quinta-feira, 15 de março de 2018

500 anos de História em 15 obras de arte (1500 - 2000)

Vamos fazer uma viagem por 500 anos de nossa História através de 15 obras da arte ocidental? Bom, é este o intuito desse artigo, que mistura a História com a história da Arte de uma forma, no mínimo, diferente. 

Vamos, portanto, às obras de arte e aos fatos históricos que estas remetem!! Então, embarque nessa...


SÉCULO XVI

1.ª) Monalisa (ou Gioconda) - 1503 - de Leonardo da Vinci


É a obra prima maior do Renascimento italiano durante o século XVI e foi obra do grande Leonardo da Vinci, um gênio italiano desse período, que foi, além de pintor, também inventor e cientista, e foi extremamente influente em seu tempo. É uma das obras de arte mais conhecidas do mundo e também uma das que tem um valor que podemos considerar como incalculável. Está exposta no Museu do Louvre, em Paris. É uma obra cheia de mistérios, pois até hoje se especula quem era a pessoa retratada, se era uma mulher (como o nome pela qual ficou conhecida sugere), se era um homem (conhecido ou não do pintor), ou se era - como conspiram alguns - o próprio Leonardo.

Fatos históricos do período: há várias mudanças acontecendo nesse período (que compreende o início da Idade Moderna), e, dentre eles podemos citar o próprio Renascimento, a Formação das Monarquias Absolutistas Modernas e os Grandes Descobrimentos.

2.ª) Pintura do teto da Capela Sistina - 1512 - de Michelângelo Buonarroti


É uma das grandes obras primas que fazem parte do Renascimento italiano durante o século XVI. Seu autor, o italiano Michelângelo Buonarroti, foi um dos grandes gênios do período renascentista, e também foi, além de pintor, um ótimo escultor, uma vez que é dele esculturas como o "Davi" ou a "Pietá". Neste afresco, que foi pintado dentro das dependências do Vaticano, mais precisamente no teto desta capela (cujo nome "sistina" se deve ao fato de ter sido construída pelo papa Sisto IV, um pouco antes, ainda no século XV), foi um pedido do papa Júlio II (que queria uma pintura que inspirasse os fiéis a conhecer melhor a obra da criação divina).



Fatos históricos do período: dentre as várias mudanças que ocorriam nesse período (que compreende o início da Idade Moderna), podemos citar o próprio Renascimento e um momento-chave que se avizinhava, com o grande rompimento que seria o da Reforma Protestante.


SÉCULO XVII

3.ª) Auto retrato - 1623 - de Peter Paul Rubens


É um dos grandes pintores do século XVII, sendo que o flamenco (hoje em dia seria considerado como um holandês), Peter Paul Rubens foi um dos grandes pintores que lançaram bases do que se tornaria a pintura no período pós-Renascimento, já que o estilo do Romantismo - na pintura - ainda estava muito no início. Era um mestre em pintar tudo o que via, exatamente como se lhe apresentava. Talvez por isso mesmo, fez vários auto retratos (como este que vemos aqui neste artigo).



Fatos históricos do período: já quase chegando em meados da Idade Moderna, o grande fato histórico desse momento é a difusão das ideias do Iluminismo.


4.ª) As Meninas - 1656 - de Diego Velasquez


O pintor espanhol Diego Velásquez é um dos grandes pintores da escola espanhola e foi pródigo em pintar de forma a não somente se captar a imagem, mas também a de fazê-la de uma forma que podemos chamar - no mínimo - de inusitada. O maior exemplo disso é a tela aqui apresentada, onde - numa quase inversão de valores - pode-se considerá-la como que um "estudo de pintura", afinal a tela não nos mostra um retrato comumente feito à época, mas sim o próprio pintor em seu trabalho dentro da realeza espanhola. Dizemos isso pois o pintor aparece na tela (à esquerda dela, frente a própria tela que estava produzindo, cujos retratados aparecem no espelho ao fundo, sendo eles o próprio casal real), dando uma ênfase em modelos que não eram os que primeiramente seriam retratados (como a infanta Margarida, filha do casal, suas damas de companhia e, até mesmo, o cachorro de estimação da real menina), colocando também - de forma magistral - o próprio observador da tela (seja em que tempo for), também como parte da obra (como se estivesse no cômodo real, durante a pintura da tela). Isso é uma mudança de paradigma (e mesmo de foco), levando a arte por caminhos nunca dantes trilhados.



Fatos históricos do período: já passando de meados da Idade Moderna o grande fato histórico é a difusão das ideias do Iluminismo (que cada vez mais trazem respostas do mundo através do prisma da Ciência, e se afastando, mais e mais, da tão soberana - durante a Idade Média - Religião).


SÉCULO XVIII

5.ª) Miss Bowles com seu cão - 1775 - de Sir Joshua Reynolds


O pintor inglês Sir Joshua Reynolds é um dos grandes pintores da escola inglesa, no século XVIII, e era extremamente profissional (mesmo que os temas de suas telas fossem um tanto quanto simples, já que era um pintor de retratos, tema que era considerado como que sem muitas dificuldades quanto a sua realização). Porém, Reynolds tinha uma técnica toda sua, e esta consistia em conquistar seu modelo antes da tela ser pintada (coisa que ele levou às últimas consequências, com a menina miss Bowles, já que ele visitou sua modelo algumas vezes - para conquistar sua confiança - fazendo com que, ao posar para ele, não houvesse nada que pudesse atrapalhar a cena com a modelo de seu quadro). Algo simples, porém, para a época, muito inovador.



Fatos históricos do período: já quase no final da Idade Moderna o grande fato histórico é o princípio da Revolução Industrialna Inglaterra (e que cada vez mais mudaria o mundo, inclusive seria uma grande revolução também no âmbito das Artes).

6.ª) A Morte de Marat - 1793 - de Jacques-Louis David


O pintor francês Jacques-Louis David é um dos grandes pintores da escola francesa de pintores de cenas épicas do final do século XVIII, e pintou muitos quadros cujos temas eram personagens ou cenas da Revolução Francesa, tornando-se um especialista nesse tipo de pintura (vindo a influenciar muitos pintores pelo mundo, inclusive o pintor Pedro Américo, o pintor do célebre quadro "Independência ou Morte", que se presta a ser um registro do Grito do Ipiranga, momento em que Dom Pedro torna o Brasil independente de Portugal, em 7 de setembro de 1822).


Fatos históricos do período: já adentrando a Idade Contemporânea o grande fato histórico - e que é o marco inicial da própria Idade Contemporânea - é a Revolução Francesa (e todas as mudanças que advieram dela). 


SÉCULO XIX

7.ª) A Liberdade guiando o povo - 1830 - de Eugène Delacroix


Seguindo a linha de seu antecessor David, o pintor francês Eugène Delacroix também se especializou como um dos grandes pintores da escola francesa de cenas épicas, seguindo, pelo decorrer do século XIX, com esta vertente da pintura. Acabou sendo o grande pintor de temas revolucionários, como a Revolução Liberal de 1830, tornando-se um dos grandes especialistas neste tema. Era extremamente devotado ao seu ofício, fazendo com que composições difíceis ficassem bastante simples à compreensão de seu público, sendo, por isso mesmo, muito lembrado pelas suas belíssimas cenas épicas.



Fatos históricos do período: já adentrando o século XIX, o grande fato histórico são as ondas revolucionárias - cuja continuidade se dá com a Revolução Liberal de 1830 (já que ela é considerada a "segunda onda", uma vez que a Revolução de 1820 é a "primeira onda", e a próxima delas, a Revolução de 1840, foi a "terceira onda"). 

8.ª) O Moinho de La Galette - 1876 - de Pierre-Auguste Renoir


Também um pintor francês, Pierre-Auguste Renoir foi um dos grandes nomes da pintura do século XIX. Produziu muito durante sua longa carreira artística e foi um dos mentores e ícones do Impressionismo, um dos primeiros movimentos artísticos bem estruturados da história da Arte. Era estupendo na forma como dava suas pinceladas e pode-se dizer que foi uma estrela das artes em seu tempo, tornando-se uma celebridade ainda em vida (e muito mais após sua morte).


Fatos históricos do período: o fato histórico principal desse período remete ao próprio tema do quadro, à Revolução Industrial (que já havia entrado em sua segunda etapa, a chamada "Segunda Revolução Industrial", a da energia elétrica, e estava se expandindo a outros países europeus, além da Inglaterra). Há também o fato de haver acontecido na Europa - havia meros cinco anos - a Unificação da Itália e a Unificação da Alemanha, ambas ocorridas em 1871. 

9.ª) A Estação de Trem de Saint Lazare - 1877 - de Claude Monet


Outro pintor francês, o também - e mais célebre ainda (tendo mesmo batizado o movimento impressionista), Claude Monet foi um dos grandes nomes da pintura no século XIX. Produziu bastante em sua longa vida (viveu até os 86 anos), e ficou conhecido por seus estudos extremamente detalhados, em repetidas pinturas da mesma cena - porém em diversos momentos do dia, fazendo com que os resultados fossem diferentes, já que, para ele, era a luz que mais influenciaria a pintura. Foi um dos artistas que mais influenciaram as revoluções artísticas que estavam porvir (em especial as que aconteceriam já no século XX). 

Fatos históricos do período: o fato histórico principal desse período remete ao próprio tema do quadro, à Revolução Industrial (que já havia entrado em sua segunda etapa, a chamada "Segunda Revolução Industrial", a da energia elétrica), bem como com uma expansão das estradas de ferro pelo mundo (esta ainda um efeito da "Primeira Revolução Industrial", a da energia à vapor).

10.ª) O quarto do artista em Arles - 1889 - de Vincent van Gogh


O pintor holandês Vincent van Gogh foi, em sua curta vida - já que morreu com 37 anos - pouco reconhecido por suas pinturas, tendo dificuldades em vender suas telas, levando a problemas financeiros constantes e passou seus últimos dias doente e na penúria. Porém, quando o século XX chegou - cheio de gana por novas ideias e novas formas de ver o mundo - os artistas acabaram resgatando as obras do holandês (que era pouco conhecido até mesmo na Holanda, tendo, porém, um pouco de reconhecimento somente na agitada Paris).


Fatos históricos do período: o fato histórico principal desse período remete, também, à Revolução Industrial (que já estava quase entrando em sua terceira etapa, a chamada "Terceira Revolução Industrial", a da energia petrolífera), bem como com a invenção dos primeiros automóveis que vão ocorrendo pelo mundo (fazendo com que a Indústria mostrasse que sua revolução era algo contínuo e permanente).  


SÉCULO XX

11.ª) Harmonia em Vermelho - 1908 - de Henri Matisse


O pintor francês Henri Matisse foi um dos grandes pintores do século XX, e era também gravurista, desenhista e escultor. Era um mestre no uso da cor em toda a sua plenitude, usando muito seus dotes de desenhista em suas telas.



Fatos históricos do período: o fato histórico principal desse período remete ao Imperialismo, em fins do século XIX e início do século XX, bem como a sua decorrência imediata - que foi a corrida armamentista conhecida como "Paz Armada" - e também sua decorrência mais a médio prazo - que acabou por ser a própria Primeira Guerra Mundial (que começaria dali a meros 6 anos).  

12.ª) Abaporu - 1928 - de Tarsila do Amaral


A pintora brasileira Tarsila do Amaral é um dos ícones do Modernismo brasileiro, e esta tela - posterior a "Semana de Arte Moderna de 1922", que, inclusive, ela não chegou a participar - é de um momento em que a pintora já havia entrado pra turma dos modernistas, tendo o seu grande affair com Oswald de Andrade (para quem fez esta tela), e que acabou sendo a imagem pictórica do Movimento Antropofágico de Oswald).



Fatos históricos do período: estamos aqui chegando ao momento-chave do século XX, onde, no ano seguinte, ocorreria Queda da Bolsa de Nova York (em 1929), que jogaria a democracia ocidental e o capitalismo em sua primeira crise - que, a curto prazo, levaria o mundo à uma guinada para o Totalitarismo (com a ascensão do Fascismo, na Itália, e do Nazismo, na Alemanha).  

13.ª) A Persistência da Memória - 1931 - de Salvador Dalí


O pintor espanhol Salvador Dalí foi o "grande papa" do Surrealismo, e criou algumas telas em que constavam tanto uma grande beleza onírica, acrescida de cenas bizarras e quase sobrenaturais. Foi uma estrela da pintura ainda em vida e era figura presente nas revistas e jornais (devido suas excentricidades, tanto as artísticas, quanto as pessoais).

Fatos históricos do período: momento em que o mundo começava a passar pela Grande Depressão dos Anos 1930 (principalmente nos Estados Unidos da América), bem como a ascensão do Totalitarismo (em muitos países da Europa, inclusive na Espanha, terra de Dalí).   

14.ª) Guernica - 1937 - de Pablo Picasso


O pintor espanhol Pablo Picasso foi um dos criadores do Cubismo e foi uma grande estrela da pintura em boa parte do século XX. Sua técnica de pintura - que remete às pinturas rupestres - e outros elementos pictóricos (tais como as máscaras tribais africanas). Foi um dos grandes boêmios frequentadores dos bares do bairro de Montmartre, em Paris, nos Anos 1920, e foi uma estrela das artes sempre em ascensão.    


Fatos históricos do período: o momento principal tem a ver com o tema do própria tela, já que ela mostra o bombardeio da cidade de Guernica, feito pela Força Aérea Alemã (que estava apoiando o exército do general Franco na Guerra Civil Espanhola), sendo que esta acabou sendo uma espécie de ensaio para a Força Aérea Alemã - a famosa Luftwafle - para os bombardeios da Segunda Guerra Mundial (em especial, os bombardeios à cidade de Londres, na Inglaterra). 

15.ª) Convergência - 1952 - de Jackson Pollock


O pintor norte-americano Jackson Pollock foi o criador de uma nova forma de pintura (onde ele lançava as tintas com o pincel à uma distância considerável da tela, fazendo com que a tinta "explodisse" contra sua superfície), lançando as bases do Expressionismo Abstrato.  



Fatos históricos do período: momento em que o mundo passa pelo início mais contundente da Guerra Fria (e do embate E.U.A. X U.R.S.S. / Capitalismo X Socialismo), que levaria cada vez mais o mundo à corrida armamentista nuclear.   

-.- X -.-


Espero que tenham gostado desse "passeio" por quase 500 anos de História através da análise dessas 15 telas de pintura (e de seus 15 famosos pintores), numa mistura bem legal com a história da Arte...

12 comentários:

VELOSO disse...

Bacana esta Dobradinha analisando História e Arte!

Unknown disse...

Isto pode ser considerado na história da pintura, não da arte. Falta tudo da escultura e arquitectura.

Histérica História disse...

Também achei muito interessante, daí ter pintado a ideia pro artigo! Que bom que gostou, VELOSO !!! Grande abraço...

Histérica História disse...

Sim, Vitor Ferreira Alves, concordo! Porém, você deve concordar comigo também, num ponto: o "carro-chefe" das Artes (e, consequentemente, da História da Arte), são as pinturas. Sendo assim, resolvi privilegiá-las, como ficou notório pelo conteúdo do artigo. E obrigado pela colocação, e espero que tenha gostado mesmo assim!! Grande abraço...

Unknown disse...

Conhecer os fatos históricos é fundamental para entender as motivações dos artistas. Parabéns!

Histérica História disse...

É, a ideia pro artigo veio disso também. Obrigado e muito bom que você gostou!! Abraços...

Unknown disse...

Gostei muito do seu trabalho! Inclusive estou com um projeto na mesma temática...

Eugenio Hansen, OFS disse...

Paz e bem!

Acho que a maior subversão iluminista de As meninas
é que coloca o espectdor
no lugar dos soberanos.

Unknown disse...

Interessante uma boa ferramenta cultural.

Histérica História disse...

Que legal, Rafaela Farias!! E espero ter ajudado em seu trabalho também, já que uma das ideias do blog é disseminar conhecimento, ajudando na pesquisa de assuntos diversos. Bjs...

Histérica História disse...

Concordo plenamente, Eugenio Hansen, OFS , com essa sua colocação. É até mesmo de uma certa "malandragem" da parte de Velasquez. Muito bem colocado!! Valeu o comentário e um grande abraço...

Histérica História disse...

Que bom que gostou, luís alberto mana !! E gostei muito do termo "boa ferramenta cultural", que é, em primeira e última instância, o que quero que este blog seja!! Valeu e um grande abraço...