sexta-feira, 15 de maio de 2015

Alguns personagens históricos que deram seus nomes à eras históricas (dois na História do Mundo e um na do Brasil)

Personagens da História muitas vezes são tão importantes num determinado contexto que acabam nomeando um determinado período histórico. Vamos falar de três deles (dois da História do Mundo - ou, mais especificamente, da Europa - e um da História do Brasil). São eles (que nomeiam as respectivas eras):


* Napoleão Bonaparte, da França (com a sua "Era Napoleônica"): durou do final da Revolução Francesa (em 1799), até 1815. Sua passagem pelo poder na França pode ser dividido em três etapas, sendo elas o Consulado, o Império e o Governo dos 100 Dias. No primeiro ele foi angariando um poder cada vez maior, que culminou em sua coroação como imperador (com o título de "Napoleão I"), e, por último, o chamado "Governo dos 100 Dias" (após fugir da Ilha de Elba, no início de 1815). Sua influência é tamanha que esteve, indiretamente, envolvido nas independências das colônias espanholas na América, e também, nesse caso, diretamente, é o responsável pela ida da Família Real Portuguesa para o Brasil, que influenciou totalmente na independência da colônia portuguesa, em 1822.




* Rainha Vitória, da Inglaterra (da "Era Vitoriana"): iniciou seu reinado em 1837 (estendendo-se até sua morte, em 1901), sendo este um dos mais extensos da monarquia inglesa. É considerado o de maior importância, política e econômica, pois fez com que a Inglaterra se tornasse a maior potência da época. Essa era é também reconhecida como uma das de maior produção cultural (principalmente no âmbito da literatura, com a criação de obras importantíssimas até nossos dias, com livros como "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson e "Drácula", de Bram Stoker, bem como a série de "Sherlock Holmes", de Arthur Conan Doyle). É também lembrada por ser um dos momentos onde uma espécie de puritanismo muito exacerbado foi mais amplamente difundido nos costumes ingleses.




* Getúlio Vargas, do Brasil (que nomeou a chamada "Era Vargas"): durou de 1930 à 1954, sendo este o governante que mais tempo esteve à frente do Brasil. Este período pode ser dividido em quatro (ou cinco), partes, como veremos adiante. Ela se inicia com a Revolução de 1930, quando do chamado "Governo Provisório" (de 1930 a 1934), segue com o "Governo Constitucional" (de 1934 a 1937), se complementa, após um golpe de Estado, com a ditadura do "Estado Novo" (de 1937 a 1945). Aqui há uma "saída" de Vargas do poder, após sua destituição, ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Porém, sua influência ainda era tamanha, pois, quando novas eleições são conclamadas, é o candidato de Vargas quem ganha as ganha (no caso, Eurico Gaspar Dutra), sendo esta a quinta parte que poderíamos considerar (ou não), como pertencente à Era Vargas. E, terminando, segue a quarta parte da era nominada por ele, o perídodo conhecido por "Governo Eleito", uma vez que ele foi, depois do governo Dutra, eleito diretamente para um governo que durou de 1950 a 1954, ano onde acabou abruptamente com seu suicídio, em agosto de 54. Sua influência é tamanha, sendo até hoje conhecido como um dos mais importantes presidentes brasileiros, tendo a alcunha de "Pai dos Pobres" (mesmo que ele não tenha sido assim tão preocupado com os pobres do Brasil, sendo, por isso mesmo, o maior expoente da Populismo brasileiro).




Espero que tenham gostado dessa matéria, que teve a intenção de ser, até certo ponto, inusitada...

Nenhum comentário: