terça-feira, 1 de outubro de 2019

10 Grandes Mistérios de nossa História



Este artigo se prestará a analisar - à luz da História conhecida - alguns dos grandes mistérios de nossa História. Porém, é bom que se diga, o que chamamos de "História" é - meramente (em termos cronológicos) - um período de algo em torno de 6.000 anos (ou seja, contamos como História o que podemos constatar através da "Invenção da Escrita", que ocorreu por volta de, aproximadamente, 4.000 a.C.). Então todo o extenso período anterior a este fato - um período de, aproximadamente, 20.000 anos (no mínimo), e chamado comumente de Pré-História - é infinitamente pouco conhecido.

A quantidade de mistérios - ou, para usarmos um termo mais científico, de "ocorrências ainda não totalmente conhecidas, pesquisadas e/ou compreendidas" - é extremamente extensa, porém, acabei por escolher somente o pequeno número de 10 delas, para aqui apresentar a vocês.

Outra coisa que é bom que fique bem claro: o artigo se presta a apresentar esses mistérios, mas não é minha intensão fazer um tratado sobre algum dos assuntos. Quando muito, posso apresentar algumas hipóteses aos fatos, mas sem a pretensão de teorizar ou dar respostas definitivas aos casos aqui apresentados.

Portanto, vamos aos mistérios aqui escolhidos para este artigo...


1) O Dilúvio é um acontecimento registrado e contado por diversas culturas no planeta.


Como explicar que, na mais remota Antiguidade (na realidade, bem antes da Idade Antiga começar, já que estamos falando de algo em torno de 10.000 a.C., ou seja, ainda na Pré-História, possa ter havido um cataclismo tão violento e nefasto, e com uma abrangência tão extensa, que acabe sendo relatado - deixando-o para a posteridade, em forma de mitos, lendas e, por fim, por escrito (e isso em nada menos do que em livros como a Torá judaica e a Bíblia cristã, bem como em livros de cunho de narrativas de mitos e lendas, nas mais diversas culturas através do planeta). Sendo assim, é patente que não é só em nossas atuais religiões que se fala em Dilúvio. Muitas e muitas lendas e mitos - escritos ou não - criados por povos tão díspares entre si, tais como: os sumérios, os hindus, os chineses, os hopi (da América do Norte), os babilônicos, os hebreus, muitas tribos africanas, os gregos clássicos (e sua lenda sobre a cidade submersa de Atlântida), os vikings, os aborígenes australianos (sendo este povo com a cultura mais antiga ainda sobre o planeta), dentre várias outras que poderíamos citar aqui. 

Algumas coisas são bem comuns em todas as narrativas, sendo que podemos apresentar estas, em especial: o Dilúvio foi enviado pelos deuses (ou por Deus, dependendo da cultura que fez a narrativa), bem como foram estes mesmos deuses (ou Deus), que salvou da morte certa uma parte da humanidade; em todas essas culturas - independente de como era a sua contagem do tempo - com alguns cálculos básicos, sempre chegamos a data do Dilúvio como sendo em algo bem próximo de 10.000 a.C. (sendo que, durante esse período, ocorreu um gigantesco desgelo nas geleiras do norte do planeta, como parte do processo de final da última Era do Gelo), fazendo com que a Ciência consiga, em parte, confirmar o acontecimento; e, por fim, há uma grande quantidade de achados arqueológicos - em cidades submersas, de diversas localidades pelo planeta - que, ao serem datadas, mostram que suas submersões ocorreram - também - por volta da mesma data de 10.000 a.C., o que mostra o quão no início ainda estamos (com relação a este assunto). Em outras palavras: ainda é um grande mistério para todos nós...


2) Granito Núcleo 7, de corte circular, feito no Egito antigo.


A peça acima exposta é conhecida como Núcleo 7 e é um pedaço de granito cortado em formato circular - com uma circunferência perfeita - e é algo que qualquer serra circular diamantada, em qualquer serralheria ou marmoraria atual, é capaz de cortar em alguns minutos. Porém, o grande mistério aqui é o fato dessa pedra muito bem cortada ter sido encontrada perto das Grandes Pirâmides de Gizé, no Cairo, capital do atual Egito, ainda no século XIX, e - mais intrigante ainda - é o fato dela ter sido datada, por carbono, como tendo algo em torno de 4.500 anos de idade. Ou seja, essa descoberta é como encontrarmos uma maravilha da engenharia das mais modernas, feita no mesmo período da construção das pirâmides. Não parece encaixar, não é mesmo?

Nesse caso, o grande mistério é: tinham os egípcios uma tecnologia tão moderna? Afinal, ela deveria ser bem a frente de seu tempo, uma vez que, em nossos dias, para fazermos o mesmo tipo de peça, temos de utilizar uma serra circular, que se utilize de energia elétrica, e que seja diamantada (mesmo que se desconheça o fato dos egípcios terem se utilizado de diamantes, por qualquer motivo que fosse). E, outro ponto importante: com as ferramentas e a tecnologia que atribuímos aos egípcios àquela época, seria impossível fazer uma peça como aquela. Sendo assim, estamos com outro grande mistério a nossa frente...


3) Hieróglifos com veículos modernos em templo em honra do faraó Seti I, na localidade de Abydos (no Egito antigo).


O que podemos dizer sobre o achado de hieróglifos egípcios bastante antigos - com mais de 3.000 anos de idade - em um templo construído em honra do faraó Seti I (considerado o primeiro faraó da XIX Dinastia, já durante o chamado Novo Império, tendo ele reinado entre os anos de 1290 e 1279 a.C.), e, ao analisarmos os mesmos, podermos reconhecer - nitidamente - representações de helicópteros, lanchas do tipo dos atuais veículos anfíbios (como os "hovercraft"), e, até mesmo, relevos com naves aéreas muito parecidas com a nossa iconografia contemporânea para se mostrar o que hoje chamamos de "discos voadores"?

É esse tipo de achado que alimenta tanto as várias teorias conhecidas como "Teoria dos Alienígenas Ancestrais" (aquela que - grosso modo - nos diz que os deuses narrados na maioria das culturas e religiões, foram, na realidade, seres de outros planetas, que nos visitaram em nosso passado remoto, com o intuito de nos ajudar em nossa evolução planetária). Esse é um dos mistérios - ou teoria misteriosa - que permeia muitos dos mistérios aqui apresentados (e em muitos outros pelo mundo).


4) Bateria encontrada na Bagdá antiga.




Este é outro caso notório de tecnologia dita moderna encontrada num passado longínquo (como é o caso dessa antiga bateria elétrica, que é totalmente funcional). Ela foi encontrada, no século XIX, por um arqueólogo alemão, nas imediações da atual Bagdá (em um sítio arqueológico onde boa parte da antiga Bagdá estava sendo escavada).

Agora, o mais intrigante é que, seguindo-se a sua forma de montagem e de utilização, obtêm-se, sim, uma carga elétrica que pode ser medida por um amperímetro dos atuais. Os partos - povo integrante do Império Parta (ou Parto), e que fundaram a antiga Bagdá, tinham energia elétrica utilizando-se desse tipo de bateria? Boa pergunta! E a resposta a isso é mais um dos mistérios a serem analisados melhor num futuro próximo...


5) Um estranho hieróglifo de uma espécie de Lâmpada, presente num relevo das paredes de Dendera (num templo dedicado a deusa Hator), no antigo Egito.


Aqui se apresenta outro caso notório de tecnologia atual sendo antevista num passado remoto. Afinal de contas, se olharmos para o relevo acima apresentado (encontrado no templo de Dendera, em honra da deusa Hator, no antigo Egito), o que vislumbramos é uma imensa lâmpada elétrica (que contém até mesmo o filamento incandescente interno da mesma). Mas, de novo, nos deparamos com a mesma pergunta que nos suscita a bateria de Bagdá: havia energia elétrica nesse período egípcio da Antiguidade?

Bom, quanto a esta resposta, ela é vista de duas formas: ou a que é considerada óbvia (ou seja: não havia energia elétrica no mundo até o século XIX), ou, se havia eletricidade antes disso, não há comprovação disso até os nossos dias (mediante os estudos e as escavações feitos até então). Mas, não há como negar que muitas dúvidas ficam no ar, e, dentre elas, a mais simples e mais banal é a que mais atordoa os estudiosos: se não havia energia elétrica no Egito antigo - e tudo o que foi esculpido e pintado nas pirâmides e tumbas de faraós e de nobres foram feitos com o uso de lamparinas abastecidas com algum tipo de óleo - por quê, então, não há nenhum tipo de fuligem negra nos tetos de nenhuma dessas obras? Bem, esse é outro dos mistérios que a posteridade deverá solucionar...


6) Mecanismo de Anticítera encontrado no litoral de ilha grega, criado na Grécia antiga.


Este outro artefato da Antiguidade (no caso, da Grécia antiga), é interessantíssimo. Afinal de contas ele foi encontrado, por acaso, em 1901 - e acabou sendo datado como sendo de, aproximadamente, 87 a.C. - deixando, a princípio, todos abismados (já que não se sabia o que ele era e nem para que era utilizado). E, durante um bom tempo, ficou-se somente nas hipóteses sobre o mecanismo. O nome de "Mecanismo de Anticítera" vem, justamente, do fato de não se saber exatamente o que ele é (daí "mecanismo"), e mais o termo "de Anticítera" (devido ao local onde o mesmo foi encontrado, no fundo do mar, bem ao largo da costa da ilha grega de Anticítera, próxima à ilha de Creta).


Demoraria ainda um certo tempo para que exames mais detalhados, com equipamentos mais modernos - com uma tecnologia mais precisa (como em escaneamentos digitais e espectrogramas computadorizados de alta resolução) - para que se pudesse ter uma ideia melhor do que esse mecanismo realmente era. E isso só aconteceu durante a segunda metade do século XX (quando, por exemplo, em 1971, utilizaram raios gama para fazer uma análise completa do mecanismo, inclusive por dentro de suas engrenagens). O resultado, desses exames todos, foi que o mecanismo era parte de um equipamento maior e mais complexo e, com essas conclusões, chegou-se à seguinte teoria: ele era uma máquina de cálculos (podendo ser, até mesmo, considerado como uma espécie de precursor dos computadores), e sua utilização era em cálculos astronômicos, podendo ser usado para se prever eclipses, trajetória de planetas, rotação e grau de inclinação do nosso planeta, etc... Ele é, na verdade, a prova de que a tecnologia da Antiguidade - em especial, na chamada Grécia Clássica - era bem mais avançada do que supúnhamos anteriormente, o quê, por si só, já nos soa como um mistério (porém, nesse caso, um mistério mais solúvel, digamos), ao menos de início, que outros aqui apresentados. Mas, quanto ao seu funcionamento - por exemplo - ainda estamos longe de compreendermos bem este espantoso equipamento (e de cujo "Mecanismo de Anticítera" é apenas uma parte de um todo maior e mais complexo). Aguardemos os próximos capítulos dessa saga!!...


7) Vestígios de explosão nuclear em Mohenjo-Daro, no Paquistão antigo.



Outro imenso mistério da Antiguidade é o caso de Mohenjo-Daro, uma cidade da região do Paquistão antigo, é interessantíssimo. E também é um dos maiores exemplos de caso misterioso que é correlacionado à teorias advindas diretamente das chamadas, comumente, "Teoria dos Alienígenas Ancestrais". E, ao adentrarmos a história que aqui contaremos, podemos entender melhor o porquê disso. Afinal de contas, onde poderemos encontrar um outro lugar em que, em plena Idade Antiga, pode-se ter um local onde - ao menos quanto a muitos dos estudos por lá perpetrados - pode ter havido um ataque nuclear de proporção tamanha a ponto de deixar traços e vestígios vistos até os dias de hoje.

Agora, é bom que se diga: a Ciência convencional não concorda com isso tudo, dizendo que a localidade foi utilizada por um bom tempo e que, por volta de 4.000 a.C., a mesma foi abandonada (não se tendo, ainda, uma boa resposta para a causa desse abandono). Porém, para os adeptos da "Teoria dos Alienígenas Ancestrais", alguns pontos são muito emblemáticos - e, até mesmo, tido abertamente como um dos bons exemplos, dos mais bem acabados, da própria teoria - como podemos ver quando analisamos os fatos sob esse prisma. Façamos - também nós - isso, portanto. Como houve uma debandada geral do local, toda a história conhecida de Mohenjo-Daro acaba dando margem à isso; porém, muito mais aconteceu - ou pareceu acontecer - para que toda essa suposição tenha algum tipo de embasamento (ou pseudoembasamento, como diriam os cientistas mais - digamos - convencionais), uma vez que, nessa localidade, não se encontrou cemitérios (mas sim, vários e vários corpos, que foram encontrados no cume do maior morro no entorno da cidade, parecendo que todos estavam ali tentando fugir de alguma hecatombe cruel e sem saída), tendo todos posições estranhas - como se tivessem morrido de forma rápida e sem chance alguma de salvação - e seus corpos têm, até hoje, altos graus de radioatividade. Também parecendo corroborar a ideia de ataque nuclear é o encontro - em toda a área da cidade, de rochas vitrificadas (coisa que só acontece em temperaturas extremamente altas - como as que são atingidas numa explosão atômica). E, para terminarmos por aqui, muitos associam a ideia de uma guerra nuclear ter gerado esse sítio arqueológico tão ímpar, se baseando nos textos hindus antigos (pertencentes aos Vedas), em especial o chamado "Mahabharata" (que narra uma guerra entre seres poderosos - chamados de deuses na mitologia e religião hindu, e isso até nossos dias - sendo que a batalha e suas armas, remetem aos resultados de uma guerra atômica). E, se vistas com nossos olhos contemporâneos, realmente fica difícil não pensar nisso. Como podem ver, é um dos grandes - e bem pouco conhecido, ainda - mistérios da História...


8) A enorme e misteriosa Caverna de Longyou, construída na China antiga.



Um dos mais novos mistérios da História é o encontro de vastas cavernas (todas com traços nítidos de algum tipo de intervenção humana - ao menos em parte - coisa curiosa, em se tratando de uma caverna). Estamos falando da chamada Caverna de Longyou, encontradas somente em 1992, na província de Zhejiang, na China.


A Ciência convencional ainda não tem uma boa teoria quanto aos motivos da existência das cavernas, muito menos quem às fez (ou o porquê de às terem feito). Outra coisa - que é a que mais dá clima de mistério às cavernas (e acaba lingando-as à chamada "Teoria dos Alienígenas Ancestrais") - é o fato de, sendo o Império Chinês tão conhecido por documentar muito bem todos os atos, leis e construções durante a sua milenar História, não haver nada sobre as cavernas (mesmo sendo as mesmas uma construção tão espetacular), o que é, no mínimo, extremamente estranho. E, para não nos estendermos nesse assunto (ainda muito pouco conhecido e mesmo estudado), podemos citar seu maior mistério: onde foram parar os milhões de metros cúbicos de terra retirados de uma construção tão enorme como são essas cavernas e grutas? Afinal, deveria haver algum tipo de vestígio - principalmente numa realocação tão grande de pedras, terra e detritos que uma empreitada como a Caverna de Longyou geraria - vocês não acham? Daí o tamanho e a extensão desse mistério...


9) Mapas antigos em que já se encontrava a localização das Américas.



Um dos mistérios da História que se fala já há um bom tempo é referente às Américas, afinal, em várias culturas, se encontram alusões que nos levam a crer que - muito antes da viagem de Cristóvão Colombo, em 1492 - muitos povos já tinham conhecimento (e, em alguns casos, até mesmo contato) - com as Américas.



Achamos essas evidências, principalmente, em mapas antigos - como o que apresentamos acima - onde podemos dizer que "as contas não batem". Afinal, como explicar mapas onde as Américas aparecem antes das mesmas terem sido - oficialmente - descobertas? É o caso do já citado - e apresentado - mapa acima (feito mais de 500 anos ANTES da viagem de Colombo), mapa este feito pelos chineses. E há casos mais emblemáticos, como mapas e citações sobre terras a oeste da Europa, ocorridas ainda durante a Idade Média. (em datas tão díspares como em 1325). Em um dos casos (sendo que, nesse caso, o foco é o nosso próprio Brasil, ainda durante a Antiguidade, por volta de se fala sobre uma ilha que davam o nome de "Hy Brazil", sendo esse fato citado como sendo parte de lendas de povos antigos que habitavam a atual Irlanda, isso lá nos idos de 480 a.C.). Estranho? Misterioso?? Impossível??? Bom, como a maioria desses mistérios da História, muito ainda falta para entendermos mais sobre o assunto...


10) Flagrantes de viajantes do tempo em vários períodos históricos?




Bem, e agora vamos ao nosso último tópico, sendo que, como de hábito, deixamos o melhor - ou o mais emblemático - pro final. Vamos a ele?...


Acho mesmo que, dentre os assuntos abordados na "Teoria dos Alienígenas Ancestrais", os assuntos mais analisados e comentados são os que têm a ver com viagens (sejam elas viagens no tempo, no espaço longínquo ou entre outras dimensões). E, mesmo que pareça um assunto totalmente ilusório - puramente, um caso de ficção científica - é bom que não nos esqueçamos de que, o maior físico que já tivemos - o grande Albert Einstein - postulou (em sua "Teoria da Relatividade Geral", em 1915), que, ao menos de forma teórica, a viagem no tempo é algo possível (deixando claro que somente a viagem para o futuro seria coerente, mas o contrário, a tão sonhada viagem ao passado, não o era). Porém, o que mais nos traz assombro é justamente que as fotos que aqui apresentamos poderiam - se realmente comprovadas - provar a existência de viajantes do tempo que voltaram ao passado. Se não, como explicarmos as fotos aqui apresentadas, sendo elas: na primeira, de 1917, aparece um rapaz, com cara e roupas de um surfista da década de 1960, presente numa cena ocorrida quase 50 anos, em seu passado; na segunda, da final da Copa do Mundo de 1962, no Chile (quando o Brasil tornou-se Bi-Campeão Mundial), aparece um repórter fotografando Mauro - o capitão de nosso Bi, prestes a levantar a Taça Jules Rimet - com o que nos parece um aparelho celular); e, por fim, outro viajante do tempo aparece, com roupas e óculos escuros, bem coerentes com a moda dos Anos 1980 / 1990, numa foto dos Anos 1950. Eh, aí? Eram viajantes do tempo visitando o passado histórico?? Só o tempo - e os devidos estudos e pesquisas - poderão, num futuro próximo, nos revelar mais sobre estes mistérios da História... 


-x.X.x-

Espero que tenham gostado do artigo. Sua foi uma tentativa de mostrar a História como algo que - na realidade - ainda não está totalmente "fechada", conhecida - coisa que é bem comum nessa Ciência (diferente do que muitos acham). E dizemos isso não simplesmente devido aos mistérios aqui apresentados, mas também devido às mudanças que vão ocorrendo nos textos históricos e em seus estudos, uma vez que a História muda sempre (dependendo, para isso, que novas descobertas aconteçam, coisa que ocorre todos os dias, é bom que se diga)...

E, para que se conheça mais da aqui apresentada "Teoria dos Alienígenas Ancestrais", achamos importante que acessem o link abaixo, para darem uma olhada no site da programa de TV "Alienígenas do Passado", do canal de TV fechada ("à cabo"), HISTORY, que têm muitos programas sobre esses assuntos aqui tratados (e muitos outros):

Alienígenas do Passado - History


Outro link legal para que vocês acessem é o que segue, de outro artigo deste blog "Histérica História", onde o assunto são novos sítios arqueológicos encontrados recentemente (muitos deles ligados, de alguma maneira - e por alguns estudiosos - ao assunto da "Teoria dos Alienígenas Ancestrais"):

Novos sítios arqueológicos: a evolução da História



Por enquanto é isso!! Até um próximo artigo...

Nenhum comentário: