quinta-feira, 14 de março de 2019

A história por trás do super herói Capitão Marvel e sua "ligação perigosa" com o Superman e a DC Comics


Estamos prestes a assistir ao filme de um dos personagens mais emblemáticos - e com uma das histórias mais ricas e turbulentas dos Comics norte-americanos, da chamada "Era de Ouro" - que irá estrear no início de abril nos cinemas. Estamos falando do filme "Shazam", sobre o super herói chamado "Capitão Marvel".


A história do personagem "Capitão Marvel" é bem interessante. Ele foi criado pela dupla Bill Parker (roteirista), e C. C. Beck (desenhista), em 1939, para a pequena Editora Fawcett Comics, sendo lançado na revista Whiz Comics n.º 2, de fevereiro de 1940. Porém, desde o início, a então Editora National Publications (a futura Editora DC Comics), acusou a concorrente de lançar um personagem que era um plágio descarado de seu personagem mais importante, o já bem famoso "Superman" (criado por Jerry Siegel, roteirista, e Joe Shuster, desenhista, lançado na revista Action Comics n.º 1, em 1938).


A história do personagem "Shazam", ou "Capitão Marvel", como é conhecido por muitos fãs, é a seguinte: o jovem adolescente Billy Batson - um simples repórter de uma pequena rádio (na cidade de Fawcett City, cujo nome é o mesmo da editora que lançou o personagem) - devido sua bondade e pureza de coração, é convocado pelo Mago Shazam, que lhe dá poderes sobre humanos, bastando para isso que ele grite o nome do mago: SHAZAM!! Com isso, o adolescente é atingido por um raio mágico e se torna o super herói Capitão Marvel, que, no corpo de um adulto, ganha super poderes de origem mágica (já que eles vêm de seres mitológicos), e cujos nomes estão inseridos no próprio nome do mago, lhe dando poderes específicos, conforme explicado melhor logo abaixo:

S: Salomão (ganha a Sabedoria do antigo rei);
H: Hércules (adquire a Força do grande herói grego);
A: Atlas (tem a Vitalidade do personagem em questão);
Z: Zeus (é dotado de Poderes Mágicos);
A: Aquiles (é presenteado com a Coragem do grande guerreiro grego);
M: Mercúrio (toma a Velocidade e o poder de voar do deus mitológico).


E, durante os anos que se seguiram, batalhas judiciais foram ocorrendo, e, como decorrência dessa luta toda, que acontecia nos tribunais, o personagem "Shazam", ou, o super herói "Capitão Marvel", deixa de ser publicado pela Editora Fawcett Comics em 1953. Já mais adiante, em 1972, a Editora DC Comics licenciou o personagem - bem como todos os personagens correlacionados a ele - e, como um "golpe de misericórdia", em 1991, a agora gigante DC Comics ganha todos os direitos sobre o personagem (e todo o seu "universo"). No decorrer desse período, o grande super herói acaba negligenciado, sendo posto numa espécie de "geladeira", sendo muito pouco - ou, praticamente, nunca - publicado. Tudo em detrimento de se dar destaque ao seu quase "inimigo", "Superman". Essa luta se tornou tão notória que não foram poucas as vezes em que os dois super heróis se enfrentaram, fosse nos quadrinhos, fosse nos desenhos animados...  



Porém, mesmo com estes problemas, o super herói "Shazam", o "Capitão Marvel", vai parar até em seriados de cinema e TV, como um seriado, feito para a TV, foi exibido de 1974 a 1977, e que fez bastante sucesso, inclusive no Brasil. Segue uma imagem do super herói do seriado citado, apresentada a seguir:


E, já no decorrer do advento das "graphic novels", que deram um novo "fôlego" às HQ's de super heróis, a DC Comics começa a trazer, de forma lenta e gradativa, aparições do "Capitão Marvel" em suas revistas. É o caso da participação deste super herói numa série até hoje muito cultuada, a história "O Reino do Amanhã", escrita por Mark Waid e ilustrada por Alex Ross, lançada pela editora em 1996. Nela, o personagem tem uma participação emblemática e muito importante. Abaixo, uma imagem do super herói apresentada na HQ em questão:




Agora chegamos num momento ímpar do super herói, uma vez que está prestes a estrear, nos cinemas, o filme "Shazam", onde o âmago do personagem "Capitão Marvel" será apresentado em toda a sua ótima história (já que mostrará a origem do personagem). Segue abaixo o super herói (como se mostra no filme):


E que isso faça com que o nosso "Capitão Marvel", agora com seu próprio filme, tenha, cada vez, a exposição que merece. Ainda mais se tivermos em vista tudo pelo qual ele passou, nos seus quase 80 anos de "vida", e em como tudo isso - mesmo podendo lançá-lo num esquecimento completo - acabou por fortalecer sua aura cada vez mais. E olhem que sua força ainda é extremamente presente. Posso ser suspeito, já que nunca gostei do "Superman" , sendo muito mais adepto do "Capitão Marvel". Então, gritemos todos: SHAZAM!!!

8 comentários:

Daniel Dosans disse...

Show de bola. Eh uma das histórias mais curiosas e bacanas dos quadrinhos.

Histérica História disse...

Que bom que gostou, Daniel Dosans!! É realmente uma história bem inusitada e interessante!! E continue a prestigiar o blog!!! Grande abraço...

Rua Avanhandava disse...

Um baita de um super-herói e merece seu lugar junto aos outros. Ansiosa para ver o filme.

Histérica História disse...

Também acho, Talissa Panhan!! Realmente, devido a algumas coisas ocorridas (e mosgtradas no artigo), este super-herói acabou sendo negligenciado. Coisa que parece que será mudada pelo lançamento do filme!! Legal ter lido e gostado!!! Bjsss...

Unknown disse...

parabens pelo trabalho.

Histérica História disse...

Que bom que gostou e obrigado por me parabenizar!! E continue a prestigiar o blog "Histérica História"!!! Abraços...

Anônimo disse...

Interessante Valmir
Parece que você conhece mesmo a história dos super heróis.
O Kigo leu e gostou.
Fez um comentário jocoso sobre os
Super heróis: " O problema dos super heróis americanos é que eles ainda não aprenderam que as cuecas devem ser usadas por baixo das calças". Kkkkkk

Histérica História disse...

Hahahaaa... Ótimo comentário!! Que bom que gostaram!!! Abraços!! E continuem prestigiando nosso blog... Valeu!!!