sábado, 12 de setembro de 2020

Entre AS CRÔNICAS DE NÁRNIA e O SENHOR DOS ANÉIS: a primeira metade do século XX através de duas grandes obras da Literatura de Fantasia



Através deste artigo vamos analisar alguns fatos da primeira metade do século XX, nos utilizando da comparação entre duas das grandes obras da Literatura de Fantasia (que praticamente deram início - ou um reinício - à este tipo de literatura, durante o próprio século XX), no tocante ao momento histórico de suas respectivas produções e posteriores publicações. Estamos falando de duas séries literárias, que são: "As Crônicas de Nárnia", do escritor irlandês C. S. Lewis, e de "O Senhor dos Anéis", do escritor britânico J. R. R. Tolkien...

Para tanto, iremos apreciar as biografias dos dois autores, suas obras em questão (e um pouco de suas bibliografias), a produção e publicação de suas respectivas obras literárias (relembrando também como foi a transposição destes livros para o cinema), terminado com uma análise dos fatos históricos pertinentes às obras e seus autores.

Vamos, portanto, a toda essa análise...




* Clive Staples Lewis - ou, como ficou comumente conhecido, C. S. Lewis - é irlandês e nasceu em 29 de novembro de 1898, na cidade de Belfast, na Irlanda (hoje, no território da atual Irlanda do Norte), sendo, portanto, um cidadão britânico. Teve uma infância feliz, em meio aos livros da biblioteca de sua família, na propriedade dos Lewis, na região dos campos da Inglaterra. Serviu durante a Primeira Guerra Mundial, algo que influenciou bastante a sua vida. Ainda durante a guerra, quando foi forçado a servir, teve de parar seus estudos em Oxford (onde havia entrado em 1916); após o término da guerra, em 1918, focou em sua carreira acadêmica, tendo voltado aos estudos. Formou-se em Letras e Literatura, aos 22 anos, em 1920. Foi professor de Literatura Medieval e Renascentista, bem como um escritor prolífico (tendo escrito não somente livros de ficção - onde ficou mais conhecido - mas também obras acadêmicas extremamente importantes). Morreu em 1963, em Oxford, na Inglaterra, aos 64 anos, após um ataque cardíaco - que o levou a um coma de 2 dias - e acabou morrendo, em 22 de novembro de 1963 (coincidentemente, o mesmo dia das mortes do presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, e do também escritor, Aldous Huxley), e há exatamente uma semana de completar os seus 65 anos de idade...

* John Ronald Reuel Tolkien - ou, como é realmente conhecido, J. R. R. Tolkien - nasceu, em 3 de janeiro de 1892, em Bloemfontein, na região do Orange, no sul da África (na atual África do Sul), sendo, assim, um cidadão britânico, também. Aos três anos de idade passou a viver na Inglaterra, tendo iniciado seus estudos superiores, doutorando-se em Letras e em Filologia (pela Universidade de Liège, de Dublin), tornando-se professor universitário da Universidade de Oxford. Também serviu durante a Primeira Guerra Mundial, algo que o influenciou bastante, porém, de uma forma mais intensa do que a que acometeu C. S. Lewis. Como escritor, é autor de obras de não-ficção - obras acadêmicas - e de obras de ficção - em especial, suas obras de seu universo de "O Senhor dos Anéis" - sendo esta última a obra que o fez mais conhecido. Morreu em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos, em Bournemouth, na Inglaterra...   


.x-X-x.


AS CRÔNICAS DE NÁRNIA

Na obra mais conhecida de C. S. Lewis - a série de 7 livros "As Crônicas de Nárnia" (escritos entre 1949 e 1954, e publicados entre 1950 e 1956) - apresenta-se um clássico da Literatura de Fantasia do século XX, que, juntamente com as obras de Tolkien, deram um novo fôlego ao gênero (então, meio esquecido pelas editoras). Como dito, a obra foi dividida em 7 livros (como exposto abaixo, seguindo as datas de publicação originais):

1.º) - "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" (1950)
2.º) - "As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Caspian" (1951)
3.º)"As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada" (1952)
4.º)"As Crônicas de Nárnia: O Trono de Prata" (1953)
5.º)"As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino" (1954)
6.º)"As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago" (1955)
7.º)"As Crônicas de Nárnia: A Última Batalha" (1956)




Com relação à temática, a série "As Crônicas de Nárnia" costuma atingir mais - e ter uma maior interação e abrangência - o público infanto-juvenil (sendo, por isso mesmo, considerada por muitos críticos como uma obra destinada a este público específico, mesmo que muitos e muitos adultos também a leiam), diferente da forma como a obra de Tolkien acabou sendo entendida e tratada pela crítica e pelo mercado editorial. Esta extensa série de Lewis foi adaptada para o rádio, o teatro, a televisão e o cinema (porém, sempre de uma forma incompleta, já que alguns livros ficaram de fora destas mesmas adaptações), sendo mais contemporânea a nós os filmes que foram adaptados para o cinema entre 2005 e 2010. Para tanto, a seguir vão os filmes (com seus dados principais), e, mais abaixo, o trailer do primeiro filme (para relembrarmos um pouco) [Gentilmente cedido pelo YouTube]:

1.º) - "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" (2005) - Direção: Andrew Adamson
2.º) - "As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Caspian" (2008) - Direção: Andrew Adamson
3.º) - "As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada" (2010) - Direção: Michael Apted


TRAILER DO FILME: "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" (2005) - Direção: Andrew Adamson




O SENHOR DOS ANÉIS

A sua obra mais conhecida é como se fosse uma parte de um todo muito maior, de uma espécie de "universo" criado por seu autor, J. R. R. Tolkien, algo tão extenso e profundo que o próprio chegou a cunhar até mesmo um novo termo para o tipo de literatura que ele fazia: a "Mitopeia" (algo como que uma "epopeia mitológica"), sendo a sua série complementar a outros livros. Portanto, focarei, aqui, na série - de 3 livros, "O Senhor dos Anéis" (escritos entre 1937 e 1949, e publicados entre 1954 e 1955) - série que é um clássico da Literatura de Fantasia do século XX, que, juntamente com as obras de Lewis, deram enorme força ao gênero. Além dessa série, há também o livro "O Hobbit" (lançado em 1937, sendo, portanto, anterior à série "O Senhor dos Anéis", tanto em seu lançamento, na vida real, quanto na estória do livro), bem como o livro "O Silmarillion" (lançado postumamente, em 1984, como uma espécie de "manual de instruções" da Terra Média, um calhamaço com uma quantidade enorme de informações aos fãs dos livros, da estória e do próprio "universo" - da "Mitopeia" - de Tolkien). Sua obra-prima foi dividida em 3 livros - mais o livro "O Hobbit"antes, e "O Silmarillion"depois. Para um melhor entendimento, dispusemos os livros na ordem (como exposto a seguir, pelas datas de publicação originais dos mesmos):

- "O Hobbit" (1937)

1.º) - "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" (1954)
2.º) - "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres" (1954)
3.º) - "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (1955)

"O Silmarillion" (1984)




Com relação à sua densa e profunda temática, a série "O Senhor dos Anéis" costuma não ser tão ligada ao público infanto-juvenil, diferente da forma como a obra de Lewis acabou sendo entendida e tratada pela crítica e pelo mercado editorial. A obra de Tolkien também foi adaptada para o rádio, o teatro, a televisão e o cinema, sendo mais contemporâneo a nós os filmes que foram adaptados para o cinema, a partir de 2001 (e, depois, com uma segunda trilogia, desta vez de "O Hobbit"). Para tanto, a seguir vão os filmes da série "O Senhor dos Anéis" (com seus dados principais), e, mais abaixo, o trailer do primeiro filme (para relembrarmos) [Gentilmente cedido pelo YouTube]:

1.º) - "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" (2001) - Direção: Peter Jackson
2.º) - "O Senhor dos AnéisAs Duas Torres" (2002) - Direção: Peter Jackson
3.º) - "O Senhor dos AnéisO Retorno do Rei" (2003) - Direção: Peter Jackson


TRAILER DO FILME: "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" (2001) - Direção: Peter Jackson




.x-X-x.


FATOS HISTÓRICOS DA VIDA DOS AUTORES E DAS ESTÓRIAS:

Os fatos históricos que permeiam as vidas dos dois autores é o próprio "Século XX", com a Primeira Guerra Mundial, o Período do Entre-Guerras, a Segunda Guerra Mundial, chegando até mesmo em parte da Guerra Fria. Porém, nas vidas de C. S. Lewis e de J. R. R. Tolkien o fato mais marcante foi a Primeira Guerra Mundial, na qual os dois serviram. No caso de Lewis, ficou marcada pela morte em batalha de um amigo seu - de antes da guerra - tendo os dois feito um pacto de, caso um dos dois morressem, o amigo que sobreviveu cuidasse da mãe do amigo que faleceu (promessa que Lewis cumpriu, até a mãe de seu amigo morrer); já Tolkien participou de batalhas sangrentas e voltou das trincheiras com sérios traumas de guerra (coisa que influenciou sua obra, uma vez que, quando Frodo consegue destruir o "Um Anel", voltando para o Condado, ele volta transformado - transtornado também seria uma boa palavra - tem insônias e torna-se - como seu criador - uma espécie de "neurótico de guerra"). Já quanto as obras em si, ambas bebem de fontes folclóricas e mitológicas, com histórias que são fábulas fantásticas onde habitam animais falantes, feiticeiras, cavaleiros, elfos, anões, hobbits, dragões - seres  que povoavam as lendas da Idade Média (muitas dela ligadas a criação dos reinos bárbaros).


.x-X-x.


Gostou desse tipo de artigo, mesclando História e Literatura? Então clique no link abaixo, com um artigo da semana passada (também do acervo do blog "Histérica História"), cuja temática é essa mesma:




E continue prestigiando nosso blog... Abraço!!...

Nenhum comentário: