sábado, 4 de julho de 2020

A história dos Estados Unidos da América



Hoje, 4 de julho, é o dia da Independência dos Estados Unidos da América. Faz, portanto, 244 anos que ela se deu (uma vez que foi neste dia, em 1776, que ocorreu a assinatura da "Declaração de Independência" dos territórios ingleses na América, as chamadas "Treze Colônias").


A história dos Estados Unidos da América é ímpar em vários sentidos, e pode-se fazer uma comparação - guardadas as devidas proporções - com a história de outro gigante país das Américas: o Brasil. Isso se deve ao fato de ambos terem uma história de "amor e ódio" com suas respectivas metrópoles. Explicando melhor: ambas as colônias não tinham - num primeiro momento - a intenção de se tornarem independentes, mas sim, os movimentos de contestação se tornaram movimentos de Independência de seus respectivos territórios devido primeiro eles quererem manter seu "status quo" (o que sempre havia tido, no caso norte-americano, e o que havia conquistado após a vinda da família real e tornar-se parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no caso brasileiro).


PEQUENA CRONOLOGIA DA HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Século XVI

- Descoberto pela Espanha, que chegou à região da Flórida, em 1513. Os ingleses só chegaram em 1585, na atual costa leste dos Estados Unidos.

Século XVII

- Duas tentativas de colonização ocorreram desde a chegada dos ingleses, a primeira fracassando por motivos desconhecidos; e, a segunda, com a fundação de Jamestown, em 1607, tendo sido lá que ocorreu a história de Pocahontas (que inspirou o episódio do primeiro "Dia de Ação de Graças", que deu origem ao hoje importante feriado norte-americano).
- Porém, foi com a chegada do navio Mayflower, em 1620, na região do norte da costa leste (a conhecida saga dos puritanos, ou, como são mais comumente conhecidos: os "peregrinos"), que - efetivamente - começou a colonização britânica do extenso território.

Século XVIII

- Diferente do que aconteceu no Brasil - a título de comparação - as colônias inglesas da América foram deixadas praticamente ao leu pelos britânicos. Isso mudou na segunda metade do século XVIII, com o fim da "Guerra dos Sete Anos", quando a coroa inglesa teve de aumentar impostos para saudar seu caixa (no vermelho devido aos gastos com a sua guerra contra os franceses), criando muita animosidade entre a metrópole e seus súditos na América. O auge do conflito aconteceu com a tentativa de imposição de novos impostos e taxações aos colonos. Em resposta à isso, ocorreu, em  1773, o episódio que ficou conhecido como "Festa do Chá de Boston" (onde alguns descontentes, liderados por Paul Revere e Samuel Adams, vestidos como índios, jogaram ao mar 342 caixas de chá vindas da Inglaterra), começando, assim, os atos revolucionários contra os ingleses.
- Devido ao que esse ato acabou dando início, já em 1774, ocorre o "Primeiro Congresso Continental" (que, basicamente, tentava fazer frente - e impedir - o que os colonos chamavam de "Atos Intoleráveis"), tentando mudar as intenções do rei inglês com o envio de uma petição para uma maior participação dos colonos no governo, com algum tipo de representação, mais especificamente no Parlamento britânico).
- No ano seguinte, em 1775, com a negativa do rei George III - através do envio de tropas para as colônias (num nítido ato de intimidação e de falta de concordância com os colonos) - tropas são enviadas, fazendo de Boston uma cidade sitiada. A resposta da colônia é fazerem o "Segundo Congresso Continental", onde ficou decidido que o caminho não mais passava pelo consenso, mas sim, pela ruptura (ou seja, pela luta por Independência).
- Com a atitude do rei, ainda durante o "Segundo Congresso Continental", a Revolução Americana começou (com as batalhas de Lexington e Concord), a partir de abril de 1775.
- E, já em meados de 1776 (no famoso "4 de Julho"), é assinada a "Declaração de Independência" (com signatários como Benjamin Franklin, John Hancok e Thomas Jefferson, dentre outros). A Revolução Americana tem o seu chamado "Exército Continental" liderado pelo general George Washington (que se tornará o futuro primeiro presidente dos Estados Unidos da América) - e sua guerra pela independência dura até 1783, quando é assinado o Tratado de Paris (sendo assim reconhecida a Independência dos Estados Unidos da América pela Inglaterra, tornando os EUA a primeira colônia europeia na América a tornar-se independente).


.x-X-x.

Agora, com relação a rica história dos Estados Unidos da América (durante o séculos XIX - com a Guerra Civil e a Abolição da Escravidão - o século XX - com a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria - e o século XXI - e o 11 de Setembro e a Guerra ao Terror), peço que acessem o link abaixo (com um ótimo texto do jornalista Fábio Marton, da revista "Aventuras na História", com um relato bem abrangente de boa parte da história dos Estados Unidos da América). É só clicar e viajar nessa narrativa:

Nascido em 4 de Julho: A Grande História dos EUA

Espero que tenham gostado do artigo. Até uma próxima...



2 comentários:

Luiz - O Escritor disse...

É bem interessante conhecer a história de um país tão polêmico e autoritário. É bom conhecer os pensamentos daqueles que querem controlar o mundo como se fosse seu!

Histérica História disse...

É, Luiz - O Escritor, também tenho meus problemas com os EUA (principalmente pelo apoio deles na instauração da Ditadura Militar no Brasil), mas não podemos negar a importância que sua história teve até mesmo para a História mundial. E obrigado por prestigiar nosso blog. Um grande abraço...