sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Os 50 anos do MASP na Avenida Paulista


Esta semana o MASP (Museu de Arte de São Paulo), completou 50 anos em seu famoso endereço - e em seu emblemático edifício - na Avenida Paulista. Isso ocorreu devido a inauguração desse novo edifício e endereço ter ocorrido em 7 de novembro de 1968 (portanto, seu aniversário foi na última quarta-feira). Porém, o que alguns podem não saber, é que o MASP, como instituição, existe desde 1947 - ou seja, o museu existe há 71 anos - porém, antes ele ficava no centro da cidade, no edifício dos Diários Associados (sede das empresas de um dos criadores do museu, o jornalista e empresário Assis Chateaubriand), que ficava na Rua 7 de Abril. 




O local escolhido para o novo prédio era um platô que ficava sobre a Avenida 9 de Julho (e onde antes ficava um restaurante muito conhecido dos artistas de São Paulo, o Belvedere Trianon, que teve de ser demolido para a construção). Abaixo, algumas fotos da construção...



O novo edifício foi projetado por Lino Bo Bardi, e foi pensado para ser construído sobre o maior vão livre do mundo (à época), e, ainda, um dos maiores vãos livres do mundo (e mantendo-se, assim, a bela vista que o local já detinha antes do centro da cidade). Era um projeto extremamente inovador - e, até os nossos dias, ainda o é - e seria como que a "cereja do bolo" na já tão importante e emblemática Avenida Paulista (que já vinha se tornando o novo centro comercial - e o grande centro financeiro da industrialização da "locomotiva" do estado de São Paulo).

Sua inauguração foi tão importante que teve muitos convidados ilustres, sendo que, com toda a certeza, a figura mais importante delas foi a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, que estava em sua única visita feita ao Brasil.



E, desde então, o prédio do MASP é um de nossos edifícios mais emblemáticos e singulares, e sua coleção de obras de arte, uma das maiores da América Latina. Talvez mesmo devido à essa singularidade toda, também se tornou um dos pontos de referência de muitas manifestações populares, sejam políticas ou festivas, sendo o seu vão livre o ponto de concentração para o início ou o final de muitas passeatas. Em poucas palavras: o MASP é um dos locais mais icônicos da cidade de São Paulo, e isso desde 1968!...

Nenhum comentário: