sábado, 3 de março de 2018

História das grandes religiões I: Hinduísmo

Contar as histórias de religiões nem sempre é fácil. Afinal elas são quase tão antigas quanto o próprio ser humano. E é o que faremos nessa série de artigos (ao todo serão 5 artigos), da História das Religiões, começando por este, que falará sobre o Hinduísmo (I), e, continuando, com o Judaísmo (II), o Cristianismo (III), o Budismo (IV), e o Islamismo (V).

[Abaixo: ilustração com alguns dos milhares de deuses que fazem parte do panteão do Hinduísmo.]  



Então, faremos da seguinte forma: contaremos um pouco sobre como e onde nasceu o Hinduísmo, mostrando também um pouco de sua filosofia e mitologia (que, como outras religiões do Oriente, normalmente caminham juntas e de "mãos dadas"), e por fim, mostraremos alguns dos seus deuses mais importantes. Com essa colocação, teremos agora um breve resumo da história do Hinduísmo. Vamos a ela, então...




[Acima, na ordem apresentada: Cerimônia com os chamados 'homens-santos' do Hinduísmo, um casamento hindu e, por fim, um banho de purificação nas águas do rio Ganges.]


Breve História do Hinduísmo

O Hinduísmo é uma das mais antigas religiões que ainda são professadas até os nossos dias. Difícil é precisar a data que a mesma se iniciou (coisa comum à maioria das religiões). Mas é considerado - por diversos estudiosos - que o Hinduísmo existe desde - pelo menos - 2.000 a.C., sendo esta a data mais aceitável. E essa religião nasceu no território que hoje compreende os países da Índia e do Paquistão. É uma das religiões politeístas remanescentes dos tempos da Antiguidade, tem como um de seus princípios básicos a reencarnação (onde os humanos, ao morrerem, reencarnariam como outro humano, como um animal, ou mesmo um vegetal; tudo depende de como você viveu sua vida humana); tem vários livros sagrados (e não somente um, como a Bíblia para os cristãos, ou a Torá para os judeus, ou mesmo o Alcorão para os muçulmanos), e dentre eles estão: os quatro livros do Vedas, o Mahabharata (o maior poema do mundo, que conta as aventuras de Krishna), e, dentro deste último, o Bhagavad Guita (um código de conduta dos hindus, o dharma). Outra coisa que nos deixa abismados é o tamanho do panteão da religião hindu, com milhares e milhares de deuses, semideuses, gênios, ninfas e demônios.

[Abaixo: uma lista ilustrada com alguns dos deuses do imensurável panteão do Hinduísmo.]

  
À seguir: iremos fazer uma pequena análise de alguns dos principais deuses do Hinduísmo...


Alguns Deuses do Hinduísmo


Brahma: é um dos maiores deuses hindus e faz parte da trindade master dos deuses do Hinduísmo (junto com Shiva e Vishnu). É o criador do Universo (ou melhor, dos Universos, uma vez que, para os hindus, a História é cíclica, e os universos acabam (e renascem num novo universo), numa sucessão de destruição e criação ininterruptas.



Shiva: é mais um dos grandes deuses hindus e ele também é parte integrante daquela trindade master dos maiores deuses do Hinduísmo (junto com Brahma Vishnu). Ele representa o poder de destruição no Universo. E, já que numa história cíclica - como é a História para os hindus - destruição e criação são como que "dois lados da mesma moeda", ele é um dos deuses mais venerados e respeitados da Índia, tendo muitos templos em sua homenagem.



Vishnu: é outro dos importantes e populares deuses hindus e também faz parte da trindade master dos deuses do Hinduísmo (e, de novo, junto com Shiva Brahma). Ele é o responsável por conservar, guardar e proteger o Universo e toda a sua ordem cósmica. Quando vem ao mundo dos mortais, assume várias formas (conhecidas como avatares), para se comunicar com os humanos.



Ganesh: é filho de Shiva e é representado como um garoto com cabeça de elefante. É muito comum na Índia que casas e templos sejam ornamentados com a figura deste deus, já que ele é considerado como uma espécie removedor de obstáculos. E é também fonte de prosperidade e de riquezas.



Agni: é o responsável pela conexão entre os seres humanos e os deuses, sendo, portanto, o mensageiro dos deuses. Alguns relatos dizem que ele é o filho mais velho de Brahma e sua chama é apagada e acesa novamente, dia após dia.



Hanuman: é um deus super poderoso que tem a cara de um macaco. Ele representa - para toda a humanidade - a devoção pura, bem como também a mente humana e a rapidez do pensamento.



Rama: é um deus que é referência de boa conduta e de ética, sendo também um exemplo de bom administrador e de um ser fraterno. Em suma, ele representa a excelência das coisas e de tudo.



Kali: é a esposa de Shiva e também é considerada a fonte de tudo (bem como dos seres humanos). Por outro lado, é também a deusa da morte, sendo representada sempre manchada de sangue e com cobras e crânios humanos pendurados no pescoço. É bastante venerada pelos hindus.



Krishna: ele é o deus do amor dos hindus, seu nome significa "o todo atraente" e representa também o conceito de verdade absoluta. Sabe tudo o que já aconteceu, o que está acontecendo e o que ainda irá acontecer, bem como possui a misericórdia infinita.



Durga: é uma deusa guerreira, uma grande caçadora de demônios e está sempre cavalgando um tigre ou um leão. Tem de 12 a 18 braços (dependendo de qual região vem a sua representação artística), e, em cada uma das mãos, traz uma arma (cada uma delas dada por um dos deuses do Hinduísmo).


Algumas curiosidades do Hinduísmo 

* A vaca realmente é considerada um animal quase santo pelo Hinduísmo, não podendo ser desrespeitada de forma alguma. Elas são consideradas mais puras que os brâmanes (a mais alta casta da sociedade hindu). Tudo isso se deve primeiro ao fato de que alguns deuses vem à Terra na forma deste animal, e, em segundo, devido a noção de reencarnação (afinal, se comermos a carne de uma vaca, podemos estar comendo a carne de um de nossos ancestrais).

* Como os gregos antigos (cujos deuses moravam no topo do Monte Olimpo, a maior montanha da Grécia), os hindus - e o seu Hinduísmo - também achavam que seus milhares de deuses moravam no topo do Monte Meru (uma montanha próxima ao Monte Everest - a montanha mais alta da Terra - que fica na Cordilheira do Himalaia).

* O deus Shiva tem três olhos, sendo que os dois que ficam nas órbitas normais (como os olhos dos humanos), representam o Sol e a Lua. Já o terceiro olho fica na testa e simboliza a sabedoria.

-.- X -.-

Espero que tenham gostado dessa breve História do Hinduísmo. E aguardem para mais adiante a continuação da série de História das Religiões (a número II será sobre a História do Judaísmo). Até lá, então...

Nenhum comentário: