domingo, 11 de novembro de 2018

Os 100 anos do término da Primeira Guerra Mundial


Hoje se completa os 100 anos de término da Primeira Guerra Mundial (já que o armistício foi assinado pelos alemães no dia 11 de novembro de 1918). Era o final da então chamada "Grande Guerra", porém ela terminou como que numa espécie de "empate técnico" (e que os governantes alemães, da recém criada República de Weimar, preferiram protelar e capitular, rendendo-se incondicionalmente aos países da Tríplice Entente - à saber: Reino Unido, FrançaImpério Russo e Estados Unidos da América, também conhecidos como "Aliados"). Isso terminou com a guerra, uma vez que o outro lado do combate, a chamada Tríplice Aliança (também conhecida como "Impérios Centrais"), era capitaneada pelo Império Alemão, juntamente com o Império Austro-Húngaro e o Império Otomano.

Quando isso aconteceu, o mundo já se achava há 4 anos em guerra (já que ela se iniciou em 28 de julho de 1914), sendo que seu estopim tem um motivo básico (porém, sendo causado por vários outros fatores, que explicarei - de forma resumida - logo a seguir). Um mês antes do início da guerra, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado quando fazia uma visita à Saravejo, capital da Sérvia, fazendo com que a Europa toda entrasse em polvorosa (uma vez que, nos anos anteriores, houve uma grande corrida armamentista, bem como uma série de alianças políticas e militares, em sua maioria, de forma secreta). Com isso, após o assassinato, veio uma série de declarações de guerra, levando a Europa ao pior conflito militar até então visto.


Tudo se iniciou com uma ação que ficou conhecida por "Guerra de Movimentos", onde as nações foram posicionando seus exércitos. Não muito depois, as ações bélicas de avanço foram sendo barradas pelo que ficou conhecido como "Guerra de Trincheiras", fazendo com que a guerra chegasse a um grande impasse (que durou até o seu final).



Algo que pouco se diz sobre ela é que, proporcionalmente, a Primeira Guerra Mundial foi mais mortal do que a Segunda Guerra Mundial (uma vez que ela durou menos - 4 anos na 1.ª, para 6 anos na 2.ª - e seu campo de batalha foi menor - basicamente somente a Europa na 1.ª, para Europa, África, Ásia e o Pacífico Sul na 2.ª). E foi durante a Primeira Guerra Mundial que se testou muitos armamentos novos e muito letais, tais como: gases venenosos, metralhadoras, tanques e lança-chamas, dentre outros...



  
E, para falarmos especificamente do final da Primeira Guerra Mundial, após a assinatura do armistício, em 11 de novembro de 1918 - mais precisamente no ano seguinte, em 1919 - foi assinado o Tratado de Versalhes, que acabava por tratar a Alemanha como a única culpada pela guerra, impingindo aos alemães - como dizia o próprio texto do tratado em questão - "toda a perda e danos a que os Aliados, os governos associados e seus nacionais foram submetidos como consequência da guerra imposta sobre eles pelas agressões da Alemanha e de seus aliados".



E este epílogo da Primeira Guerra Mundial acabou sendo - mesmo - o próprio prólogo da Segunda Guerra Mundial, uma vez que o ataque aos termos do Tratado de Versalhes foi um dos principais motivos de críticas - dentro dos discursos radicais de um ainda pouco conhecido orador (chamado Adolf Hitler), um ex-cabo que lutou nesta "Grande Guerra", e que acabou por associar-se ao obscuro Partido Nacional dos Trabalhadores Alemães (que, num futuro não tão distante, seria conhecido como Partido Nazista). Mas aí já é uma outra História!... 

Nenhum comentário: