terça-feira, 16 de junho de 2020

Os 70 Anos do Estádio do Maracanã



Hoje o Estádio do Maracanã está completando os 70 anos de sua inauguração (ocorrida em 16 de Junho de 1950), tendo sido construído para a Copa do Mundo de 1950 no Brasil. O primeiro jogo desta Copa teve a goleada do Brasil sobre o México (4x0), e mais 5 jogos do Brasil - dentre eles o grande trauma do "Maracanaço", quando a seleção brasileira perdeu a final da Copa para o Uruguai, por 2x1 - calando um Maracanã com lotação de 199.854 pessoas (o maior público do recém inaugurado estádio).

Tal qual outro estádio que fez aniversário em abril - o Estádio do Pacaembú, que completou 80 anos - o Maracanã não é estádio de nenhum dos clubes cariocas de futebol, já que ele também é municipal, sendo da cidade do Rio de Janeiro. Seu nome oficial é "Estádio Jornalista Mário Filho" (em homenagem ao jornalista, escritor e cronista esportivo - e um dos maiores defensores da construção do estádio, em 1948 - e que era irmão de Nelson Rodrigues, outro grande escritor e cronista esportivo que criou muitos "causos" da história de nosso futebol). Já o nome popular - Maracanã (do tupi, "semelhante a um chocalho") - é devido ao fato do estádio ter sido construído bem ao lado do rio Maracanã (que, por extensão, deu nome ao próprio bairro).


Durante as décadas seguintes o Estádio do Maracanã continuou a fazer parte da história da seleção brasileira (foi palco de muitos jogos, porém, na Copa do Mundo de 2014, de novo no Brasil, a seleção brasileira só jogaria no Maraca se chegasse à final, coisa que perder pra Alemanha de 7x1 não ajudou em nada), e do nosso futebol (foi o palco da conquista inédita da medalha de ouro no futebol, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016).


No Campeonato Brasileiro e, depois, na Copa do Brasil (bem como, obviamente, no campeonato carioca), o Maracanã é um dos templos de nosso futebol, tendo sido brindado com grandes partidas e goleadores vorazes. No primeiro quesito temos os grandes clássicos cariocas, como o Fla-Flu (como a partida entre os clubes ocorrida na final do Campeonato Carioca de 1963, com um público recorde de 194.603 pessoas), ou a chamada "Invasão Corinthiana" de 1976 (quando num jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano os corinthianos foram aos milhares para o Rio de Janeiro, num jogo contra o time do Fluminense, que terminou empatado em 1x1); quanto ao grande goleador do Maracanã, este é Zico, então jogador do Flamengo, com 334 gols em 435 partidas no estádio (sendo também o maior  artilheiro do time rubro-negro, com 509 gols, com bem mais da metade disso com a bola estufando as redes do próprio Maraca).





O Estádio do Maracanã - grande palco do nosso futebol que é - também se tornou palco de shows memoráveis, tais como o grande show de Frank Sinatra, em 26 de janeiro de 1980, o show de Madonna, em 6 de novembro de 1993 ou o show de Paul McCartney, em 1990, recordista de público em shows no Maraca  (184 mil pessoas).







O Estádio já teve seus dias de catedral, quando aconteceram visitas papais à cidade do Rio de Janeiro, uma vez que três papas - João Paulo II, Bento XVI e Francisco - já viajaram ao Brasil (tendo ocorrido uma grande missa no estádio em 1980, na primeira visita de João Paulo II).



O Maracanã foi o maior estádio do mundo - de sua inauguração, em 1950, até 1989, quando foi inaugurado o Estádio de Piongyong, na Coreia do Norte (atualmente o maior do mundo) - e, sendo que muitas reformas foram feitas nestes 70 anos de história (a última para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil), o Maracanã é hoje somente o nono maior estádio do mundo...



E, já que há tantas peculiaridades entre os dois estádios - e seguindo a linha deste  próprio artigo - mais abaixo tem o link para outro artigo - esse sobre o aniversário do Pacaembú - para um leve exercício de comparação (também do acervo do blog "Histérica História"):

Os 80 Anos do Estádio do Pacaembú


Nenhum comentário: