sábado, 2 de setembro de 2017

A história da Internet

A Internet é algo tão presente em nossas vidas, nos dias de hoje, que parece que ela sempre existiu (principalmente pros que já nasceram sob a égide dessa tecnologia). Porém, para os que, como eu, passaram pelas tecnologias anteriores (e que estavam acostumados com as mesmas, com as tecnologias mais - digamos - convencionais e antigas, tais como o telex, o telegrama, o bip ou mesmo o fax), a Internet pode nos parecer algo extremamente novo, revolucionário e futurista...



Bom, realmente a Internet não deixa de ser tudo isso, porém, há algo que ela NÃO é: uma tecnologia nova. E, nesse artigo, explicarei o porque, mostrando a vocês um pouco de sua não tão curta história (como poderíamos imaginar).

Como muitas das grandes invenções, a Internet não foi pensada/criada por uma só pessoa, mas - isto sim - ela é uma junção de várias ideias, ações e trabalhos de vários e vários profissionais que, na mescla de suas especificidades, trouxeram à tona essa grande conquista da humanidade.

Tudo começou com a criação do alfabeto binário, ainda no século XVII, em 1605, por obra do filósofo Francis Bacon. Mas a ideia foi deixada de lado, esperando-se que as tecnologias estivessem prontas para se poder usar o conceito (o que ainda demoraria alguns séculos). Num próximo passo, rumo às comunicações mais ágeis, no século XIX, surge a comunicação por telégrafo, sendo que a primeira delas ocorreu em 1844.



Já no século XX, em 1946, nasce o equipamento que, efetivamente, propiciou a existência futura da Internet: o computador digital eletrônico. O primeiro deles tinha o nome de ENIAC (sigla em inglês para "Eletrical Numerical Integrator and Computer", algo como um "Computador e Integrador Numérico Eletrônico"), e era um "monstro" de 30 toneladas que ocupava um espaço de 180 m².


Podemos dizer que a nossa moderna Internet têm dois frandes "progenitores", como instituições: o "pai" seria o Exército e a "mãe" seria a Universidade. A imagem abaixo explica isso melhor.




A Internet que hoje usamos, aberta a todos no planeta, nasceu pra valer em plena Guerra Fria, e como tal era um segredo guardado "à sete chaves". Tudo se iniciou na década de 1950, com a criação da rede ARPA (Advanced Research Project Agency, ou, traduzindo-se "Agência de Pesquisas em Projetos Avançados"), isso em 1957, para sermos exatos. Como tal, e com o envolvimento maciço dos meios acadêmicos (como o conceituado MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussets), a rede foi sendo usada - e aprimorada - pelas universidades, mas sempre sob a tutela dos militares (que a viam como algo a se resguardar, um caso de segurança nacional, ainda mais se entendermos que falamos dos anos 1960 e 1970, portanto, o auge da Guerra Fria).



Podemos dizer que, se a década de 1960 é a de seu start (para usar um termo bem condizente com o assunto em pauta), foi na década seguinte que vários de seus componentes (que realmente fizeram da Internet algo cada vez mais prática e funcional), apareceram...



Em 1970 surgiu algo importantíssimo pra se haver algum tipo de controle da Internet (viabilizando sua futura popularização): o TCP/IP (sigla para "Transmission Control Protocol/Internet Protocol") Em 1971 nasceram os tão temidos vírus, bem como algo que o próprio criador não deu o devido valor: o e-mail, nosso tão usado "correio eletrônico". No final da década nasce o SPAMem 1979.




Na década de 1980, com o aparecimento dos computadores pessoais (os PC's, sigla para "personal computer"), se abrem os caminhos para a Internet se popularizar, bem como também para se personalizar, tornando-se assim uma ferramenta de comunicação e de armazenamento de dados cujo alcance nem mesmo seus desenvolvedores sabiam qual seria. No final da década, em 1989, a ARPANET cai em desuso, e toda a tecnologia se torna, efetivamente, o que nos acostumamos a chamar de INTERNETEm 1988 nascem as comumente chamadas "salas de bate-papo", as IRC (sigla para "Internet Relay Chat"), os populares chats...




E, finalizando (se é que podemos usar esse termo para algo com tanto potencial para o nosso futuro), também em 1989, foi cunhado o termo - e o código - para o nascimento dos tão presentes sites na Internet (bem como dos blogs, como este que você está lendo), sendo tudo isso possível devido ao tão famoso WWW (a sigla para "Word Wide Web"), tornando a Internet realmente uma rede mundial de informações, mudando nossas vidas para sempre e abrindo as portas - com uma década de antecedência - do século XXI.




O momento agora é das chamadas "Redes Sociais", que dominam nosso mundo digital, sendo usadas para muitas e muitas coisas, desde reencontrar pessoas há muito não vemos, eventos são criados e divulgados nas redes sociais, etec, etc, etc, etc... Na realidade elas já se tornaram como que mídias digitais, e vão galgando cada dia mais espaço, as vezes se associando às mídias convencionais e, muitas vezes, ameaçando-as. Esse século em que vivemos será, para o bem ou para o mal, o século dessa interação (ou mesmo desta batalha)!! 


O próximo passo - já dado - são os "smart phones", que levaram a Internet para os já "antigos" telefones celulares. Agora, novamente, nem mesmo seus desenvolvedores sabem onde isso pode nos levar, o que não deixa de nos dar um gostinho de desbravadores de um novo território ainda pouco conhecido. Mas aí é outra história, quem sabe para um outro artigo...

Nenhum comentário: