Bem, responder a essa pergunta é basicamente bem fácil, mas, como verão nesse artigo, quando o assunto é o nosso calendário ou mesmo a contagem do tempo, isso acaba não sendo tão fácil assim...
Isso porque um calendário acaba sendo definido por marcadores estabelecidos arbitrariamente por uma ou outra pessoa envolvida de alguma forma em sua criação. Por exemplo, a ideia de se contar o tempo a partir do ano de nascimento de Jesus Cristo só começou a ser pensada quase 500 anos após sua morte.
E, como não se tinha com exatidão essa data, acabaram se instituindo o Ano 1 com base em contagens referentes a contagem de tempo dos romanos (que, àquela época, ainda não tinham a religião católica como sua religião oficial). Com isso, vários "arredondamentos" e erros foram sendo cometidos nessa contagem, e hoje o cálculo mais "camarada" com nossos erros nos diz que Cristo nasceu, na realidade, mais ou menos, em 3 a.C. (Isso mesmo: Cristo nasceu "antes de Cristo"!!)
Mas esse não é o único erro. Por não haver um Ano 0 (Ano Zero), o que é até bem compreensivo, faz com que o período de tempo de uma década acabe sempre no número da década seguinte acrescido do número zero, sendo por isso que o ano que estamos começando, mesmo sendo 2020, seja o último ano da Década de 10 (e o início da Década de 20 seja somente no próximo ano, em 2021). Pelo mesmo motivo o ano 2000 ainda é Século XX e o Século XXI só se iniciou em 2001. E isso ocorre, basicamente, devido não ter havido um Ano 0 (Ano Zero), entenderam?...
Espero que tenham gostado de nossa primeira curiosidade de 2020, e aguardem nossos próximos artigos. E, para ficarem a par dessas ideias referentes aos calendários, segue abaixo o link para um artigo anterior do próprio blog "Histérica História":
Bom Ano Novo a todos e até mais, pessoal...
Nenhum comentário:
Postar um comentário