domingo, 26 de julho de 2015

Quer aprender História? Leia histórias em quadrinhos!...

O ensino e a aprendizagem em História pode ser bem mais prazerosa com o uso de algumas ferramentas midiáticas, tais como o cinema, o teatro, os desenhos animados ou as histórias em quadrinhos. Atendo-se somente a esta última, segue uma relação de HQ's com os respectivos temas históricos qua as mesmas abordam. Divirtam-se!!!

1.) Asterix e Obelix (1959), de René Goscinny e Abert Uderzo: como é uma série, aborda várias culturas da Antiguidade, desde como seriam os bárbaros (uma vez que Asterix e Obelix são gauleses, portanto bárbaros que povoaram o norte da atual França), os romanos (já que são eles os inimigos dos gauleses), e faz uma boa passada por vários outros povos, tais como os egípcios ou os antepassados de ingleses, os germânicos, etc...


2.) Príncipe Valente (1937), de Hal Foster: série de tiras em quadrinho de onde se pode tirar cenas que, mesmo 'romanceadas', nos remetem a alguns usos e costumes da sociedade medieval, com seus cavaleiros, princesas, vilões (aqui entendidos como moradores das vilas medievais), bem como da nobreza feudal (aqui entendidos como os reais vilôes dessa história e da História).


3.) X-Men (1963), de Stan Lee e Jack Kirby: o período de luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, na década de 1960, pode ser analisado na disputa entre os personagens-líderes Professor X (Charles Xavier) e Magneto (Eric Magnus) nas HQ's da Marvel Comics, uma vez que ela foi inspirada na disputa ideológica real entre os dois líderes do Movimento pelo Direito dos Negros: de um lado, Martin Luther King Jr. (que, como o Professor X, nas HQ's, pregava a coexistência pacífica entre humanos e mutantes), podendo-se comparar ao que pregava Luther King, que queria que o mesmo ocorresse entre os brancos e negros), e Malcom X (que, como Magneto, nas HQ's, que achava que os mutantes deveriam eliminar os humanos, pode ser comparado a Malcom X, que também achava que os negros deveriam acabar com os brancos).


4.) Os Fradinhos (1964), de Henfil: querendo-se saber mais sobre a política e a cultura dos anos de Ditadura Militar no Brasil, devemos ler as HQ's de Os Fradinhos que o cartunista brasileiro Henfil manteve durante todo o período de 21 anos de Ditadura Militar (bem como outros de seus personagens, todos sempre muito 'engajados' no contexto histórico em questão).

]

5.) Fritz, the Cat (1965), de Robert Crumb: quer aprender, numa espécie de "curso rápido", o que foi a Contra Cultura da década de 1960, de uma boa olhada nas HQ's do mestre Robert Crumb, pois nas 'epopeias' desse gato vagabundo e junk estão o amor livre, os shows de rock, as revoluções estudantis, as conspirações da CIA e, até mesmo, a corrida espacial, que remonta ao pano de fundo geral da própria Guerra Fria.



Nenhum comentário: