quarta-feira, 10 de junho de 2020

Os eventos de extinção em massa pelos quais o planeta Terra já passou



O nosso planeta já passou - em algumas vezes, nos últimos 500 milhões de anos - pelo que os cientistas chamam de "eventos de extinção em massa". É intenção deste artigo mostrar como estes eventos foram, como aconteceram e quando eles ocorreram (e sendo que eles são conhecidos pelos nomes das eras geológicas em que estes aconteceram). 

é o que faremos a seguir...


- Extinção do ORDOVICIANO


Esta extinção aconteceu há mais ou menos 455 milhões de anos, e acabou com algo em torno de 60% a 70% de toda a vida do planeta Terra. O motivo pela qual ela ocorreu foi uma pequena - porém, muito intensa - Era do Gelo. Este período da história da Terra foi uma parte do grande Período Paleozóico, e compreendeu  o momento entre 488 e 443 milhões de anos atrás. O tipo de vida que existia no planeta praticamente se extinguiu (sendo, em sua grande maioria, animais invertebrados e aquáticos, que habitavam os grandes e rasos oceanos do planeta Terra da época).


- Extinção do DEVONIANO


O período em que esta extinção aconteceu foi em algo em torno de 360 e 375 milhões de anos atrás. E ela dizimou em torno de  75% das espécies de animais do planeta (e, de novo, atingiu em especial os seres que habitavam os oceanos). Sua provável causa foi um esgotamento do oxigênio destes mesmos oceanos, causado - possivelmente - ou por mudanças no nível dos oceanos, ou por mudanças climáticas, ou mesmo devido à queda de um asteróide.


- Extinção do PERMIANO


Ela ocorreu há cerca de algo em torno de 252 milhões de anos atrás, e chegou a atingir perto de 95% das espécies de seres vivos do planeta. É toda como a causa mais provável desse acontecimento uma destas duas opções: ou uma colisão de asteróide, ou uma mega erupção de alguns vulcões pelo planeta (sendo esta última a hipótese mais aceita pela maior parte dos cientistas). Devido a uma grande camada de fuligem e fragmentos que se encontrava em suspensão por uma extensa parte de nossa atmosfera, um enorme efeito estufa sufocou os seres vivos que habitavam a Terra naquele momento de sua história, sendo, por isso mesmo, considerada como a "mãe de todas as extinções da Terra" (devido o seu alcance e magnitude).


- Extinção do TRIÁSSICO


Ocorreu há mais ou menos 200 milhões de anos atrás, tendo atingido até 70% ou 80% das espécies que viviam por aqui (em especial, os antepassados dos - os primeiros - dos dinossauros). É - de todas - a extinção mais misteriosa - e, consequentemente, a menos conhecida - de todas as que aconteceram em nosso planeta. Há muitas hipóteses para a ocorrência dessa extinção - dentre elas, a da queda de um asteróide e a de grandes erupções vulcânicas - sendo que esta última é a mais aceita (devido ao fato do grande super continente da Pangeia estar em processo de desmembramento - que o transformaria, no futuro, nos continentes que hoje conhecemos).


- Extinção do CRETÁCEO


Foi a mais "famosa" - a mais conhecida e estudada - das extinções em massa ocorridas no planeta Terra, e foi o evento responsável pela extinção dos grandes dinossauros (e que, por extensão, foi ela que deu chance para a ascenção dos mamíferos na história de nosso planeta). Eliminou algo em torno de 75% de toda a vida do planeta Terra em poucos anos (principalmente a dos dinossauros, uma vez que, quanto maior fossem os animais, menores eram as chances deles de sobrevivência)...

x.-X-.x

Há um consenso entre os cientistas de que o planeta Terra está na iminência de um novo evento de extinção de massa - sendo que este será causado não por uma catástrofe planetária, mas sim por uma nova causa: os atos de seres humanos (tais como a forma como nós tratamos os animais que dividem este planeta conosco) - o que virá a ser (caso não consigamos minimizar ou findar essas nossas ações), o sexto grande evento de extinção em massa pela qual o planeta Terra passará. Porém, o que mais assusta é que este será o primeiro destes eventos que acontecerá quando nós estávamos sobre a face da Terra, e este irá - com toda a certeza - nos extinguir da existência.

Psra uma última informação importante - para conhecermos melhor a própria história de nosso belíssimo planeta Terra - favor acessar o link abaixo (com o texto de outro artigo sobre esse tema, e que também faz parte do acervo do blog "Histérica História"):


Até um próximo artigo...

Nenhum comentário: