combate ao crime foram fruto de muito treino, fazendo, assim, com que o jovem Bruce Wayne se tornasse um grande lutador e um dos maiores detetives do mundo, à custa de muita disciplina e abnegação, bem como do uso de seus grandes recursos financeiros (uma vez que, com a morte de seus pais - Thomas e Martha Wayne - o jovem tornou-se o herdeiro de toda a fortuna de sua família - usando-a na criação de uma mega estrutura de combate ao crime), uma vez que foi devido ao crime e à violência que o pequeno Bruce se tornou órfão.












Essa primeira HQ foi lançada em maio de 1939, na revista Detective Comics #27 (revista esta que acabou dando nome à futura editora: DC Comics). O diferencial de BATMAN acabou caindo no gosto do público e, desde essa época, é grande a quantidade de fãs da DC Comics que discutem qual é o melhor personagem - Superman ou Batman - e que acabou por tornar-se um dos grandes antagonismos dos quadrinhos de super heróis (algo como a velha discussão de outra vertente da cultura POP - o Rock'n'Roll - onde há os partidários dos Beatles e dos Rolling Stones, sendo esse um tipo de discussão "sem fim", uma vez que nunca se consegue chegar à um consenso, já que sempre haverão os defensores de cada um dos dois lados).



A história de como Bruce Wayne se tornou o BATMAN deve ser uma das mais contadas histórias de origem de um super herói de todos os tempos. Mas, mesmo assim, não poderíamos nos abster de - também nós - contar essa ótima narrativa. Então, lá vai ela...



O garoto Bruce Wayne - filho único do casal de milionários Thomas e Martha Wayne - tem seus pais assassinados, no local conhecido como "Beco do Crime", por um ladrão que queria assaltá-los (logo após os três terem saído de um cinema). Com muita dor devido ao ocorrido, o garoto faz um juramento: ele iria se dedicar a lutar contra o crime, evitando, assim, que outros passassem pelo que ele passou. Para isso ele viajou pelo mundo, aprendendo todas as técnicas de luta, treinando seu corpo até quase a perfeição física, tornou-se um mestre em Química (e usando-a para tornar-se o maior detetive do mundo, um verdadeiro gênio da investigação). Ao voltar à Gotham City, assumindo os negócios da família nas Empresas Wayne, passa por um fútil playboy arrogante, para que, durante as noites, se torne um vigilante da Justiça. Para isso, usa a fortuna que tem para adquirir - ou criar - o que há de melhor na tecnologia existente, utilizando-as em sua luta contra o crime. E, como ponto crucial, cria um uniforme que lhe dá uma identidade secreta - protegendo as pessoas que lhe eram próximas - criando o BATMAN, um super herói soturno que amedronta a noite dos criminosos de Gotham City



Já no ano seguinte, no verão de 1940 - entre os meses de junho e agosto - o personagem BATMAN ganha sua revista "solo", iniciando, assim, sua longeva carreira nos quadrinhos de super heróis, história essa que tiveram várias e várias fases. Foi nesse momento que aparece a figura de Robin - o "Menino Prodígio" - que dá um contraponto mais alegre ao ar soturno e amargurado de BATMAN. Ele é Dick Grayson, - que era trapezista num circo e também teve seus pais assassinados - sendo, então, acolhido por Bruce Wayne (que se tornou seu tutor legal), e que o transformou em seu parceiro de luta contra o crime (após Dick descobrir - acidentalmente - a Bat-Caverna). 


E, por falar na longevidade de BATMAN, outro diferencial que pode explicar isso é o conceito de "super vilão" (que não foi criado em suas HQ's, mas que teve nelas a aparição dos mais emblemáticos e significativos vilões já criados para os quadrinhos). Segue abaixo uma lista de alguns dos principais vilões do chamado "Universo Batman", com breves histórias deles:

- CORINGA: foi criado em 1940 e é considerado o principal vilão de BATMAN, o seu "antagonista-mor", já que é alegre e divertido - mesmo que de formas sempre agressivas e bastante insanas - enquanto o Morcego é soturno e amargurado, bem como incorruptível, racional e sensato ao extremo. Coringa tem o seu verdadeiro nome desconhecido das autoridades - e até mesmo de BATMAN - e é o responsável por grandes traumas e tragédias na vida do Morcego, tais como: a morte do segundo Robin, Jason Todd, de ter atirado - deixado-a paraplégica - em Bárbara Gordon, a Batgirl (que é a filha do Comissário Gordon), e de ter quase levado à loucura este último. Além de um sem-número de tentativas de se acabar com o povo e com a cidade de Gotham City.  


- DUAS-CARAS: ele era o promotor de Justiça de Gotham City, Harvey Dent, porém, após ser atacado com ácido (por um capanga da família Moroni, mafiosos que dirigem muito do crime na cidade) - e, com isso, acabou tendo metade de seu rosto atingido, desfigurando-o irremediavelmente - criando, assim, uma doença psiquiátrica no antigo promotor, e tornando-o um criminoso com uma estranha fixação pelo número "dois" (fazendo com que seus crimes sempre tenham algum tipo de relação com isso, bem como com a ideia da "dualidade"), sendo sua "marca registrada" uma moeda - com um dos lados riscado e manchado, e o outro normal - fazendo com que Duas-Caras a utilize para decidir, na sorte, se uma de suas vítimas, vive - se, ao jogar a moeda, ela cair com o lado normal pra cima - ou, morre - se a moeda cair com o lado riscado pra cima. É um dos grandes inimigos de BATMAN e foi inspirado no livro "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson.


- PINGUIM: ele nasceu como Oswald Cobblepot, e é um dos grandes chefões do crime de Gotham City, sendo, por isso mesmo, constantemente perseguido por BATMAN. Tem um guarda-chuva com ares de inofensivo, porém, ele é dotado de várias armas - tais como poder atirar com ele, como uma metralhadora, e de ter uma espada interna, bem como ele pode, também, se tornar um helicóptero pessoal do vilão - sendo, por tudo isso, que este objeto acabou por se tornar uma das "marcas registradas" do Pinguim.


- MULHER-GATO: é, na verdade, Selina Kyle, uma ladra especializada no roubo de jóias, e que acaba sendo atraída pela figura de BATMAN, talvez pelo mistério em torno do grande herói de Gotham City. Desde sua aparição, tem um "afair" com o Homem Morcego - que está sempre nessa "dúvida cruel" - uma vez que ele tem lá a sua queda pela ladra (porém, nunca admitida, uma vez que associar-se a uma criminosa vai contra a sua ética de lutador contra o crime), fazendo com que a Mulher-Gato acabe por se utilizar dessa polêmica interna do herói contra ele mesmo. 


- SENHOR FRIO: era um cientista, Victor Fries, que tinha pesquisas na área da criogenia, e que, para não perder sua mulher (que tinha uma nova doença misteriosa e que já estava em fase terminal), acabou por congelá-la - com o uso de seus equipamentos criogênicos - para salvá-la, no futuro, quando houver uma cura para a doença dela. Porém, quando estava no meio de todo esse processo, algo deu errado, ocorrendo um acidente que alterou Fries, fazendo com que ele só conseguisse viver em temperaturas extremamente baixas, obrigando-o a criar um traje criogênico que mantem sua temperatura sempre abaixo de 0º C; mas, além disso, o traje transformou sua índole, tornando-o um vilão dos mais perigosos de Gotham City.


- CHARADA: seu nome verdadeiro é Edward Nygma - ou seja, E. Nygma= Enigma - e adora por em prática seus crimes - sempre com os seus famosos jogos de adivinhação, compostos de enigmas dos mais diversos - um "prato cheio" para o BATMAN e suas habilidades como o "maior detetive do mundo".


Além desses, acima citados, a galeria de super vilões ainda têm nomes como: Hera Venenosa, o Cara de Barro, o Homem Brinquedo, o Bane (que foi o responsável por deixar o BATMAN quase paraplégico), o Espantalho, o Crocodilo, a Arlequina (uma perigosíssima namorada do Coringa), o Ventríloquo, Máscara Negra, Ra's al Ghul (que é pai de Talia, com cujo BATMAN teve um relacionamento, sendo que, deste, eles acabaram tendo um filho), o Chapeleiro Louco (este, inspirado no livro "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll), etc, etc... 


Pode ser conferida - também - a grande longevidade de BATMAN ao fato dele, logo no início de sua "vida", ter sido recrutado por outras mídias. Ainda em 1949 - somente 10 anos após sua criação - ele já era transportado para as telas do cinema, com o filme "Batman e Robin" - sendo, assim, um dos primeiros super heróis de filmes seriados (que eram pequenos filmes, divididos e exibidos em vários episódios) - como visto abaixo:


E, pouco depois (durante os Anos 1950), o personagem chega à TV - seguindo a mesma linha dos episódios seriados - e acaba fazendo, também, muito sucesso.


Mas, o maior sucesso do personagem na TV ainda estava por vir. E ele ocorreu nos Anos 1960, com o programa "Batman" - que foi ao ar a partir de 1966 - com Adam West, como Batman, e Burt Ward, como Robin - dois atores novatos - e acompanhados de muitos ótimos atores - como César Romero, no papel de Coringa, e Burgess Meredith, interpretando o Pinguimmostrando como fazer o papel dos vilões - em se tratando de BATMAN - é sempre tão importante.


Já no cinema - na última década do século XX - BATMAN é transposto para as telonas de uma forma bem mais próxima da visão do próprio Bob Kane. Tudo se iniciou com "Batman", de Tim Burton, lançado no ano que o Homem Morcego completou 50 anos, em 1989, com Michael Keaton, como Batman, e Jack Nicholson, como Coringa. Seguiu-se "Batman: o Retorno", de 1992, também dirigido por Tim Burton, com Keaton de novo como Batman, Michelle Pfeiffer, como a Mulher-Gato, e Danny DeVito, como o Pinguim.



Após essa vitoriosa "Era Tim Burton", mais dois filmes - estes, fracassos de bilheteria - foram dirigidos - por Joel Schumacher - sendo eles: "Batman Eternamente", de 1995, com Val Kilmer, como BatmanChris O'Donnell, como RobinTommy Lee Jones, como Duas-CarasJim Carey, como o Charada; foi seguido por "Batman e Robin", de 1997, com George Clooney, como BatmanChris O'Donnell, como RobinAlícia Silverstone, como BatgirlArnold Schwarzenegger, como Senhor Frio, e Uma Thurman, como Hera Venenosa.


  

Já no século XXI, chega às telonas a aclamada trilogia de Christopher Nolan, cujo primeiro filme foi "Batman Begins", de 2005, com Christian Bale, como Batman, Cillian Murphy, como o Espantalho, Liam Neeson, como R'as al Ghul, Michael Caine, como Alfred Pennyworth, Gary Oldman, como Tenente James Gordon, e Morgan Freeman, como Lucius Fox. Foi seguido por "Batman, o Cavaleiro das Trevas", de 2008, com Christian Bale, como Batman, Cillian Murphy, como o Espantalho, Huath Ledger, como o Coringa, Aaron Eckhart, como Harvey Dent/Duas-Caras, Michael Caine, como Alfred Pennyworth, Gary Oldman, como o Comissário Gordon, e Morgan Freeman, como Lucius Fox. E, finalizando a trilogia, veio "Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge", de 2012, com Christian Bale, como BatmanTom Hardy, como o BaneAnne Hathaway, como a Mulher-GatoMichael Caine, como Alfred PennyworthGary Oldman, como o Comissário Gordon, e Morgan Freeman, como Lucius Fox. 






E, por fim, estamos vivenciando a nova fase de BATMAN nos cinemas, iniciada pelo filme "Batman vs. Superman: a Origem da Justiça", de 2016, dirigido por Zack Snydercom Ben Affleck, como BatmanHenry Cavill, como o SupermanGal Gadot, como Mulher Maravilha Jesse Eisenberg, como Lex Luthor, Amy Adamscomo Lois LaneJeremy Irons, como Alfred PennyworthDiane Lane, como Martha Kent, e Laurence Fishiburne, como Perry White. Foi seguido pelo filme "Liga da Justiça", de 2017, também dirigido por Zack Snydercom Ben Affleck, como BatmanHenry Cavill, como o SupermanGal Gadot, como Mulher Maravilha Jason Momoa, como AguamanEzra Miller, como o FlashRay Fisher, como o Ciborgue, Amy Adamscomo Lois LaneJeremy Irons, como Alfred PennyworthDiane Lane, como Martha Kent, e Laurence Fishiburne, como Perry White.








Façamos, agora, uma análise da extensa história de BATMAN nas HQ's. Suas várias fases são, sempre, muito aclamadas em sua carreira nos quadrinhos de super heróis. Além da fase do próprio "Bob Kane" - junto com colaboradores, como o importantíssimo Bill Finger - e que foram mostradas nas artes acima apresentadas (dos primórdios do personagem e na história de seus principais vilões), podemos citar a fase "Jim Aparo" do personagem, nos Anos 1960, desenhando-o por muito tempo, criando uma ligação grande com o personagem (sendo dele, por exemplo, a abordagem do uniforme de BATMAN com capa azul e roupa cinza clara, que marcou o personagem até fins dos Anos 1970 e início dos Anos 1980) e, já mais adiante, a fase "Frank Miller" - que, com sua grafic novell "Batman, o Cavaleiro das Trevas", revitalizou o personagem (bem como os próprios quadrinhos de super heróis), em meados dos Anos 1990. Muitas sagas foram antológicas para a história de BATMAN, tais como: "A Queda do Morcego" (onde o vilão Bane deixa o BATMAN quase paraplégico), "A Morte do Robin" (onde o segundo Robin, Jason Todd, é assassinado pelo Coringa, dando lugar a um terceiro Robin, que viria, o jovem Tim Drake, já que o primeiro Robin, Dick Grayson, havia se tornado, já há algum tempo, o super herói Asa Noturna), "A Piada Mortal" (onde - de novo o Coringa - deixa Bárbara Gordon, a Batgirl, paraplégica - tornando-a a Oráculo, uma ajudante de BATMAN e sua "equipe" na luta contra o crime - e quase enlouquece o Comissário Gordon), e "Batman - Ano Um" (que mostra o primeiro ano de BATMAN como o super herói justiceiro de Gotham City). É interessante que muitas características dos argumentos destas importantes HQ's se tornam presentes nos roteiros de diversos filmes de BATMAN. Para quem já leu essas histórias, se torna fácil achar essas similaridades, basta estar atento...




 


Também é digno de nota a grande presença de BATMAN nos desenhos animados. Tudo se iniciou com um acordo entre a DC Comics e os estúdios HANNA-BARBERA, nos Anos 1960, dando a este último os direitos de usar o personagens em suas produções para a TV. Isso acabou dando origem a um dos desenhos animados mais cultuados da época, os famosos "Super Amigos" - que, além de BATMAN (e acompanhado de Robin), tinha, nessa equipe, outros super heróis da DC Comics, sendo eles: Superman, Mulher Maravilha e Aquaman (ou seja, seria a "Liga da Justiça" da HANNA-BARBERA). Além disso, BATMAN (e Robin, formando a chamada "Dupla Dinâmica"), participaram, como "convidados", em outros desenhos da HB, fazendo muito sucesso (e, assim, levando a popularidade do personagem às alturas). Isso ocorreu - não somente uma vez, é bom que se diga - em vários desenhos, sendo que, onde BATMAN foi mais "assíduo", foi com o personagem Scooby Doo...








Ainda no âmbito dos desenhos animados, alguns deles acabaram, já quase em fins do século XX - e, em especial, nos primeiros momentos do século XXI - retomando a verdadeira "alma" do personagem em seus argumentos. Foi o caso dos seguintes desenhos animados: "Batman: The Animated Series" (produzido pelo ótimo Paul Dini), "The Batman" (este, uma produção do Japão), "Batman, os Bravos e os Destemidos" (com uma abordagem focada na aura do BATMAN da "Era de Ouro" dos quadrinhos), e, pra terminarmos esse assunto, o ótimo "Batman do Futuro" (com uma visão do futuro de BATMAN e de seu legado)...


















E, já que estamos chegando ao final deste artigo - que se prestou a analisar estes 80 anos da criação do personagem BATMAN - vamos mostrar que o Morcego pode ser visto - cada vez mais - em todos os tipos de mídia que podemos pensar. Vamos iniciar mostrando a "carreira" do Homem Morcego nos vídeo-games (sendo que iremos mostrar somente alguns de seus jogos, já que há uma infinidade deles, tanto para "smart fones", quanto para aparelhos de vídeo-games ou computadores). Então, para citarmos uns poucos títulos, segue abaixo imagens de três jogos: "Lego Batman 2 - DC Super Heroes", "Batman Arkham City" e "Batman Arkham Knight"...











E, por fim, podemos - analisando BATMAN nas mais novas formas de mídia - ver que um dos seus trunfos - para se manter sempre tão atual, e um dos motivos de sua "carreira" tão longeva - pode ser apontada para sua grande "habilidade" em se manter sempre presente, nas mais modernas formas de entretenimento, de todos os momentos históricos nesses seus 80 anos. É o que podemos constatar no vídeo "Batmetal" - compartilhado do YouTube - uma animação para a internet que une BATMAN e sua equipe numa história (que está mais para um vídeo-clipe de rock "Heavy-Metal"), onde se mostra os "dotes" musicais de todos eles, já que formam uma espécie de banda (com Batman nos vocais, Asa Noturna na guitarra, Robin na batera e, tendo como participação mais do que especial, uma Batgirl extremamente sexy, nos backing vocals e na dança - com direito à um "strip tease" alucinante, ao final). É só clicar abaixo, e ver pra crer... 






Espero que tenham gostado desse artigo - que, pelo próprio assunto, acabou sendo bem longo - criado e escrito por mim - um historiador (daí o rigor histórico) - e que também é um grande fã das HQ's (em especial, os quadrinhos de super heróis), e sendo que o mesmo tem em BATMAN, o seu super herói predileto. Mas, mesmo assim, espero que tenha conseguido ser bem imparcial em meu texto (coisa que, realmente, não sei se eu consegui). 

Afinal, isso é bem difícil pra mim, já que BATMAN é o melhor, rsss...

Nenhum comentário: